Selecione o dia...

quarta-feira, 23 de setembro de 2009

Confirmado, El Niño trará consequências para a safra brasileira

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/211865.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] Segundo Paulo Etchichury, sócio-diretor da Somar Meteorologia, está confirmado um novo episódio do fenômeno El Niño, já em processo de formação e que estará totalmente configurado no verão. "As principais consequências são as chuvas em abundância para o Sul do Brasil, diminuindo os riscos das estiagens, que foi o grande problema das safras passadas. Para o Nordeste, que sofreu com as fortes chuvas entre fevereiro e maio, o problema estará associado com a estiagem em 2010. Portanto, ambas regiões viverão situações completamente diferentes comparadas com as que foram vistas neste ano."

Fapemig cria bolsa de iniciação científica internacional

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/211864.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] O Conselho Curador da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig) aprovou a criação do Programa de Iniciação Científica Internacional. A modalidade se destinará a estudantes de graduação e instituições interessadas no intercâmbio científico.

Zoneamento Agroecológico da Cana irá orientar a expansão do cultivo

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/211857.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] Em uma iniciativa inédita, o Brasil vai orientar a expansão do cultivo da cana-de-açúcar para a produção de etanol e açúcar, por meio de Projeto de Lei que foi encaminhado no último dia 17 ao Congresso Nacional, pelo Presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Acesse, ao final da matéria, o link com o estudo e os mapas do zoneamento por Estado da federação.

BRS Conquista tem vendas aceleradas e pode recompor agronegócio da banana

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/211856.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] Uma banana desenvolvida no Amazonas está ganhando espaço em todo território brasileiro e até no exterior. Trata-se da banana BRS Conquista, uma cultivar resistente às principais doenças que atacam as bananeiras, e que tem sabor parecido com a banana maçã, praticamente desaparecida do mercado. A banana foi desenvolvida pela Embrapa Amazônia Ocidental (Manaus/AM), lançada em abril deste ano e suas mudas, produzidas por laboratórios credenciados e instalados no sudeste do Brasil, já foram comercializadas para plantio nos Estados do Pará (60 mil mudas), Paraná (10 mil), São Paulo (3.700), Rondônia (2.500), Minas Gerais (550) e Ceará (200). Produtores da Costa Rica e México também demonstram interesse em adquirir as mudas.

23ª Semana de Estudos Agropecuários e Florestais da Unesp

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/211863.htm
[ TECNOLOGIA # EVENTOS ] A 23ª Semana de Estudos Agropecuários e Florestais, promovida pela Universidade Estadual Paulista (Unesp), ocorrerá de 28 de setembro a 2 de outubro, em Botucatu. Promovido por alunos da Faculdade de Ciências Agronômicas e da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia (FMVZ), o evento terá atividades simultâneas nas áreas de agronomia, engenharia florestal, medicina veterinária e zootecnia, ministrados por pesquisadores e profissionais respeitados em suas áreas de atuação.

UFPel abre inscrições para pós em Sistemas de Produção Agrícola Familiar

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/211862.htm
[ TECNOLOGIA # CURSOS ] A Universidade Federal de Pelotas (UFPel) informa que já se encontra disponível na página do Programa de Pós-Graduação (Mestrado e Doutorado) em Sistemas de Produção Agrícola Familiar o edital para seleção de aluno regular para ingresso em 2010.

STF confirma aplicação do Código do Consumidor às instituições financeiras

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/211861.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Eros Grau, confirmou, no julgamento um de recurso, o entendimento de que o Código de Defesa do Consumidor (CDC) deve ser aplicado às instituições financeiras.

Pesquisa CNI/Ibope mostra melhora na aprovação do governo Lula

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/211860.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] O governo Luiz Inácio Lula da Silva foi considerado ótimo ou bom por 69% dos entrevistados na pequisa Ibope divulgada ontem (22/9) pela Confederação Nacional da Indústria (CNI). Esse índice é ligeiramente maior do que o registrado na pesquisa de junho deste ano (68%).

Alemães vão investir R$ 45 milhões no aproveitamento de casca de babaçu

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/211859.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] Projeto de investidores alemães para produção e comercialização de casca de babaçu foi apresentado ao governo do Maranhão para ser implantado na Região dos Cocais, onde há grande quantidade de matéria prima. A meta é que até 2015 sejam substituídas cerca de 17 milhões de toneladas de carvão mineral por cascas de coco babaçu que servirão de fonte de energia termoelétrica na Alemanha.

Chegada da primavera marca início do plantio de grãos

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/211858.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] Às 18h18 de ontem (22/9), começou a primavera, período caracterizado pela mudança no regime de chuvas e de temperaturas mais amenas na maior parte do Brasil. Nas Regiões Centro-Oeste e Sudeste, a chuva passa a ser mais intensa e frequente, marcando o período de transição da estação seca para a chuvosa.

Pesquisar este blog