Selecione o dia...

domingo, 7 de abril de 2013

Mudanças climáticas ameaçam segurança alimentar das cidades

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/224919.htm
[ POLITICA # POLITICA ] Relatório afirma que a imensa maioria das políticas para o suprimento de alimentos são destinadas a aumentar a produção nas zonas rurais e que os pobres em áreas urbanas estão tendo cada vez mais dificuldade para comprar comida.

Projeto da Emater do Rio Grande do Sul preserva o bioma Pampa

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/224918.htm
[ VIDEOS # VIDEOS ] A Emater-RS/Ascar auxilia produtores por meio do projeto RS Biodiversidade. Técnicas, como o pastoreio rotativo, ajudam na preservação do bioma Pampa. Saiba mais sobre o projeto em www.biodiversidade.rs.gov.br. Assista, abaixo, a reportagem da TV Piratini.

Criação de fundo dá novo fôlego à cadeia extrativista do pequi no cerrado mineiro

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/224917.htm
[ POLITICA # POLITICA ] As milhares de famílias mineiras dependentes da renda gerada pelo extrativismo ganham um novo alento com o decreto sancionado pelo governador Antonio Anastasia em março deste ano [2013]. O texto altera a lei nº 13.965, que institui o Programa Mineiro de Incentivo ao Cultivo, à Extração, ao Consumo, à Comercialização e à Transformação do Pequi e Demais Frutos e Produtos Nativos do Cerrado (Pró-Pequi), ação do Governo de Minas que visa desenvolver a cadeia extrativista do bioma sob uma perspectiva sustentável.

Indústria investe no uso da casca de coco como matéria-prima

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/224916.htm
[ ECONOMIA # ECONOMIA ] Brasil produz dois bilhões de cocos por ano, cujo resíduo chega a 3 milhões de toneladas anualmente. Aproveitamento das cascas para estofamento de veículos, colchões e substrato para a agricultura, porém, ainda é baixo.

Embrapa e UFRPE promovem seminário de conservação do solo

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/224915.htm
[ EVENTOS # EVENTOS ] Neste mês de abril a Embrapa comemora 40 anos e como parte das festividades, as Unidades Descentralizadas da Empresa irão promover eventos alusivos à data. A Embrapa Solos (Rio de Janeiro/RJ) -- UEP Recife e Embrapa Tabuleiros Costeiros (Aracaju/SE), escolheram o dia 16 de abril de 2013 para reforçar a importância das parcerias para a Empresa.

Saúde animal e impacto econômico são destaques em simpósio internacional

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/224913.htm
[ TECNOLOGIA # TECNOLOGIA ] Pesquisadores, agentes públicos, produtores e empresas do setor agropecuário estão cada vez mais atentos ao problema dos carrapatos. O impacto econômico e sanitário desses ectoparasitas preocupa não apenas a cadeia produtiva da pecuária de corte, mas também chama atenção para os danos que podem causar à saúde. Os carrapatos são responsáveis por transmitirem aos seres humanos e animais uma grande variedade de doenças, que originam complicações severas ao ser humano levando até a morte em determinados casos.

Laboratório da Veterinária da UFMG passa em teste de proficiência da OIE

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/224921.htm
[ TECNOLOGIA # TECNOLOGIA ] Com 100% de acerto, o Aquacen, Laboratório Oficial Central do Ministério da Pesca e Aquicultura (MPA), sediado na Escola de Veterinária da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), foi aprovado em teste de proficiência internacional da Organização Mundial de Saúde Animal (OIE) para enfermidades de camarões. O Aquacen se destacou ainda por perfazer um dos menores prazos de finalização do teste entre os laboratórios participantes.

Receita Federal beneficia investimentos de empresas em inovação

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/224920.htm
[ POLITICA # POLITICA ] A Receita Federal decidiu que os gastos de empresas com pessoal de apoio técnico -- mesmo sem contrato de exclusividade - para a execução de projetos de pesquisa, desenvolvimento ou inovação tecnológica estão contemplados por benefícios fiscais previstos na Lei do Bem e concedidos pela União. O entendimento está na Solução de Consulta nº 4, da 10ª Região Fiscal (Rio Grande do Sul), publicada no Diário Oficial da União (DOU).

Trabalho da Embrapa premiado ganha publicação do Ministério da Integração

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/224914.htm
[ TECNOLOGIA # TECNOLOGIA ] Está disponível na internet o livro que reúne os trabalhos vencedores do Prêmio Celso Furtado de Desenvolvimento Regional 2012. O pesquisador Raimundo Brabo e o analista Moisés Modesto, da Embrapa Amazônia Oriental, receberam menção honrosa pela proposta Roça sem fogo e trio da produtividade da mandioca. O texto compõe a publicação na categoria dedicada às práticas exitosas de produção e pode ser acessado em http://migre.me/dRbp3.

Ligações de fixo para celular ficam mais baratas a partir de 5 de abril

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/224912.htm
[ ECONOMIA # ECONOMIA ] Começou a valer ontem (06/04/13) a redução de 8,77% nas tarifas das ligações feitas de telefones fixos para celulares. Os novos valores, determinados pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), serão aplicados pelas concessionárias de telefonia fixa Oi (na área da antiga Brasil Telecom), Telefônica (São Paulo), CTBC Telecom, Sercomtel e Embratel.

Pesquisar este blog