Selecione o dia...

sábado, 2 de junho de 2012

Economia brasileira começa 2012 com crescimento de 0,2%

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/221837.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] O Produto Interno Bruto (PIB), que é a soma de todos os bens e serviços produzidos no país, cresceu 0,2% no primeiro trimestre deste ano, em relação ao trimestre anterior, totalizando R$ 1,03 trilhão. O dado foi divulgado ontem (01/06/12) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A taxa de crescimento é a mesma do trimestre anterior (0,2%). Entre os setores da economia, a maior expansão foi observada na indústria (1,7%). O setor de serviços cresceu 0,6%. Já a agropecuária teve uma queda de 7,3% no primeiro trimestre deste ano.

Brasil apresentará bons resultados na Rio+20, diz secretário do FBMC

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/221838.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] O Brasil deve apresentar um bom retrato na Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável (Rio 20), que ocorre de 13 a 22 de junho de 2012, com "conquistas" como a produção de etanol limpo, o veto parcial da presidente Dilma Rousseff ao novo Código Florestal e a ascensão social dos mais pobres no país. A avaliação foi feita ontem (01/06/12) pelo diretor da Coordenação de Programas de Pós-Graduação de Engenharia (Coppe) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Luiz Pinguelli Rosa. Ele participou do seminário Energia Limpa: Oportunidades e Desafios no Brasil, dentro da programação da Coppe que antecede o evento da ONU.

Clima reduz safra e PIB da agropecuária cai 8,5% no primeiro trimestre de 2012

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/221836.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] A perda de produção ocasionada por intempéries climáticas influenciaram de forma negativa o desempenho do Produto Interno Bruto (PIB) do setor agropecuário no primeiro trimestre de 2012. O clima seco na região Sul do País e o excesso de chuvas em algumas regiões provocaram perdas significativas na safra de grãos e fibras, cuja colheita é iniciada no primeiro trimestre do ano, avaliou a Superintendência Técnica da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA). Estimativas oficiais indicam que a produção de grãos e fibras, na safra 2011/2012, será 1,7% menor em relação ao ano anterior, totalizando 160 milhões de toneladas. A produção de soja caiu 11,5% para 66,6 milhões de toneladas na safra atual.

Lei para a criação de 2.655 cargos de professor doutor na USP é sancionada

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/221831.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] Foi sancionada, pelo governador Geraldo Alckmin, a lei nº 14.782, que cria 2.655 cargos de professor doutor no quadro de pessoal da Universidade de São Paulo (USP). Desse total, 700 vagas são destinadas para expansão e 1.955 serão preenchidas à medida que ocorrerem extinções de cargos. O processo que culminou com a sanção da lei teve início em novembro de 2010, quando a Reitoria enviou ao Poder Executivo Estadual o projeto de lei complementar para a criação dos cargos, visto que, por obrigação legal, estes devem ser criados pela Assembleia Legislativa.

Esalq comemora 111 anos de fundação

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/221833.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] Uma rica programação voltada à arte e cultura marcará as festividades de aniversário de fundação da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq) da Universidade de São Paulo (USP) que, no dia 3 de junho de 2012, completará 111 anos de fundação. Ao longo desses anos de reconhecida atuação, a instituição construiu sua história baseada na formação de mais de 13.160 profissionais que atuam nas áreas das ciências agrárias, ambientais e sociais aplicadas. As atividades acontecerão durante o mês de junho, envolvendo os participantes com boa música, palestra, congraçamento, mostra fotográfica e workshop.

Congresso comemora Dia Mundial do Meio Ambiente no dia 4 de junho

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/221840.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] O Congresso Nacional realiza no dia 4 de junho de 2012 uma sessão solene para comemorar o Dia Mundial do Meio Ambiente (5 de junho). A sessão será realizada a menos de 10 dias da Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável (Rio+20), da qual participarão deputados e senadores.

Começa a valer norma que mantém plano de saúde para aposentados e demitidos

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/221839.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] Entrou em vigor ontem (01/06/12) a norma da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) que garante a manutenção do plano de saúde empresarial para funcionários aposentados ou demitidos sem justa causa. De acordo com as novas regras, o aposentado que contribuir por mais de dez anos pode manter o plano pelo tempo que desejar. Quando o período for menor, cada ano de contribuição dará direito a um ano no plano coletivo depois da aposentadoria.

PIB baiano registra expansão de 4,8% no primeiro trimestre de 2012

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/221835.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] A economia baiana encerrou o primeiro trimestre de 2012 com expansão real de 4,8% no Produto Interno Bruto (PIB) em relação ao igual período do ano anterior. Esse índice é reflexo dos bons resultados acurados em todos os grandes setores da economia, em especial o setor da Indústria (4,7%), seguido por Serviços (4,1%), e Agropecuário (2,6%). Os cálculos foram realizados pela Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI), autarquia da Secretaria do Planejamento (Seplan).

Terminal de Itiquira é mais um passo do avanço da Ferrovia em Mato Grosso

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/221834.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] O Terminal Intermodal de Itiquira - que será inaugurado hoje (02/06/12) com a presença do governador de Mato Grosso Silval Barbosa e do ministro dos Transportes, Paulo Sérgio Passos - é a concretização de um ideal visionário do grande Euclides da Cunha, lá no início do século 20, da determinação política do Senador Vicente Vuolo e do empreendedorismo de empresários que acreditaram na viabilidade desse projeto. O passo que se concretiza representa mais 212 quilômetros de ferrovia, no trecho Alto Taquari - Alto Araguaia - Itiquira. Os outros 148 quilômetros até a cidade de Rondonópolis estão em construção e o trecho deverá estar concluído até dezembro deste ano, segundo a concessionária América Latina Logística (ALL).

Ascar completa 57 anos de atuação no Rio Grande do Sul

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/221832.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] A Associação Sulina de Crédito e Assistência Rural (Ascar) completa hoje, dia 2 de junho de 2012, 57 anos de atuação no Rio Grande do Sul. Desde a sua fundação, os extensionistas prestam um relevante serviço à sociedade gaúcha, especialmente junto a mais de 260 mil famílias de agricultores e pecuaristas familiares, quilombolas, pescadores artesanais, indígenas e assentados. Presente em 492 dos 496 municípios gaúchos, a Instituição é responsável pelo desenvolvimento econômico e social de grande parte das comunidades rurais e executa, junto a seus públicos, diversas políticas públicas de inclusão social e produtiva.

Pesquisar este blog