Selecione o dia...

quinta-feira, 26 de dezembro de 2013

Os desafios de 2014

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/227517.htm
[ ECONOMIA ] Este não foi um ano fácil para a economia brasileira. Embora a expectativa do governo e da maioria dos economistas seja de que em 2013 o Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro cresça aproximadamente 2,1%, o dobro de 2012, o ano que termina deixa um cenário desafiador para 2014. Inflação resistente, juros em alta, intervenção do governo na economia e incertezas com o cenário externo não animam os economistas. Por outro lado, a produção do agronegócio deverá crescer e a balança comercial, encerrar o ano com superávit.

Edital do processo seletivo de adidos agrícolas é publicado

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/227592.htm
[ CONCURSOS ] O edital do processo seletivo para candidatos a adidos agrícolas junto a sete missões diplomáticas brasileiras no exterior foi publicado no Diário Oficial da União (DOU) do dia 20 de dezembro de 2013. O secretário substituto de Relações Internacionais do Agronegócio, Lino Colsera, torna pública a abertura do processo, conforme o disposto no Decreto n.º 6.464, de 27 de maio de 2008, regulamentado pela Portaria Interministerial MAPA/MRE n.º 306, de 06 de maio de 2009.

Cadastro Ambiental Rural

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/227550.htm
[ SOFTWARES ] O Cadastro Ambiental Rural é uma ferramenta prevista pelo novo Código Florestal Brasileiro para regularizar agricultores que desmataram ilegalmente. O sistema tem a finalidade de identificar se há passivo ambiental ou não nas propriedades ruais privadas do país, que hoje somam mais de 5 milhões. Cadastro Ambiental Rural -e obrigatório para os produtores rurais.

Banco Mundial desenvolve projeto pioneiro de monitoramento da seca no Brasil

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/227536.htm
[ TECNOLOGIA ] d1387394916.jpgO Banco Mundial está promovendo uma iniciativa no Brasil para a instalação do primeiro sistema nacional de monitoramento constante da seca, que deverá funcionar no Ceará, um dos estados mais secos do país. O climatólogo norte-americano Donald Wilhite está à frente do projeto e afirma que os dados coletados vão ajudar na construção de políticas públicas para solucionar o problema. Por isso, as autoridades devem estar atentas às secas para promover mudanças no planejamento e na gestão de crises.

Petrobras e Governo do Ceará levam mecanização ao plantio de mamona

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/227525.htm
[ ECONOMIA ] A Petrobras Biocombustível e o Governo do Estado do Ceará assinaram, no dia 16 de dezembro de 2013, em Fortaleza (CE), convênio para incrementar a assistência técnica oferecida a seis mil agricultores familiares, produtores de mamona no semiárido cearense. O acordo inclui, pela primeira vez, a disponibilização de preparo mecanizado de solo para uma área de 4.320 hectares, atividade que agregará ao trabalho já realizado pela companhia com os pequenos produtores. O objetivo é aumentar a produção e a produtividade da mamona.

Mantega descarta novas desonerações para 2014

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/227534.htm
[ ECONOMIA ] Depois de conceder benefícios fiscais para estimular o consumo e o emprego nos últimos anos, o governo vai deixar de conceder novos incentivos no próximo ano, disse o ministro da Fazenda, Guido Mantega. Em encontro de fim de ano com jornalistas, ele descartou a possibilidade de ampliar as desonerações em 2014.

Pesquisar este blog