Selecione o dia...

quarta-feira, 13 de agosto de 2008

Embrapa já tem 220 pesquisas para a adaptação de cultivares ao aquecimento global

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/101977.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] O ministro da Agricultura, Reinhold Stephanes, afirmou que o governo federal vem tomando medidas para que a agricultura brasileira seja o menos prejudicada possível pelo aumento das temperaturas no mundo. Em entrevista coletiva concedida em São Paulo, após participar do 7º Congresso Brasileiro de Agribusiness, Stephanes disse que investimentos em pesquisa têm sido feitos para que se encontre formas de adaptação das culturas às futuras condições climáticas.

Minas organiza núcleo para coordenar pesquisa em etanol, carvão e biodiesel

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/101979.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] O governo de Minas Gerais deu o primeiro passo para a abertura do Centro de Inovação em Bioenergia (Bioerg) ao criar, no mês de julho, o Escritório Gestor, que coordenará o trabalho de implantação. Com o Bioerg, o governo pretende aumentar a competitividade do Estado em bioenergia, integrando setor produtivo e acadêmico para fomentar a pesquisa e desenvolvimento na área.

ANP descarta mamona para produção de biodiesel

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/101978.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] Óleo de mamona, sozinho, não serve como matéria-prima para produzir biodiesel. O governo federal investiu no óleo de mamona em seu programa de biodiesel, pela possibilidade de geração de renda para os produtores do semi-árido nordestino. Ocorre que, de acordo com a Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), biodiesel feito de óleo de mamona não atende aos critérios definidos pela agência em sua Resolução Número 7. Nela foram estabelecidos vários critérios físicos e químicos para o biodiesel. Pelos parâmetros, o biodiesel produzido apenas com mamona é muito viscoso e, por isso, não pode ser usado diretamente nos motores, pois poderia danificá-los.

Programa da Fapesp lança plataforma gratuita para aprendizado e colaboração

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/101973.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] O Programa Tecnologia da Informação no Desenvolvimento da Internet Avançada (Tidia) da Fapesp acaba de lançar uma plataforma inovadora para aprendizado e colaboração científica destinada às instituições de ensino e pesquisa de todo o país, do ensino básico ao superior.

Projetos de pesquisas auxiliam no desenvolvimento da agricultura familiar

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/101997.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] A agricultura familiar responde por 70% da produção agrícola no Brasil. Em busca de fomentar o apoio a este segmento, o Ministério de Desenvolvimento Agrário (MDA) e o Conselho Nacional dos Sistemas Estaduais de Pesquisa Agropecuária (Consepa) estão elaborando um convênio, específico para as Organizações Estaduais de Pesquisa Agropecuária (Oepas), que visa ampliar as ações de desenvolvimento e as pesquisas no setor.

Programa "Insemina Fácil" da Lagoa abre inscrições em busca de novos talentos

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/101995.htm
[ TECNOLOGIA # CURSOS ] A CRV Lagoa, maior central de genética bovina da América Latina prepara mais uma edição do programa de desenvolvimento de novos talentos na área voltado à formação de técnicos em inseminação. O curso criado para selecionar, capacitar e contratar inseminadores para atuar em fazendas de todo o Brasil, ensina a técnica da inseminação artificial por meio do programa "Insemina Fácil".

Incremento das pastagens pode auxiliar redução dos custos da pecuária brasileira

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/101994.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] A notícia do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) sobre a regulamentação dos requisitos mínimos para novas cultivares de gramíneas forrageiras, utilizadas para pasto, surge em um momento importante da pecuária nacional, que de um lado vem alcançando os mais altos preços de bezerros e touros e por outro sofre com a elevação dos custos de produção, em especial com o aumento da demanda por insumos.

Arysta LifeScience lança Tairel Plus, fungicida de alta eficácia destinado às culturas de batata, tomate e cebola

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/101993.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] A Arysta LifeScience, maior empresa privada do mundo, no mercado de proteção de plantas e ciências da vida, lança no mercado nacional, Tairel Plus, fungicida que combina ativos de grande eficácia no combate à doenças de difícil controle, que se manifestam nas culturas de batata, tomate e cebola.

Projeto Millenium mostra que crise mundial de alimentos tem solução

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/101992.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] Em recentes palestras em São Paulo e Lavras (MG), Pedro Sanchéz, um dos mais respeitados estudiosos sobre a produção de alimentos e coordenador de programas mundiais de erradicação da fome, afirmou para as platéias - que somadas chegaram a mais de 1500 pessoas - que a crise mundial dos alimentos tem solução.

Jovens rurais - uma nova Minas no campo

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/101991.htm
[ POLITICA # ARTIGOS ] A cada dia que passa há mais pessoas consumindo alimentos do que agricultores produzindo no campo. Estudos mostram que em 1960 cada agricultor no Brasil produzia para 12 pessoas. Hoje um agricultor produz para mais de 30 pessoas. Em outros países, esta relação é ainda mais acentuada.

