Selecione o dia...

sexta-feira, 25 de abril de 2008

Conselho Monetário Nacional aprova prorrogação de vencimento de dívidas rurais

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/100683.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] O Conselho Monetário Nacional (CMN) aprovou ontem (24/4) o prazo para pagamento de dívidas rurais com vencimentos entre 1º de abril e 30 de setembro próximo. As dívidas referentes a financiamentos de máquinas e equipamentos estão com os vencimentos adiados para 1º de outubro deste ano porque, até lá, o governo espera ter resolvido todos os detalhes para renegociação das dívidas rurais contraídas entre 2003 e 2006.

Suspensão das exportações não é a saída mais adequada para segurar preços do arroz

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/100681.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] A suspensão das exportações de arroz, anunciadas no dia 23 pelo Governo para segurar o preço do produto e evitar o desabastecimento do mercado interno, não é a saída mais adequada para garantir que o cereal não falte no ambiente doméstico. A avaliação é de Francisco Lineu Schardong, representante da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) e presidnete da Câmara Setorial da Cadeia Produtiva do Arroz do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA).

PAC da Embrapa terá R$ 914 milhões para pesquisa agropecuária até 2010

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/100680.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] Silvio Crestana, diretor-presidente da Embrapa, define o programa de fortalecimento e crescimento da empresa e do Sistema Nacional de Pesquisa Agropecuária (SNPA), anunciado no último dia 23, no Palácio do Planalto, pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, como um esforço inédito de inovação institucional. O programa apresenta novidades como a criação de um braço privado para a Embrapa e o uso do monitoramento por satélite de obras civis como instrumento de gestão de todo o Programa de Aceleração do Crescimento, promovido pelo Governo Federal.

Embrapa comemora 35 anos com criação de 115 mil empregos em 2007

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/100676.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] Festejar os 35 anos de sucesso da pesquisa agrícola, prestar contas à sociedade do que foi realizado pela Embrapa em 2007 e assumir novos compromissos. Estes foram os três grandes propósitos da solenidade realizada ontem (23/4) no Palácio do Planalto, em Brasília.

Deputado conhece programas desenvolvidos pela Famasul e Senar-AR/MS

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/100685.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] No intuito de viabilizar recursos financeiros que permitam a ampliação e implantação dos programas Sanidade sem Fronteiras e Registrar, em outros municípios sul-mato-grossenses, além daqueles situados na Zona de Alta Vigilância, a diretoria da Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso do Sul (Famasul) representada pelo seu presidente, Ademar Silva Júnior, e vice-presidente, Eduardo Riedel; a superintendente do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural- Administração Regional de Mato Grosso do Sul (Senar-AR/MS), Maria Anita Medeiros, receberam no início da tarde de ontem (24/04), na sede da Federação, o deputado Waldemir Moka (PSDB/MS), a quem foi feita uma apresentação do programa, pelo consultor técnico do Senar, Cyl Farney.

Famasul aponta prioridades para o PAP 2008/2009

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/100684.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] Com o objetivo de levantar prioridades e, dessa forma, obter subsídios para a elaboração do próximo Plano Agrícola e Pecuário (PAP), o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), em parceria com a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) e a Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB) está promovendo o Worshop PAP 2008/2009, em seis estados brasileiros onde a produção primária é economicamente representativa.

Embrapa homenageia Dia do Índio com exposição na Feira Botânica em Brasília

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/100682.htm
[ TECNOLOGIA # EVENTOS ] O Dia do Índio, comemorado em 19 de abril, será o tema da participação da Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia, uma das 41 unidades da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária ? Embrapa na 97ª Feira Botânica do Shopping CasaPark, em Brasília, no período de 25 a 27 de abril. Serão apresentados os trabalhos mais recentes desenvolvidos em parceria entre a Embrapa e comunidades indígenas para conservação de espécies de plantas e animais.

