Selecione o dia...

quinta-feira, 25 de dezembro de 2008

Jornal Agrosoft já está sendo distribuído com tecnologia do Google Grupos

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/103709.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] Estamos implantando uma nova tecnologia para envio do Jornal Agrosoft baseada na plataforma Google Grupos. Se você já recebe ou quer receber gratuitamente o Jornal Agrosoft, é necessário se cadastrar na nova plataforma. No dia 22 de janeiro de 2009 o Jornal Agrosoft estará completando um ano. Até esta data ele estará sendo enviado tanto na tecnologia antiga quanto na nova baseada no Google Grupos. Assim quem já recebe o Jornal e se recadastrar, poderá recebê-lo duas vezes.

Aquecimento global causa grande diminuição da extensão do gelo do Ártico

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/103664.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] As informações meteorológicas de 2008 confirmam mais uma vez a tendência para o aquecimento do planeta, que este ano fez diminuir a extensão de gelo no Ártico para seu segundo nível mais baixo da história, informou nesta semana a Organização Meteorológica Mundial (OMM).

Europeus chegam dia 20 de janeiro para inspecionar propriedades de MT

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/103663.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] No próximo dia 20 de janeiro está prevista a chegada de quatro equipes de auditores da União Européia para nova inspeção das 104 propriedades certificadas de Mato Grosso que estão na lista 3 e aptas a exportar à União Européia. O tempo de permanência estimado destes técnicos no Estado será até o dia 12 de fevereiro, período em que estarão renovando as visitas às propriedades e revalidando as certificações.

Aprovado zoneamento agrícola para cevada irrigada e sorgo granífero

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/103662.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] Autorizações para o zoneamento agrícola da cultura de cevada irrigada, em São Paulo, e de sorgo, no Ceará, foram publicadas no Diário Oficial da União (DOU) pela coordenação-geral de Zoneamento Agropecuário do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA). O detalhamento para a cevada está na Portaria nº 300 e para o sorgo, na Portaria nº 301.

Redistribuição amplia recursos do Funcafé para R$ 2,3 bilhões em 2008

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/103648.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] No último dia 19, o Diário Oficial da União publicou a Portaria Interministerial nº 1.180-A, rubricada pelo ministro interino da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Silas Brasileiro, e pelo ministro da Fazenda, Guido Mantega, a qual estabelece ampliação e nova distribuição dos recursos consignados no Orçamento Geral da União para o Funcafé (Fundo de Defesa da Economia Cafeeira), no exercício de 2008, destinados à produção e à comercialização.

Plano Florestal sugere cluster para a região leste de Mato Grosso do Sul

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/103624.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] Desenvolver um cluster florestal na região leste de Mato Grosso do Sul, identificada como a mais propícia por estar próxima a água, ter mão-de-obra especializada e estar localizada junto as fronteira de outros Estados, como São Paulo, Minas Gerais e Paraná. Essa foi a proposta apresentada pelo relatório que embasa o Plano Estadual para Desenvolvimento Sustentável de Florestas Plantadas, apresentado em 16 de dezembro, em Campo Grande (MS), validada por secretários do governo, representantes de empresas públicas e privadas, empresários e produtores rurais.

Pastejo conjunto, vantagens e cuidados

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/103607.htm
[ TECNOLOGIA # ARTIGOS ] Ao pastejo simultâneo de mais de uma espécie de ruminante em uma mesma área chama-se pastejo combinado, pastejo múltiplo, pastejo misto ou pastejo conjunto. Essa é uma prática comum e por demais adequada às áreas de pastagens nativas do Nordeste, dada a diversidade da vegetação. Em pastagem nativa da Região de Mimoso, no Piauí, a Embrapa Meio-Norte realizou pesquisas para avaliar o pastejo conjunto de bovinos e ovinos, considerando seus efeitos sobre a pastagem e o desempenho dos animais.

Agroecologia em Rondônia

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/103583.htm
[ TECNOLOGIA # ARTIGOS ] Em Rondônia, a ocupação desordenada aliada às práticas inadequadas de manejo dos solos e associada a uma política equivocada de utilização da terra estimulou o desmatamento. Essa situação gerou ao estado de Rondônia uma posição de destaque no cenário nacional com alta taxa de desmatamento e alto percentual desmatado entre os estados da região Amazônica. Esse processo gerou enormes áreas degradadas, tornando as pequenas propriedades onde se pratica a agricultura familiar inviáveis do ponto de vista econômico, social e ambiental.

Manual Prático de Criação de Abelhas

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/28593.htm
[ TECNOLOGIA # LIVROS ] A criação racional de abelhas Apis mellifera é uma das atividades agropecuárias que mais tem crescido nos últimos 20 anos. De fácil implantação, com custos baixos, tanto na iniciação quanto na manutenção, e de retorno econômico mais rápido, ela proporciona uma grande diversidade de produtos e serviços.

Manual do Produtor de Cabras Leiteiras

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/28592.htm
[ TECNOLOGIA # LIVROS ] O livro "Manual do Produtor de Cabras Leiteiras" aborda um dos mais importantes temas da atualidade para a agricultura, já que, principalmente nos países do terceiro mundo, onde as deficiências alimentares são maiores, o leite é um alimento muito importante. Assim, a demanda por sua qualidade aumenta a cada dia, tanto entre produtores quanto entre consumidores.

Pesquisar este blog