Selecione o dia...

segunda-feira, 20 de junho de 2011

Brasileiros estão menos preocupados com consumo consciente

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/218407.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] Apesar de ter mais informações sobre os problemas ambientais, o número de brasileiros que mantêm hábitos conscientes de consumo é cada vez menor, segundo pesquisa feita pela Federação do Comércio do Estado do Rio de Janeiro (Fecomércio-RJ). Para elaborar o levantamento, foram feitas entrevistas com mil consumidores de 70 cidades, incluindo nove regiões metropolitanas. Entre elas, Rio de Janeiro, São Paulo, Recife, Belo Horizonte e Salvador. De acordo com o levantamento, 57% dos entrevistados mantêm hábitos que levam em consideração a preservação do meio ambiente. Em 2007, quando a pesquisa foi realizada pela primeira vez, esse percentual era 65%.

Comissão da Câmara flexibiliza mudança de área de unidade de conservação

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/218405.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] A Comissão de Minas e Energia da Câmara dos Deputados aprovou no dia 15 de junho de 2011 proposta que facilita a alteração dos limites de uma unidade de conservação. O texto permite que a ampliação ou a redução da área ambiental possa ser feita pelo mesmo tipo de instrumento normativo que a criou. Por exemplo, se um decreto instituiu a unidade, outro decreto poderá mudar sua delimitação.

Projeto Biomas terá comitê regional no Cerrado

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/218404.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] Um comitê regional formado por representantes de instituições ligadas à pesquisa científica foi formado no dia 17 de junho de 2011 para auxiliar na execução do Projeto Biomas no Cerrado. A decisão ficou acertada no encerramento do encontro técnico realizado pela Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) e Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), que reuniu pesquisadores, professores e técnicos de órgãos públicos, privados e universidades convidados a participar do projeto.

Nim mostra-se eficaz contra fusariose da pimenta-do-reino

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/218400.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] A Embrapa Amazônia Oriental (Belém/PA) lança no dia 22 de junho de 2011, uma tecnologia sem similar no mundo e de grande impacto para a pipericultura nacional. É a metodologia para controle alternativo da fusariose da pimenteira-do-reino (Piper nigrum L.) ainda na fase de produção de mudas, de uma forma nunca antes utilizada: com folhas de nim indiano incorporadas ao solo.

Força Nacional de Segurança escolta extrativistas ameaçados de morte no Pará

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/218406.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] Agentes de segurança pública da Força Nacional de Segurança escoltaram, na madrugada do dia 18 de junho de 2011, um grupo de nove pessoas -- quatro adultos e cinco crianças - do assentamento de Nova Ipixuna até a cidade de Marabá (PA). A ação fez parte da Operação Defesa da Vida, estratégia para combater conflitos agrários nos estado do Pará, de Rondônia e do Amazonas.

Senadores aprovam prazo de dois anos para registro de agrotóxicos

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/218403.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] A Comissão de Agricultura e Reforma Agrária (CRA) do Senado Federal aprovou no dia 16 de junho de 2011, em decisão terminativa, o Projeto de Lei do Senado - PLS 88/11, da presidente da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), senadora Kátia Abreu, que estabelece prazo de dois anos para o início da produção e comercialização de agrotóxicos no Brasil após o registro dos produtos. A matéria também prevê a suspensão e o cancelamento do registro caso a fabricação e a venda não comecem no período definido pelo projeto.

Governo aposta na capacidade do avicultor capixaba

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/218402.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] Para demonstrar esse apoio ao produtor, o secretário de Estado da Agricultura do Espírito Santo, Enio Bergoli realizou, no dia 16 de junho de 2011, uma visita a duas granjas localizadas em Santa Maria de Jetibá, município que ocupa o segundo lugar na produção de ovos no País. "Temos presença marcante no quadro nacional, no que diz respeito à avicultura de postura e de corte e temos perspectivas de alcançar o mercado internacional. Isso converge com os objetivos para o setor da avicultura, descritos no planejamento estratégico de desenvolvimento para a agricultura capixaba".

Exportação de frango aos árabes cresce 35% de janeiro a maio de 2011

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/218401.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] A receita com as exportações de frango do Brasil para os países do Oriente Médio cresceu 35,7% de janeiro a maio deste ano, na comparação com o mesmo período de 2010, somando US$ 1,13 bilhão. Em volume, o aumento do período foi de 11%, com o embarque de 598 mil toneladas para os mercados da região. Os dados são da União Brasileira de Avicultura (Ubabef).

Esalq lança a quarta edição do livro Manual de Fitopatologia

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/218399.htm
[ TECNOLOGIA # LIVROS ] A Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq) da Universidade de São Paulo (USP), em Piracicaba, lança hoje (20/06/11) a quarta edição do livro Manual de Fitopatologia: Princípios e Conceitos - Volume I (Editora Ceres, 704 p.), elaborado pelo Departamento de Fitopatologia e Nematologia (LFN).

Embrapa e Basf anunciam acordo para o desenvolvimento de novas tecnologias

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/218394.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] A Basf, química líder mundial, e a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), a principal companhia brasileira de tecnologia agrícola, anunciaram mais uma parceria público-privada pioneira voltada à agricultura. Trata-se de um contrato de cooperação técnica que visa o desenvolvimento de novas tecnologias de interesse comum às duas instituições para o crescimento sustentável do agronegócio brasileiro. O acordo segue o conceito de Open Innovation ou Inovação Aberta, no qual empresas interagem para obter objetivos em comum.

Pesquisar este blog