Selecione o dia...

sábado, 6 de agosto de 2011

ONGs lançam comitê e abaixo-assinado contra novo Código Florestal

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/218867.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] Integrantes de 97 organizações da sociedade civil, movimentos sociais, parlamentares e ex-ministros participaram ontem (05/08/11), na capital paulista, do lançamento do Comitê Paulista em Defesa das Florestas e do Desenvolvimento Sustentável Contra o Projeto de Lei Complementar 30/2011, que altera o Código Florestal Brasileiro. Também foi lançado um abaixo-assinado contra o projeto do novo código. O abaixo-assinado está disponível neste link.

Câmara aprova proibição de exportação de madeira não beneficiada

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/218869.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] A Câmara dos Deputados aprovou no dia 3 de agosto de 2011 proposta que proíbe, por cinco anos, a exportação de madeira não beneficiada originária de floresta nativa. A medida está prevista no Projeto de Lei 2994/97, do deputado Jair Bolsonaro (PP-RJ).

Agriminas apresenta em Belo Horizonte produtos da agricultura familiar

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/218866.htm
[ ECONOMIA # EVENTOS ] Belo Horizonte vai sediar entre 18 e 21 de agosto de 2011 a 6ª edição da Feira da Agricultura Familiar de Minas Gerais (Agriminas). A feira é uma promoção da Federação dos Trabalhadores na Agricultura de Minas Gerais (Fetaemg) e será realizada na Serraria Souza Pinto. Após cinco bem-sucedidas edições, a feira está consolidada como oportunidade para que produtores da agricultura familiar e de áreas de assentamentos de reforma agrária no Estado apresentem a sua produção aos mercados do varejo e do atacado e também ao consumidor final, permitindo a realização e a prospecção de novos negócios.

Eficiência Energética é debatida em Juiz de Fora de 28 a 31 de agosto

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/218860.htm
[ TECNOLOGIA # EVENTOS ] Profissionais do setor de energia, pesquisadores e professores vão participar do IV Congresso Brasileiro de Eficiência Energética, que acontece em Juiz de Fora (MG) de 28 a 31 de agosto de 2011. Esta edição, a quarta no país, é promovida pela Associação Brasileira de Eficiência Energética (ABEE) e pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Conforme o presidente do Congresso, professor Dr. Danilo Pereira Pinto, para se ter um painel amplo sobre o tema, "foram montados três eventos paralelos, um com foco na disseminação do assunto nas escolas, o Eficiência Energética nas Escolas, outro na gestão pública, o Seminário de Iluminação Publica (Semipe), e outro no intercâmbio entre Universidade e Indústria, o Miniforo Iberoeka. Os interessados em participar do evento podem se inscrever pelo site www.abee.org.br/cbee2011.

Melhoria de processos de softwares é tema de seminário da Softex

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/218861.htm
[ TECNOLOGIA # EVENTOS ] Integrante do Comitê Diretivo do Projeto da Rede Latino Americana da Indústria de Software (BID/RELAIS), a Softex promove nos dias 18 de agosto de 2011, em Campinas (SP), e no dia 19, no Rio de Janeiro (RJ), o Seminário de Oportunidades RELAIS. A proposta do encontro é detalhar de que forma a colaboração para a implementação de projetos de melhorias de processo de software está sendo estruturada entre os quatro países membros da RELAIS: o Brasil, através da Softex, com o MPS.BR; o México, via Canacintra, com o MoProSoft; a Colômbia, com o ESI Center Sinertic Andino, com a IT MARK; e o Peru, através da Câmara de Comércio de Lima, que é coordenadora regional do projeto.

Senado debate impacto da recomposição ambiental de áreas produtivas

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/218868.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] A Comissão de Agricultura e Reforma Agrária (CRA) do Senado Federal promoveu um debate, na tarde de ontem (05/08/11), para avaliar os custos e os impactos econômicos decorrentes da recomposição ambiental de áreas produtivas, dentro da discussão do novo Código Florestal (PLC 30/2011). O requerimento para o debate foi apresentado pela senadora Ana Amélia (PP-RS).

Projeto exige alerta em rótulos de alimentos de origem suína

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/218865.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] A Câmara dos Deputados analisa o Projeto de Lei 767/11, do deputado Lincoln Portela (PR-MG), que obriga a inclusão da mensagem de alerta "contém ingrediente suíno" nos rótulos de alimentos que contenham esses ingredientes. O autor argumenta que a necessidade de distinção está relacionada a dois fatores: saúde e religião.

Máquina colheitadeira de café é testada no Espírito Santo

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/218864.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] Produtores das regiões Norte e Noroeste do Espírito Santo e do Sul da Bahia e pesquisadores agrícolas estiveram reunidos, no dia 3 de agosto de 2011, em Pinheiros, para o primeiro teste com a máquina colheitadeira de café conilon no Estado. A demanda surgiu em razão da falta de mão de obra nestas duas regiões do Estado durante o período de colheita de café, produto mais importante na economia agrícola capixaba.

Cientistas da Alemanha utilizam flor para produzir borracha

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/218863.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] Uma descoberta feita por cientistas da Universidade de Münster, na Alemanha, pode resultar em uma nova fonte de borracha para a fabricação de pneus, menos agressiva ao meio ambiente. Segundo os pesquisadores, o látex da flor conhecida como Dente-de-Leão produz uma borracha com a mesma qualidade oferecida pela seiva da seringueira.

Corte de madeira tira valor produtivo de floresta na Amazônia

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/218862.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] Na Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq), da Universidade de São Paulo (USP) em Piracicaba, pesquisa avalia o impacto da coleta de madeira no valor produtivo futuro de uma área de floresta na Amazônia. Os resultados do trabalho mostram que as espécies com maior interesse comercial não conseguem repor o volume retirado dentro do ciclo de corte estabelecido pela lei (30 anos), o que reduz seu valor mesmo com a adoção de práticas de manejo com baixo impacto ambiental.

Pesquisar este blog