Política agrícola é tema de debate no Parlamento Europeu

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/100678.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] UE anuncia ajuda milionária a países pobres durante debate sobre a crise mundial de alimentos no Parlamento Europeu. Surtem efeito adaptações na política agrícola do bloco para produção de alimentos. Já se foi definitivamente o tempo dos alimentos baratos, advertiu no último dia 22 o comissário europeu para o Desenvolvimento e Ajuda Humanitária, Louis Michel. A escalada dos preços só poderá ser contida se forem tomadas medidas rápidas por toda a comunidade internacional, salientou o comissário numa sessão do Parlamento Europeu sobre a crise do preço dos alimentos.

Mini-usina de biodiesel atrai atenção de representantes da FAO

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/100677.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] ?Uma experiência com excelente potencial por produzir energia de forma limpa, sustentável e sem atentar contra a segurança alimentar?. Essa foi a opinião do representante do ministério da agricultura da Nicarágua, Benjamin Dixan, após visitar a mini-usina de produção de biodiesel desenvolvida por pesquisadores da Universidade de Brasília (UnB) e da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA).

Epamig inaugura mais duas unidades de pesquisas em Minas Gerais

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/100675.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] As novas unidades foram anunciadas neste mês de abril pelo presidente da Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig), Baldonedo Napoleão. A primeira é a Estação Experimental em Pouso Alegre. Segundo a diretoria executiva da Empresa, esta unidade foi criada para dar suporte ao desenvolvimento das atividades rotineiras inerentes ao Núcleo Tecnológico Epamig Batata e Morango.

Cultivo e Processamento de Mamona

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/28111.htm
[ TECNOLOGIA # CURSOS ] A mamoneira é uma planta da qual tudo se aproveita. A folha é fonte de clorofila, utilizada na indústria alimentícia, cosmética e de produtos de higiene. O caule fornece fibras para a indústria têxtil e para a fabricação de celulose. Mas, o que mais se aproveita é a semente; ela produz um óleo de excelente qualidade, podendo inclusive substituir o diesel e seus derivados (o diesel verde). O subproduto da extração de óleo é a torta de mamona que constitui um ótimo adubo orgânico. Além disso, a mamoneira tem grande capacidade de adaptação a diversas condições climáticas, podendo ser cultivada em todas as regiões brasileiras.

Cultivo e Processamento de GIRASSOL

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/28110.htm
[ TECNOLOGIA # CURSOS ] O girassol é uma planta muito versátil, sendo possível sua utilização sob diversas formas, como: grãos para alimentação humana e de animais, extração de um óleo comestível de excelente qualidade, produção de proteína concentrada e derivados, silagem e adubação verde, entre outros usos. Neste curso constituídos de filmes, em DVD, e manuais interativos, são apresentados os seguintes assuntos: aspectos econômicos e usos do girassol; cultivares; plantio, preparo do solo, semeadura, adubação e plantio direto; tratos culturais; controle do mato, irrigação e adubação de cobertura; pragas, doenças e seu controle; colheita: para grão e para silagem; armazenamento; e, processamento: mini-usina de extração de óleo e silagem.

Manual de Produção Integrada de Caju

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/27660.htm
[ TECNOLOGIA # LIVROS ] PIF é a abreviatura de Produção Integrada de Frutas. Os produtores que exportam frutas para a Europa conhecem a expressão "IFP stardard fruit", ou seja, fruta padrão PIF, considerada uma exigência básica para a venda de frutas em muitos supermercados europeus, tornando-se em muitas áreas um pré-requisito chave para a comercialização. A cadeia produtiva de caju do Nordeste brasileiro tem relevante importância socioeconômica para o país.

500 Perguntas - 500 Respostas: Caprinos e Ovinos de Corte

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/27659.htm
[ TECNOLOGIA # LIVROS ] O agronegócio da caprinocultura e da ovinocultura de corte está expandindo-se rapidamente por todas as regiões do país, permitindo sua projeção no cenário nacional como atividade de relevante importância socioeconômica. Esta publicação, elaborada na forma de perguntas e respostas, é prática e reúne informações atualizadas sobre este importante agronegócio, englobando aspectos do criatório, do processamento e da comercialização dos diversos produtos industrializados.

Pesquisar este blog