Selecione o dia...

quinta-feira, 3 de abril de 2008

Governo anuncia investimento na qualidade e regulamentação do mercado lácteo

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/100460.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] O investimento em qualidade do leite e a atualização do Regulamento de Inspeção Industrial e Sanitária de Produtos de Origem Animal (Riispoa), demandas antigas da Comissão Nacional de Pecuária de Leite da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), estão sendo atendidas agora pelo governo.

Brasil e Suécia estudam cooperação em projeto de bioenergia

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/100461.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] Em reunião com o ministro da Agricultura, Reinhold Stephanes e sua equipe técnica, o ministro da Agricultura da Suécia, Eskil Erlandsson, se disse satisfeito com o fato de que a questão do embargo da carne brasileira por parte da União Européia (UE) esteja a caminho de ser resolvida. Erlandsson falou, ainda, de uma possível parceria entre os dois países em pesquisas de sustentabilidade para a bioenergia.

Mato Grosso imuniza 99,45% do rebanho contra a febre aftosa

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/100459.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] O Estado de Mato Grosso obteve um de seus maiores índices de vacinação contra a febre aftosa referente à 1ª etapa da campanha, realizada no mês de fevereiro de 2008. Foram vacinados 99,45% do rebanho do Estado ? com idade de 0 a 12 meses. Em números, 5.142.633 das 5.171.040 cabeças existentes do rebanho receberam a vacina. O resultado foi repassado ao secretário de Estado de Desenvolvimento Rural do Estado de Mato Grosso, Neldo Egon Weirich, na manhã de ontem (2/4), pelo Instituto de Defesa Agropecuária do Estado de Mato Grosso (Indea-MT).

Tecnologias da Embrapa de Manejo Integrado de Pragas e sementes certificadas de soja presentes na Expo Londrina

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/100448.htm
[ TECNOLOGIA # EVENTOS ] Conhecimentos sobre o Manejo Integrado de Pragas da soja, a importância de se utilizar sementes certificadas e os trabalhos de pesquisa realizados em parceria com a comunidade japonesa ? numa comemoração ao centenário da imigração japonesa no Brasil, IMIM 100 - são os temas que serão apresentados pela Embrapa Soja, unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), em Londrina (PR), no estande do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), durante a 48ª Exposição Agropecuária e Industrial de Londrina, que começa hoje, dia 3, e segue até 13 de abril, no Parque de Exposições Ney Braga, em Londrina.

Palestras, canjica e pamonha na Festa do Milho 2008

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/100465.htm
[ TECNOLOGIA # EVENTOS ] A Festa do Milho 2008 promete muito. O evento, que é um dia-de-campo com a cultura do milho verde para a agricultura familiar, acontece no próximo dia 6, a partir das 8 horas, na sede da Embrapa Meio-Norte, em Teresina (PI), com uma vasta programação reunindo as famílias que participam do Projeto Cidadania.

Mudanças no Fies ampliam percentuais de financiamento para cursos superiores

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/100462.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] A portaria que estabelece alterações no Programa de Financiamento Estudantil (Fies), anunciadas no último dia 29 pelo ministro da Educação, Fernando Haddad, foi publicada dia 1º de abril no Diário Oficial da União. O documento amplia de 25% para 50% o financiamento das mensalidades de cursos superiores oferecidos a estudantes atendidos pelo Programa Universidade para Todos (Prouni) com bolsas parciais.

Seminis lança três cultivares de cebolas para dias curtos

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/100451.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] Akamaru (junção dos caracteres vermelho e redondo, em japonês), Imperatriz e Shinju (pérola, em japonês) são as novas cebolas que a Seminis do Brasil acaba de lançar para a safra 2008 do Centro Sul, iniciada em janeiro. As três cultivares têm, em comum, sabor mais suave e média pungência. A nova linha de cebolas atende ao mercado produtor nacional, que busca cultivares para condições de plantio de dias curtos (menor exigência de luz para bulbificação) e ciclos variáves entre 135 e 150 dias, dependendo das condições de solo e clima de cada região.

Emater-MG incentiva qualidade junto aos produtores de queijo cabacinha do Jequitinhonha

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/100450.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] Produto fabricado por pequenos, médios e grandes produtores rurais do Médio Jequitinhonha, no Norte do Estado, o queijo cabacinha vem despertando a atenção de técnicos da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural de Minas Gerais (Emater-MG), pela importância econômica, cultural e social, entre outros aspectos. "A produção de queijo cabacinha gera emprego no meio rural e garante a fixação do homem no campo, além de ser um produto tradicional na região", afirma a coordenadora técnica estadual do Programa Queijo Minas Artesanal, Marinalva Olívia Martins Soares.

Criação de Cabras Leiteiras - Instalações, Raças e Reprodução

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/28067.htm
[ TECNOLOGIA # CURSOS ] Criar cabras para a produção leiteira é uma excelente alternativa para qualquer propriedade rural, especialmente as que estão próximas a centros consumidores. O leite para consumo "in natura" tem um mercado crescente, assim como os queijos finos produzidos com leite de cabra. Conheça neste curso constituídos de filmes, em DVD, e manuais interativos modernas técnicas de manejo: manejo na fase de cria; recria; manejo das cabras em produção; ordenha higiênica; e, gerenciamento do rebanho.

Criação de Cabras Leiteiras - Cria, Recria e Produção de Leite

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/28066.htm
[ TECNOLOGIA # CURSOS ] O leite de cabra e seus derivados estão cada vez mais presentes na vida dos brasileiros, tornando a atividade viável economicamente. Uma atividade que pode ser facilmente desempenhada em pequenas propriedades, com investimento inicial baixo e grande potencial de retorno financeiro. As cabras são animais dóceis, fáceis de manejar e muito produtivas, o que torna a atividade muito prazerosa. São abordados os assuntos: planejamento da atividade; sistema de criação; estruturação do criatório; aquisição dos animais; manejo para reprodução; e, conselhos para iniciantes.

Fertirrigação em Fruteiras Tropicais

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/27616.htm
[ TECNOLOGIA # LIVROS ] A Fertirrigação é uma alternativa à aplicação convencional de fertilizantes sobre a superfície do solo. O fertilizante dissolvido na água fica mais disponível podendo ser absorvido assim que entra em contato com o sistema radicular das plantas. Isto é especialmente crítico em regiões áridas e semi-áridas e durante períodos secos em regiões úmidas. O crescimento da fruticultura irrigada no Brasil e, especialmente no Nordeste, tem gerado uma demanda cada vez maior de fertilizantes e equipamentos de fertirrigação.

Cultivo de Bananeira Tipo Terra

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/27615.htm
[ TECNOLOGIA # LIVROS ] Não existia, no Brasil, até a elaboração dessa obra, nenhum manual ou livro sobre banana tipo Terra, para consumo frita ou cozida, a qual apresenta algumas peculiaridades em seu cultivo, como alta susceptibilidade a pragas, lenta produção de filhos, elevação do rizoma e, conseqüentemente, baixa produtividade e rentabilidade. Por esse motivo a Embrapa Mandioca e Fruticultura Tropical julgou imprescindível elaborar essa obra, com base em informações disponíveis no Brasil e no exterior.

Pesquisar este blog