Selecione o dia...

segunda-feira, 23 de novembro de 2009

Pesquisa Retratos da Leitura revela que brasileiro lê apenas um livro por ano

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/212507.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] Um levantamento do Instituto Pró-Livro confirma que o brasileiro lê pouco. São 77 milhões de não leitores, dos quais 21 milhões são analfabetos. Já os leitores, que somam 95 milhões, leem, em média, 1,3 livro por ano. Incluídas as obras didáticas e pedagógicas, o número sobe para 4,7 ? ainda assim baixo. Os dados estão na pesquisa Retratos da Leitura no Brasil, feita com 5.012 pessoas em 311 municípios de todos os estados em 2007.

Senar premia projetos do Programa Empreendedor Rural

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/212511.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] Márcio Vargas é produtor rural no município de Varre-Sai, no norte do Estado do Rio de Janeiro, e tem em sua propriedade a produção de café como principal atividade. Ademárcia Temóteo ajuda o pai a administrar a propriedade da família em Independência, município cearense localizado a 350 quilômetros de Fortaleza, onde a criação de ovinos e a pecuária de corte são as principais culturas. No norte do Paraná, em Marilena, Maria Eurimar, conseguiu adquirir seu imóvel há sete anos, juntamente com o marido, e hoje é uma promissora pecuarista de leite.

Quilombolas têm mais de 300 mil hectates de terras regularizadas

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/212508.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] Mais de 300 mil hectares foram destinados a comunidades quilombolas em decreto assinado no último dia 20 pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, em Salvador, no Dia da Consciência Negra. A Praça Castro Alves foi o local escolhido para a comemoração. O presidente Lula teve ao seu lado, na solenidade, o presidente da Autoridade Nacional Palestina, Mahmoud Abbas. A concessão dos títulos de terra vai beneficiar milhares de famílias quilombolas.

"Cores da Terra" do Incaper é finalista do Prêmio Finep de Inovação 2009

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/212506.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] O Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), órgão vinculado à Secretaria da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca do Espírito Santo (Seag) está na final do Prêmio Finep de Inovação 2009. Os vencedores da Região Sudeste serão conhecidos amanhã (24/11), durante cerimônia que acontecerá no Rio de Janeiro (RJ), no Espaço Tom Jobim, no Jardim Botânico.

Congresso Brasileiro de Tomate Industrial debate maior rendimento na produção

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/212510.htm
[ ECONOMIA # EVENTOS ] O III Congresso Brasileiro de Tomate Industrial será realizado entre os dias 26 e 28 de novembro das 8 às 18 horas no Centro de Convenções de Goiânia. Estão programadas palestras e debates com renomados especialistas e profissionais do setor, além de minicursos, mostra de trabalhos científicos e a 3ª Feira de Produtos e Serviços, que reunirá empresas, associações e entidades para a troca de experiências e exposição de produtos, fomentando os empreendimentos e aumentando a rede de relacionamentos. Paralelamente ao evento será realizado o Seminário Nacional de Tomate de Mesa.

Cafeicultores de Minas fazem seminário de formação empreendedora

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/212509.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] Produtores rurais que pretendem aperfeiçoar seu comportamento empreendedor e melhorar a gestão dos negócios participaram do Seminário Empretec em Patrocínio (MG). Esse é o primeiro grupo de cafeicultores mineiros a fazer o curso. São 25 produtores e representantes de agroindústrias que integram o Programa Café do Cerrado.

Seagri e Assocafé elaboram plano estratégico para café baiano

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/212505.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] A celebração de convênio com a Associação dos Produtores de Café da Bahia (Assocafé), a reorganização da Câmara Setorial do Café e a articulação com as prefeituras para que os municípios baianos incluam o café de qualidade na merenda escolar. Essas foram algumas das ações que a Secretaria da Agricultura, Irrigação e Reforma Agrária da Bahia (Seagri), divulgou para os participantes do Encontro Nacional das Indústrias de Café - 17º Encafé -, que terminou ontem (22/11), no Vila Galé Marés Resort, em Guarajuba.

Seminário em Brasília discute políticas de proteção e desenvolvimento agrícolas no Brasil e na França

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/212504.htm
[ POLITICA # EVENTOS ] Como manter a economia agrícola em pleno desenvolvimento e, ao mesmo tempo, preservar o meio ambiente e a cultura locais? Com o objetivo de tentar responder a esta questão, o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e o Institut de Recherche pour le Développement (IRD) promoveram o seminário franco-brasileiro Patrimônio cultural e sistemas agrícolas locais, nos dias 19 e 20 de novembro, na Embaixada da França, em Brasília. O seminário, voltado para um público formado por profissionais do patrimônio, cientistas e estudantes, encerrou a programação do Ano da França no Brasil na capital federal.

Emater/RS e a Embrapa melhoram a produção de feijão no RS

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/212503.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] A Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), enviou, no início deste mês, oito variedades de sementes de feijão que serão plantadas na próxima safra no Rio Grande do Sul em unidades demonstrativas instaladas em 13 municípios gaúchos. Essa iniciativa é conseqüência de um curso realizado pela Embrapa Arroz e Feijão, em Porto Alegre, para 20 técnicos da Emater/RS-Ascar, no mês de outubro.

Capacitação e práticas adequadas potencializam atividade leiteira no RS

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/212502.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] Obter alta produtividade leiteira com qualidade e aumentar a renda da propriedade, é o que todo produtor rural quer. E para chegar a esse resultado, o instrutor e coordenador do Centro Regional de Qualificação Profissional de Agricultores de Nova Petrópolis (Cetanp), Arnaldo José Basso, ensina o "'caminho da roça': é preciso somar potencial genético, manejo alimentar, reprodutivo e sanitário adequado e a profissionalização do produtor". Ao longo dos anos, através dos cursos na área leiteria, o Cetanp vem mostrando o que cada produtor pode fazer para tornar a atividade leiteira rentável.

Pesquisar este blog