Selecione o dia...

quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

Comitê de Política Monetária aumenta taxa Selic para 11,25% ao ano

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/216853.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] Pela primeira vez desde julho de 2009, os juros básicos da economia voltaram a subir. Por unanimidade, o Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central (BC) elevou ontem (19/01/11) a taxa Selic em 0,5 ponto percentual. Com isso, o índice subiu de 10,75% para 11,25% ao ano. Como foi a primeira reunião do Copom este ano, o governo Dilma Rousseff começa com reajuste da Selic.

Presidente da Embrapa reúne-se com o ministro Aloizio Mercadante

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/216854.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] O diretor presidente da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) Pedro Arraes esteve no dia 18 de janeiro de 2011 no Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT) para participar de uma audiência com o ministro Aloizio Mercadante. Durante a reunião, solicitada pelo ministro, foram discutidos detalhes dos projetos realizados em parceria entre o MCT e a Empresa.

UFLA é a 3ª melhor universidade do Brasil e a 1ª de Minas Gerais

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/216849.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] A Universidade Federal de Lavras (UFLA) ficou classificada em 3º lugar entre as melhores universidades públicas e privadas do Brasil e a 1ª em Minas Gerais de acordo com o IGC (Índices Gerais de Cursos das Instituições). Esse é um indicador de qualidade de instituições de ensino superior divulgado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), autarquia do Ministério da Educação (MEC).

Enquanto o café está na entressafra... cafeicultores colhem melancia

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/216848.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] A safra de melancia em Marilândia, que teve início em outubro e prossegue até fevereiro de 2011, irá gerar mais de duas mil toneladas da fruta. O município do norte do Espírito Santo está entre os maiores produtores capixabas da fruta, com um diferencial: a produção ? presente em cerca de 80 hectares - está toda em consórcio com o café Conilon.

Para Marina, novo Código Florestal institucionaliza risco de desastres

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/216855.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] Para os críticos do projeto de lei que institui o novo Código Florestal, o texto que está para ser votado na Câmara dos Deputados amplia o risco de desastres com inundações e deslizamentos de terra, pois legalizaria a ocupação de áreas - como encostas e morros - que hoje estão protegidas pela legislação. A ocupação irregular desses locais voltou a ser discutida após a recente tragédia no estado do Rio de Janeiro, onde mais de 700 pessoas morreram nos municípios de Nova Friburgo, Petrópolis e Teresópolis. "[A aprovação do projeto] significa a institucionalização do risco", declarou a senadora Marina Silva (PV-AC).

Contribuinte poderá pagar Imposto de Renda com restituição de ano anterior

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/216852.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] A Câmara dos Deputados analisa o Projeto de Lei 7466/10, do Senado Federal, que autoriza a pessoa física com direito à restituição de Imposto de Renda a usar esse valor para compensar débitos de imposto de outro exercício. Pela proposta, a Receita Federal será obrigada a aceitar a compensação até 30 dias antes da data de apresentação da declaração de rendimentos, se a restituição do exercício anterior ainda não tiver sido devolvida ao contribuinte. O projeto altera a Lei 9.430/96, que trata de tributos federais.

Delegação brasileira discute comércio global e segurança alimentar em Berlim

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/216851.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] Os secretários de Defesa Agropecuária, Francisco Jardim, e de Relações Internacionais, Célio Porto, estarão até o dia 22 de janeiro de 2010 em Berlim (Alemanha). Os técnicos representam o ministro da Agricultura, Wagner Rossi, em reuniões durante a Feira Internacional Anual para Agricultura - Semana Verde 2011. Na agenda, reuniões com o governo russo e debates sobre comércio global e segurança alimentar.

Carnes com abate religioso ganham espaço nas agroindústrias brasilerias

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/216850.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] Alguns povos condicionam sua alimentação a preceitos religiosos. Hindus não comem carne bovina, por considerarem a vaca um animal sagrado. Budistas também evitam carne e costumam adotar o estilo vegetariano. Judeus e muçulmanos, por sua vez, não aceitam a ingestão de carne suína, já que para os padrões dessas religiões, o porco é um animal impuro. Nessas duas últimas culturas, as carnes bovina e de aves são permitidas, desde que o animais tenham sidos mortos sob as bênçãos de suas crenças. As agroindústrias brasileiras vêm se especializando para atender as exigências desses mercados nos quais a fé rege também os hábitos alimentares.

Bancos genéticos de vegetais ajudam a conservar a biodiversidade

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/216847.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] Para poder investigar as possibilidades de uso de espécies da biodiversidade amazônica e sua aplicação em produtos, é necessário antes conhecer, caracterizar e conservar essa diversidade. A Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) tem avançado nos conhecimentos práticos e teóricos sobre o manejo e conservação dos recursos genéticos e mantém bancos ativos de germoplasma em várias regiões do País.

11º Simpósio da Cultura do Feijão será na Esalq entre os dias 15 e 17/02

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/216837.htm
[ TECNOLOGIA # EVENTOS ] A 11ª edição do Simpósio da Cultura do Feijão será realizada no no Pavilhão de Engenharia da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq) da Universidade de São Paulo (USP), em Piracicaba, de 15 a 17 de fevereiro de 2011.

Pesquisar este blog