Selecione o dia...

quinta-feira, 4 de setembro de 2008

Universidades federais terão 44 mil vagas novas em 2009

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/102261.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] Nos primeiros vestibulares de 2009, as universidades federais vão oferecer mais 44 mil vagas. O aumento da oferta é resultado do Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (Reuni). Os dados foram divulgados ontem (3/9) pelo ministro da Educação, Fernando Haddad, e pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, em cerimônia no Palácio do Planalto.

AMB divulga segunda "lista suja" de candidatos a prefeito e vice das cidades com mais de 200 mil eleitores

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/102260.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] Levantamento divulgado ontem (3/9) pela Associação dos Magistrados do Brasil (AMB) mostra que, em 26 municípios com mais de 200 mil eleitores, exceto as capitais, há ao menos um candidato a prefeito ou a vice-prefeito respondendo na Justiça a ações penais públicas ou de improbidade administrativa. A pesquisa foi realizada em 47 das 53 cidades com mais de 200 mil votantes, excluindo as capitais. Confira aqui a lista completa da AMB.

Madeira, capim e resíduos agroindustriais estão na mira da produção de energia

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/102258.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] O I Seminário de Madeira Energética reúne, no Rio de Janeiro (RJ), pesquisadores e empresas públicas e privadas para discutir o uso eficiente dos recursos vegetais para fins energéticos. Ontem (2/9), um dos blocos debateu as variáveis para florestas energéticas, capim elefante e resíduos agroindustriais. O evento é organizado pelo Instituto Nacional de Eficiência Energética (INEE) e conta com o apoio da Embrapa, Ibama, Iniciativa Carvão Verde, Serviço Florestal Brasileiro (SFB) e Ministério do Meio Ambiente (MMA).

Prêmio Sebrae Top 100 de Artesanato abre inscrições

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/102248.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] Criado para identificar e premiar as 100 melhores unidades de produção artesanal em todo o Brasil, o Prêmio Sebrae Top 100 de Artesanato tem suas inscrições abertas a partir do dia 1º/9. A iniciativa, que está na sua segunda edição, visa divulgar os casos de maior sucesso na área do artesanato, referenciando as melhores unidades de produção e produtos do País.

Epamig promove eventos para produtores e apreciadores de vinho no mês de setembro

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/102269.htm
[ TECNOLOGIA # EVENTOS ] O Núcleo Tecnológico Uva e Vinho da Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig), localizado em Caldas promove, neste mês de setembro, três eventos relacionados ao cultivo, produção, comercialização e consumo de uvas e vinho. No dia 5, a partir das 9 horas, acontece o 2º Dia da Vitivinicultura ? Transferindo soluções para a produção de vinho. No encontro, pesquisadores da Epamig e extensionistas da Emater-MG vão ministrar palestras sobre as etapas de produção da uva e do vinho, sistemas de condução e tratos culturais de videiras. O evento é gratuito.

Produtores rurais recebem premiação da Emater/RS-Ascar na Expointer

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/102267.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] N dia 1º de setembro, produtores de dez regiões do Rio Grande do Sul estiveram recebendo o Troféu Empreendedorismo Rural, distinção concedida aos homens e mulheres do campo, que ajudaram a fortalecer a agricultura no Estado, e aos extensionistas, como personagens fundamentais no desenvolvimento das comunidades rurais.

Expointer é palco para o lançamento da marca do Turismo Rural Gaúcho

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/102265.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] O turismo rural gaúcho já tem logomarca. Foi lançada ontem (3/9), em um café da manhã no Restaurante Internacional da Expointer, a marca Turismo Rural Gaúcho, que busca dar visibilidade ao setor. A iniciativa é do grupo Gestor de Turismo Rural e o evento contou com a participação da governadora Yeda Crusius, do presidente da Emater/RS, Mário Ribas do Nascimento, do secretário de estado do Turismo, Esporte e Lazer Heitor Gularte, do secretário estadual da Agricultura, Pecuária e Agronegócio, João Carlos Machado.