Leilão de Nelore em Goiás confirma aquecimento no mercado de touros

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/101990.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] A grande valorização no mercado de bezerros e a proximidade da estação de monta devem alavancar a venda de touros de campo no segundo semestre de 2008. Os primeiros remates que abriram a temporada registraram bons preços e liquidez total da oferta. O mais recente foi o 11° Leilão de Nelore do grupo Provados a Pasto, que ocorreu no dia 30 de julho, no Sindicato Rural de Iporá, em Goiás, durante uma das principais exposições agropecuárias do Estado.

Maxi Produção Guzerá Ramenzoni vende lotes com avaliação genética e de carcaça

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/101989.htm
[ ECONOMIA # EVENTOS ] Dante Emílio Ramenzoni comemora sete anos de seleção com uma oferta diferenciada na raça Guzerá. O Leilão Maxi Produção Guzerá Ramenzoni vai ofertar no dia 23 de agosto, às 12h, no Recinto Mello Moraes, em Bauru (SP), 60 touros PO e 10 doadoras elite provadas no Programa de Melhoramento Genético da Raça Guzerá, 10 novilhas PO prenhes a campo, 10 bezerras PO especiais, cinco touros de repasse, 800 cruzas guzerá para cria, recria e engorda, além de 20 filhas de vacas Girolando com touro guzerá, inseminadas de Apollo TE do DER, principal touro da propriedade. O remate tem transmissão pelo Canal do Boi.

Trigo tem espaço significativo para o cultivo em MS

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/101988.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] Cerca de 200 mil hectares de área em Mato Grosso do Sul são consideradas ?filé mignon? para o cultivo do trigo. A afirmação é do pesquisador da Embrapa Agropecuária Oeste, Empresa vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), Cláudio Lazzarotto, durante apresentação de uma nova cultivar para produtores, profissionais e estudantes da região em um Dia de Campo realizado no último dia 12.

Projeto que altera novos limites para microprodutor tem parecer favorável

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/101984.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] Dezenove projetos de lei foram analisados na manhã de ontem (12/8) pela Comissão de Constituição e Justiça da Assembléia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), entre eles o PL 2.432/08, do deputado Domingos Sávio (PSDB), que modifica os limites para a classificação do microprodutor e do produtor rural de pequeno porte, definidos na Lei 6.763.

Divulgado edital do processo seletivo da Emater/RS-Ascar

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/101982.htm
[ ECONOMIA # CONCURSOS ] O edital com as regras da seleção pública para preenchimento imediato de 100 vagas e formação de cadastro reserva na Emater/RS-Ascar já está disponível no site da Fundatec (arquivo PDF - 172 Kb) ou nos sites da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Agronegócio do Rio Grande do Sul e da Emater/RS-Ascar. O valor das inscrições, que podem ser feitas do dia 12 de agosto até o dia 8 de setembro, é de R$ 35 para 26 cargos de nível médio e técnico e de R$ 60 para 38 cargos de nível superior.

Agronomia: esfera de atuação e mercado de trabalho no Brasil

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/101945.htm
[ TECNOLOGIA # ARTIGOS ] A escolha de uma profissão é uma tarefa vital, particularmente para os jovens que estão justamente preocupados em definir seu lugar no contexto sócio-econômico do Brasil. Ela não é um processo simples e pode gerar estados de angústia profunda e estresse considerável. Aliás, é essencialmente por isso que muitos jovens preferem evitar ou adiar seu envolvimento em tal processo.

Produção de Amendoim com Qualidade

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/28326.htm
[ TECNOLOGIA # CURSOS ] A produção do amendoim está em plena expansão, motivada pelo aumento do consumo de produtos para alimentação humana, no mercado interno, e pelo aumento da exportação. A tecnificação da cultura e o lançamento de novas variedades de amendoim permitem a viabilidade econômica da cultura e a produção com qualidade. Este curso constituído de filmes, em DVD, e manuais interativos, apresenta os diferentes aspectos da tecnologia de produção de amendoim, dentro das mais modernas técnicas, visando à qualidade do produto e à competitividade.

Produção de Alevinos

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/28325.htm
[ TECNOLOGIA # CURSOS ] A produção de alevinos é considerada a principal e mais rentável etapa da criação de peixes. Neste curso constituído de filmes, em DVD, e manual interativo, você vai conhecer as técnicas de como obter alevinos de peixes que desovam naturalmente em águas paradas e alevinos por meio de reprodução artificial. Você vai aprender como retirar a hipófise e sua utilização; como fazer a extrusão e fertilização em várias espécies; criação e preparação dos reprodutores; como proceder na incubação, larvicultura e no manejo com os alevinos; e, embalagem e comercialização.

Pesquisar este blog