Selecione o dia...

quarta-feira, 9 de janeiro de 2013

Financiamento para compra de propriedades rurais terá juros mais baixos

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/224004.htm
[ ECONOMIA # ECONOMIA ] Brasília - A contratação de financiamentos com recursos do Fundo de Terras e Reforma Agrária (FTRA) terá juros mais baixos a partir de 1° de abril deste ano. As taxas da linha de crédito destinada à compra de terras cairão de 2% a 5% para de 0,5% a 2% ao ano. Os encargos não incidirão mais de acordo com o valor do empréstimo e sim segundo o perfil do tomador de crédito.

Pesquisador reúne obra completa em livro sobre manejo ambiental

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/224011.htm
[ LIVROS # LIVROS ] O pesquisador aposentado da Embrapa Pecuária Sudeste (São Carlos, SP) Odo Primavesi acaba de lançar o livro "Manejo Ambiental Agrícola - para agricultura tropical agronômica e sociedade", pela Editora Agronômica Ceres. A obra é uma contribuição do agrônomo para o equilíbrio entre ciência agronômica, agricultura e sociedade. Ricas em detalhes do ambiente natural e agrícola do Brasil, as 840 páginas reúnem todos os resultados e ideias publicados pelo autor em suas duas décadas como pesquisador da Embrapa.

Funai conclui estudo sobre terra indígena de guaranis kaiowás em Mato Grosso do Sul

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/224009.htm
[ TECNOLOGIA # TECNOLOGIA ] Brasília -- Um estudo antropológico contratado pela Fundação Nacional do Índio (Funai) reconheceu como território tradicional indígena uma área de 41,5 mil hectares na cidade de Iguatemi, na região sul do Mato Grosso do Sul, a cerca de 460 quilômetros da capital, Campo Grande. Um hectare corresponde a dez mil metros quadrados, aproximadamente a área de um campo de futebol de medidas oficiais. Aprovado pela Funai, o resumo do relatório de identificação e delimitação da Terra Indígena Iguatemipegua I, de autoria da antropóloga Alexandra Barbosa da Silva, foi publicado na Seção 1 do Diário Oficial da União de ontem (8/01/2013).

Índios vão precisar mais do que novas reservas para viver com dignidade, dizem líderes

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/224008.htm
[ POLITICA # POLITICA ] Dourados (MS) -- A identificação e demarcação de novas reservas não bastam para garantir que os índios possam viver com dignidade, produzindo seus próprios alimentos e preservando seus hábitos e costumes. A opinião é dos líderes indígenas Ládio Veron e Otoniel Ricardo, ambos de Mato Grosso do Sul.

Taxa de desemprego na zona do euro atinge novo recorde

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/224007.htm
[ ECONOMIA # ECONOMIA ] Brasília - Com 26,6% da população economicamente ativa sem trabalho, a Espanha tem o pior índice de desemprego entre os países da zona do euro (17 nações que adotam a moeda única). A taxa, na zona do euro, atingiu um novo recorde, segundo a divulgação hoje (8) do Instituto de Estatística Europeu, Eurostat. Em novembro de 2012, 11,8% da população economicamente ativa estava sem trabalho na região.

Prorrogado prazo para inscrições no Ciência sem Fronteiras

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/224005.htm
[ TECNOLOGIA # TECNOLOGIA ] Brasília - O ministro da Educação, Aloizio Mercadante, anunciou ontem (8/01/2013) a prorrogação por mais dez dias do prazo das inscrições para o Programa Ciência sem Fronteiras. Os candidatos têm até o dia 24 para se inscrever nas novas chamadas que preveem bolsas de graduação tipo sanduíche em instituições na Suécia, Hungria, Noruega, Austrália, Alemanha, Canadá, Coreia do Sul, Espanha, Estados Unidos, França, Holanda, Itália, Japão, Portugal e Reino Unido. O prazo inicial terminaria no dia 14 de janeiro.

Polícia Ambiental fecha carvoarias ilegais em assentamento em Mato Grosso do Sul

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/224006.htm
[ POLITICA # POLITICA ] Brasília -- A Polícia Militar Ambiental (PMA) de Mato Grosso do Sul fechou ontem (6) duas carvoarias que funcionavam ilegalmente no interior de um dos nove assentamentos existentes em Itaquiraí, cidade localizada a cerca de 400 quilômetros da capital Campo Grande.

Brasileiros enfrentam inflação mais elevada neste começo de ano

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/224003.htm
[ ECONOMIA # ECONOMIA ] São Paulo - O Índice de Preços ao Consumidor Semanal (IPC-S), medido pelo Instituto Brasileiro de Economia (Ibre) da Fundação Getulio Vargas (FGV), iniciou o ano em alta de 0,77% ante a taxa de 0,66% registrada no fechamento de dezembro. Sete dos oito grupos pesquisados apresentaram aumentos de preços, entre eles o de alimentação (de 1,26% para 1,57%), com destaque para hortaliças e legumes (de 2,91% para 5,35%).

O papel da Embrapa Agroenergia e a agroenergia da Embrapa

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/224012.htm
[ ARTIGOS # ARTIGOS ] No contexto do Plano Nacional de Agroenergia (PNA 2006-2011) coube à Embrapa coordenar ações institucionais e um programa de PD&I que otimize processos e matérias-primas atuais e potenciais no Brasil, nas plataformas de etanol, biodiesel, florestas energéticas e resíduos, para a obtenção de biocombustíveis e de co-produtos.

Preço maior na produção de energia não compromete desconto na conta de luz a partir de fevereiro

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/224002.htm
[ ECONOMIA # ECONOMIA ] Brasília - O secretário executivo do Ministério de Minas e Energia, Márcio Zimmermann, disse ontem (8/01/2013) que o custo pela utilização das usinas termoelétricas não vai comprometer a redução de 20% no preço da conta de luz. A produção da energia termoelétrica custa mais caro do que a gerada por hidrelétrica, mas não afeta o desconto previsto para começar a ser aplicado a partir de fevereiro. O preço menor é determinação da Medida Provisória 579.

Pesquisar este blog