Programa de Aquisição de Alimentos será debatido em seminário sobre segurança alimentar

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/102264.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] O diretor de Logística e Gestão Empresarial da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), Sílvio Porto, vai apresentar os resultados do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) da agricultura familiar no próximo dia 8, durante o Seminário Nacional Mesa Brasil/Sesc ? Segurança Alimentar e Nutricional: Desafios e Estratégias, em Brasília (DF).

Conab anuncia leilões de 150 mil toneladas de arroz

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/102263.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) decidiu ontem (3/9) pela realização de mais três leilões de arroz, com 50 mil toneladas cada, a partir de 16 de setembro. As operações foram discutidas em reunião com representantes da cadeia produtiva, na 31ª Expointer, no Rio Grande do Sul. A segunda rodada ocorrerá no dia 30 deste mês e a terceira em 15 de outubro. No total, serão ofertadas mais 150 mil toneladas do cereal.

O saudável hábito da leitura do rótulo dos alimentos

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/102259.htm
[ TECNOLOGIA # ARTIGOS ] A informação adequada e clara sobre os alimentos é um direito básico do cidadão e previsto no Código de Defesa do Consumidor. Então, onde o consumidor deve procurar informações sobre os benefícios ou restrições dos alimentos?

Sebrae/SP abre oportunidades para consultores de agronegócios

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/102254.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] O Sebrae em São Paulo está com edital aberto para o credenciamento de consultores que irão atuar com grupos de produtores rurais e empresários do setor alimentício nos Escritórios Regionais da Capital (Leste, Oeste, Norte e Sul). No dia 15 de setembro, às 9 horas, a Instituição vai realizar em sua sede (Rua Vergueiro, 1.117, São Paulo) uma Palestra informativa com objetivo de tirar dúvidas dos potenciais candidatos que tenham interesse em conhecer e participar do processo de credenciamento. Inscrições para a palestra pelo telefone 0800-570-0800.

Blairo Maggi: "O segredo é transformar o pecuarista também em agricultor"

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/102247.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] "Pelo levantamento que a Embrapa fez, se colocarmos todas as reservas e leis ambientais já criadas, o Brasil teria apenas 30% do seu território para utilizar, tanto com cidades como para a produção. Em Mato Grosso seriam disponíveis apenas 24% do seu território. Existe sim a possibilidade de aumentar a produção de alimentos sem a derrubada de novas florestas. A agricultura no Brasil pode produzir entre cinco a dez toneladas por hectare, dependendo da região do país, enquanto a pecuária produz uma média de 250 quilos de carne por hectare. O segredo é transformar o pecuarista também em agricultor".

Produção de Quivi - Kiwi

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/28370.htm
[ TECNOLOGIA # CURSOS ] Recentemente introduzida no Brasil, esta fruta saborosa e exótica passou a ter um amplo potencial de mercado. Há, portanto um interesse muito grande em desvendar os seus mistérios. De onde veio? Onde e como plantar? Quais são as principais técnicas para se obter uma ótima produção? Em que época produzir e como conservá-la? É viável economicamente? A resposta para estas e outras questões você encontrará neste videocurso. O manual que acompanha este trabalho foi elaborado pela Epagri de Santa Catarina, numa união de esforços de pesquisadores e produtores para divulgar a cultura.

Produção de Queijos VI

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/28369.htm
[ TECNOLOGIA # CURSOS ] Neste módulo, você vai conhecer a tecnologia de fabricação dos queijos mofados Cammembert e Gorgonzola e os queijos nobres como o Morbier e Saint Paulin. Os métodos apresentados são práticos e fáceis de serem utilizados em queijarias de pequeno e médio porte, desenvolvidos na fábrica-escola do Instituto de Laticínios Cândido Tostes (ILCT) da Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epmaig), localizado em Juiz de Fora (MG).

Pesquisar este blog