Selecione o dia...

quarta-feira, 19 de maio de 2010

Comercialização é novo desafio da tecnologia social PAIS

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/214357.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] Criar estratégias para inserir no mercado os produtos produzidos pelos mais de seis mil agricultores familiares atendidos pelo Sebrae, Fundação Banco do Brasil (FBB) e outros parceiros. Este é o novo desafio do Produção Agroecológica Integrada e Sustentável (PAIS), segundo informou o gerente da Unidade de Agronegócios do Sebrae, Paulo Alvim, ontem (18/05/10), na abertura do I Encontro Nacional do PAIS, que prossegue até hoje em Brasília (DF).

Projetos em análise na Câmara podem dividir o País em 40 estados

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/214356.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] A aprovação, pela Câmara dos Deputados, do pedido de urgência para votar projetos que convocam dois plebiscitos para que os habitantes do Pará decidam se querem ou não a divisão de seu território em três estados pode dar novo fôlego a uma série de propostas semelhantes que tramitam na Casa. Elas têm o potencial de elevar para 40 o número de estados e territórios brasileiros, atualmente em 26 mais o Distrito Federal, e já mobilizam parlamentares favoráveis e contrários à ideia de recortar ainda mais o território brasileiro.

Apex-Brasil abre novo centro de negócios em Moscou, na Rússia

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/214352.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) lançou no dia 17 de maio de 2010, o Centro de Negócios de Moscou (Rússia) para promover a internacionalização das empresas brasileiras, estimular as exportações dos serviços e produtos nacionais para o Leste Europeu e atrair investimentos estrangeiros diretos para o Brasil.

Curso da Embrapa capacita em técnicas de cultura de tecidos de plantas

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/214307.htm
[ TECNOLOGIA # CURSOS ] A Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia, uma das 45 unidades da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), e a Fundação de Apoio à Pesquisa Científica e Tecnológica (Funcredi) promovem no período de 12 a 16 de julho de 2010 o VII Curso sobre Cultura de Tecidos de Plantas.

Mais Alimentos já financiou R$ 3 bilhões para modernizar propriedades rurais

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/214355.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] O Ministro do Desenvolvimento Agrário, Guillherme Cassel, em visita a indústria de máquinas agrícolas Semeato, na cidade de Passo Fundo (RS), declarou que, "o Programa Mais Alimentos não tem mágica e a principal virtude dele é a confiança construída entre o governo federal, a indústria e os trabalhadores do campo e da cidade". O ministro lembrou que em 18 meses o programa já financiou 3 bilhões de reais para modernizar as propriedades rurais. Com o Mais Alimentos, a indústria passou a dar mais atenção para a agricultura familiar. Na Semeato, por exemplo, a participação dos produtos voltados à agricultura familiar passou de 10% para 50% depois do lançamento do programa. O ministro também destacou que o Mais Alimentos está sendo ampliado de 100 mil para 130 mil reais para operações individuias e passará a permitir, a partir da próxima safra, operações coletivas de até 500 mil reais. A Semeato tem 1.700 funcionários e conta com uma linha de tratores e implementos agrícolas direcionadas para a agricultura familiar. O ministro recebeu no dia 14 de maio de 2010, a medalha O Semeador do presidente da Semeato, Roberto Rossato, concedida aos incentivadores da agricultura no Brasil. O coordenador nacional do Programa Mais Alimentos, Hercílio Mattos, também recebeu a homenagem.

Frente parlamentar debaterá projeto da Ferrovia de Integração Centro-Oeste

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/214354.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] A Frente Parlamentar de Logística de Transportes e Armazenagem vai discutir hoje (19/05/10) o projeto Ferrovia Centro-Oeste e sua inserção na logística nacional. A nova ferrovia partirá de Uruaçu (GO), onde terá entroncamento com a Ferrovia Norte-Sul, cruzará o estado de Mato Grosso no sentido leste/oeste e chegará até Vilhena (RO).

Sebrae lança edição 2010 do Prêmio Técnico Empreendedor

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/214353.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] A 9ª edição do Prêmio Técnico Empreendedor foi lançada no dia 17 de maio de 2010, em solenidades nos 26 estados e no Distrito Federal. O prêmio incentiva a combinação de empreendedorismo e inovação nos 144 institutos da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica. As inscrições podem ser feitas até o dia 31 de agosto. Os vencedores serão conhecidos no dia 1º de dezembro.

Evento sobre meio ambiente vai reunir 400 jovens de 52 países

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/214326.htm
[ POLITICA # EVENTOS ] Iniciativa dos ministérios da Educação e do Meio Ambiente vai reunir em Luziânia (GO), a 50 quilômetros de Brasília, 400 adolescentes, provenientes de 52 países, entre os dias 5 e 10 de junho de 2010. Reunidos na Conferência Internacional Infantojuvenil ? Vamos cuidar do planeta, os jovens, com idades entre 12 e 15 anos, vão assumir responsabilidades e pedir a seus governantes que adotem políticas em defesa do clima e do planeta.

PECNORDESTE 2010 traz Vitrine de Inovações Tecnológicas

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/214320.htm
[ TECNOLOGIA # EVENTOS ] Unidades da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), organizações estaduais de pesquisa agropecuária, universidades, empresas e produtores terão, na edição de 2010 do Seminário Nordestino de Pecuária - PecNordeste, espaço para apresentação de suas tecnologias voltadas a diversos setores da pecuária.

III Reunião Técnica da Cultura da Pereira

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/214317.htm
[ TECNOLOGIA # EVENTOS ] Para o professor de fruticultura da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), Leo Rufato, a cultura da pereira na Região Sul do Brasil é uma alternativa para aumentar a eficiência do sistema produtivo de frutas de clima temperado. Entretanto, a expansão da cultura depende do desenvolvimento de tecnologias e pesquisas que viabilizem o sistema. Diante disso a Universidade do Estado de Santa Catarina, em conjunto com a equipe de fruticultura do Centro de Ciências Agroveterinárias de Lages (CAV), com o apoio da Embrapa e Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri), realizarão a reunião com o objetivo de enfatizar a importância da cultura da pereira com a possibilidade de diversificação de renda dos pequenos agricultores do Sul do Brasil.

Pesquisar este blog