Selecione o dia...

quinta-feira, 1 de agosto de 2013

MST volta a ocupar fazenda da Cutrale no interior paulista

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/226116.htm
[ POLITICA ] Integrantes do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) voltaram a ocupar, na manhã de ontem (31/07/13), a Fazenda Santo Henrique, pertencente a empresa Cutrale. Localizada em Borebi, no interior paulista, a propriedade é alvo de uma disputa antiga, já tendo sido invadida várias vezes, a última delas no início do mês passado, quando a Justiça acatou o pedido de reintegração de posse feito pela empresa.

Conferência Nacional de Mudanças Climáticas Globais já recebe inscrições

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/226111.htm
[ EVENTOS ] Estão abertas as inscrições para a Conferência Nacional de Mudanças Climáticas Globais (Conclima), evento que ocorre entre os dias 9 e 13 de setembro de 2013, em São Paulo (SP). Realizado em parceria pelo Programa Fapesp de Pesquisas sobre Mudanças Climáticas Globais (PFPMCG), pela Rede Brasileira de Pesquisas sobre Mudanças Climáticas Globais (Rede Clima), pelo Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia para Mudanças Climáticas (INCT-MC), a conferência apresentará resultados de pesquisas e o conhecimento gerado por esses programas e projetos, por meio de palestras e discussões em mesas-redondas.

Universidade Estadual de Maringá abre inscrição para vestibular EAD

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/226109.htm
[ CONCURSOS ] A Universidade Estadual de Maringá (UEM) aceitará inscrições para o Vestibular EAD 2013 no período de 1º a 8 de agosto. No total foram abertas 2,3 mil vagas para quatro cursos de graduação à distância, sendo 850 vagas para Pedagogia, 750 para Administração Pública, 400 para Ciências Biológicas e 300 para Física. Informações adicionais pelo site www.vestibular.uem.br.

Você sabe o que é desenvolvimento humano?

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/226108.htm
[ ECONOMIA ] Vídeo de lançamento do Atlas do Desenvolvimento Humano no Brasil 2013, contendo mais de 180 indicadores e o IDHM (Índice de Desenvolvimento Humano Municipal) para 5.565 municípios do país. De acordo com o Atlas, elaborado pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud), em parceria com o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) e a Fundação João Pinheiro (PJP), o Brasil conseguiu reduzir as desigualdades, principalmente, pelo crescimento acentuado dos municípios menos desenvolvidos das regiões Norte e Nordeste.

Banco de sementes da Embrapa garante oferta de alimentos

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/226107.htm
[ TECNOLOGIA ] A Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) possui um banco de sementes que busca garantir a oferta de alimentos, como o arroz e o feijão, para as futuras gerações. Assista a reportagem da TV Brasil.

Agricultores do Rio Grande do Sul constroem açudes para irrigação

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/226115.htm
[ ECONOMIA ] Açude barrado ou açude escavado? Qual o melhor para cada propriedade rural? Com o apoio do programa Irrigando a Agricultura Familiar, os agricultores de Dom Feliciano, no sul do Rio Grande do Sul, instalaram açudes para abastecer a propriedade e irrigar as lavouras.

Trabalho Escravo

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/226114.htm
[ POLITICA ] Os números são imprecisos, mas o país reconhece a existência de trabalhadores mantidos em condições análogas à escravidão. Hoje, um dos maiores desafios para combater a prática é garantir a punição dos acusados. Assista a reportagem.

Fazendinha agroecológica: 20 anos produzindo sustentabilidade

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/226113.htm
[ TECNOLOGIA ] O Sistema Integrado de Pesquisa em Produção Agroecológica (SIPA), mais conhecido como Fazendinha Agroecológica Km 47, foi criado em 1993. É uma parceria entre a Embrapa, a Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) e a Pesagro-Rio. Localizada na Baixada Fluminense, a Fazendinha tem 70 hectares de área destinados à pesquisa, ao ensino e à transferência de tecnologias em agricultura orgânica.

Pesquisa mostra aumento de interesse dos brasileiros pela ciência

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/226112.htm
[ TECNOLOGIA ] Pesquisa feita pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) mostra que o brasileiro se interessa por ciência, pensa sobre o assunto, mas ainda sabe pouco a respeito do que é desenvolvido no país. Cerca de 80% dos entrevistados não conhecem uma instituição de pesquisa ou cientista brasileiro importante.

Minas Gerais tem 48 dos 50 municípios do sudeste com maior crescimento do IDHM

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/226110.htm
[ POLITICA ] Cidades de Minas Gerais ocupam os primeiros lugares da região Sudeste entre os municípios com maior crescimento do Índice de Desenvolvimento Humano dos Municípios (IDHM), divulgado no dia 29 de julho de 2013 pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud), Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) e Fundação João Pinheiro (FJP). Dos 50 municípios com maior crescimento no IDHM, 48 são de Minas e, entre esses 50, os 34 primeiros são mineiros (veja o vídeo abaixo e a lista completa ao final da matéria).

Pesquisar este blog