Selecione o dia...

segunda-feira, 6 de maio de 2013

Pela primeira vez, OMC será comandada por um latino-americano

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/225219.htm
[ POLITICA # POLITICA ] O embaixador Roberto Carvalho de Azevêdo, de 55 anos, ocupa desde 2008 o cargo de representante permanente do Brasil na Organização Mundial do Comércio (OMC). O mexicano Herminio Blanco, de 62 anos, é economista e ex-ministro do Comércio e Indústria. Independentemente do eleito, será a primeira vez que o órgão será comandado por um latino-americano.

Produção de vinhos desponta em Minas Gerais com variedade e novos rótulos

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/225218.htm
[ ECONOMIA # ECONOMIA ] No segundo semestre de 2013, produtores mineiros vão lançar três novas marcas de vinhos finos, sendo um deles o primeiro espumante fabricado no estado. As novas marcas vão se juntar ao rótulo Primeira Estrada, lançado em 2011 em caráter pioneiro em Minas, adotando a tecnologia de dupla poda de videiras desenvolvida pela Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig). Nos próximos dois anos, a produção anual de vinhos finos no estado deverá chegar a 500 mil litros. A previsão é que, neste período, cinco empresas mineiras lancem novas marcas.

Dilma anuncia projetos de apoio à pecuária na ExpoZebu 2013

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/225214.htm
[ POLITICA # POLITICA ] Na manhã deo dia 3 de maio de 2013, foi lançada, em Uberaba (Triângulo Mineiro), a 79ª edição da ExpoZebu, uma das mais importantes exposições da pecuária brasileira, realizada anualmente pela Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ). A presidente Dilma Rousseff participou da solenidade de abertura acompanhada de comitiva formada pelo ministros Antônio Andrade (Agricultura), Aloizio Mercadante (Educação), Fernando Pimentel (Desenvolvimento, Indústria e Comércio) e Aldo Rebelo (Esportes). No palanque oficial, estavam também o presidente da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), Dinis Pinheiro (PSDB), o governador Antonio Anastasia e seu vice, Alberto Pinto Coelho, e o ex-jogador de futebol Pelé.

IAC desenvolve sistema inédito, que muda o conceito de plantar cana

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/225212.htm
[ TECNOLOGIA # TECNOLOGIA ] O Instituto Agronômico (IAC) da Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (Apta), órgão da Secretaria de Agricultura e Abastecimento de São Paulo (SAA), desenvolveu sistema inédito que muda o conceito de plantar cana-de-açúcar. O sistema de Mudas pré-brotadas (MPB) de cana é uma tecnologia de multiplicação que poderá contribuir para a produção rápida de mudas, associando elevado padrão de fitossanidade, vigor e uniformidade de plantio.

Desaposentação só vale a pena após 3 anos

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/225211.htm
[ ECONOMIA # ECONOMIA ] A desaposentação, troca do benefício do INSS para quem continuou trabalhando, que foi aprovada no Senado Federal, é vantajosa para a maioria dos segurados que tem mais de três anos de contribuições extras. Mas é necessário fazer o cálculo. Para os que têm mais de cinco anos extras, a vantagem é certa. "Quem tem mais de três anos deve fazer as contas com um advogado", diz o advogado Sérgio Henrique Salvador. "Acima de cinco anos, o novo cálculo sempre resulta em um valor maior, pois o impacto do fator previdenciário é menor." Veja o quadro ao lado "Confira a mudança".

Projeto faz mapeamento de brincadeiras de crianças em diversas regiões do país

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/225220.htm
[ TECNOLOGIA # TECNOLOGIA ] Brincadeira da queixada, jogo de china, pista de tampinhas. Embora pouco conhecidas por muitos brasileiros, essas são algumas brincadeiras comuns no dia a dia de crianças do país. Baseadas em aspectos culturais, passadas de pais para filhos ou usando peças construídas pelos próprios meninos e meninas, as diversas formas de brincar estão presentes onde existem crianças. Para mostrar ao Brasil as sutilezas desse universo lúdico, que também carrega elementos associados à cultura e à educação, diversas dessas brincadeiras estão sendo mapeadas pelo projeto Território do Brincar.

Produtores do Rio irão receber tecnologia para controle de doenças do tomate

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/225217.htm
[ TECNOLOGIA # TECNOLOGIA ] Os resultados positivos obtidos pela Empresa de Pesquisa Agropecuária do Estado do Rio de Janeiro (Pesagro-Rio) com a implementação do monitoramento climático para controle de doenças em tomateiro, vão expandir o projeto para produtores de microbacias atendidos pelo Programa Rio Rural, da Secretaria de Agricultura do Rio de Janeiro (Seapec). A previsão inicial é de instalação de equipamentos nas microbacias de Santa Maria e Cruz da Moça, no município de São José de Ubá, conhecido como a "terra do tomate".

Tribunal Superior do Trabalho lança site para combater trabalho infantil

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/225216.htm
[ POLITICA # POLITICA ] "O Tribunal Superior do Trabalho vem promovendo o resgate uma dívida histórica da Justiça do Trabalho, ao se engajar no combate ao trabalho de crianças e adolescentes. Estamos buscando trazer para nós, magistrados trabalhistas, a responsabilidade pelas autorizações judiciais, em caráter excepcionalíssimo, para o trabalho de crianças e adolescentes". Foi o que afirmou o presidente do TST e do Conselho Nacional da Justiça do trabalho (CSJT), Carlos Alberto Reis de Paula, ao lançar o site da Comissão para Erradicação do Trabalho Infantil da Justiça do Trabalho (CETI), instituída no ano passado [2012].

Comissão da ALMG conhece experiência de construção de casas rurais

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/225215.htm
[ POLITICA # POLITICA ] Por meio do Programa Nacional de Habitação Rural (PNHR), o município de Carbonita (Vale do Jequitinhonha, em Minas Gerais) já entregou, nos últimos três anos, 78 moradias populares em áreas rurais da cidade. Detalhes desse trabalho foram apresentados no dia 3 de maio de 2013, durante audiência pública realizada pela Comissão de Direitos Humanos da Assembleia Legislativa do Estado de Minas Gerais (ALMG) na Câmara Municipal de Carbonita. Vinte dessas novas moradias foram entregues em solenidade após a audiência.

Clones de seringueira do IAC começam a produzir látex em apenas cinco anos

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/225213.htm
[ TECNOLOGIA # TECNOLOGIA ] Quanto mais cedo se colhe, mais depressa o produtor rural consegue recuperar o que foi investido, pagar os financiamentos e lucrar. No caso do heveicultor, a extração do látex demora cerca de sete anos. Mas esse tempo caiu para cinco anos, graças às pesquisas paulistas que desenvolveram 15 novos clones de seringueiras precoces. Os clones foram desenvolvidos pelo Instituto Agronômico (IAC) da Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (Apta), órgão da Secretaria de Agricultura e Abastecimento de São Paulo (SAA), com auxílio do Polo Noroeste Paulista, também ligado à Apta.

Pesquisar este blog