Selecione o dia...

sábado, 9 de fevereiro de 2008

Embrapa desenvolve projeto para recuperar área de floresta amazônica degradada no Maranhão

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/28961.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] Uma área de um milhão de hectares de floresta amazônica desmatada, no oeste do Maranhão, será recuperada por meio de um projeto que alterna agricultura, pecuária e plantio de florestas. A área foi desmatada nas últimas décadas para fornecer carvão para siderúrgicas e utilizada na criação de gado. Agora o solo está empobrecido e não atende à pecuária. A Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), em parceria com a Secretaria da Agricultura do Maranhão, desenvolve um projeto para recuperar a floresta e o solo da região: o sistema agrosilvipastoril.

IZ e ABCC realizarão Workshop sobre Gado Caracu

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/28958.htm
[ TECNOLOGIA # EVENTOS ] Para apresentar dados de pesquisa sobre a qualidade da carne da raça caracu e os avanços técnicos, o Instituto de Zootecnia (IZ-APTA), da Secretaria de Agricultura e Abastecimento de São Paulo, será sede do workshop ?Caracu ? carne para mercados exigentes?, promovido pela Associação Brasileira de Criadores de Caracu (ABCCaracu), dia 22 de fevereiro, a partir das 9 horas, no Centro de Pecuária de Corte, do IZ, em Sertãozinho (SP).

Stephanes assina termo de cooperação com Câmara de Comércio Brasil-Árabe

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/28957.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] O ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Reinhold Stephanes, assinou no dia 7 de fevereiro, termo de cooperação com a Câmara de Comércio Árabe Brasileira (CCAB), que tem por objetivo aumentar parcerias comerciais com os 22 países de língua árabe representados na Câmara. De acordo com o secretário de Relações Internacionais do Agronegócio, Célio Porto, nos dias 24 e 25 de fevereiro, missão do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) estará nos Emirados Árabes, considerado o grande entreposto comercial do mundo árabe, para projetar novas oportunidades de negócios.

Grupos de sem-terra mantêm 11 fazendas ocupadas no oeste de São Paulo

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/28956.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] Diversos grupos de trabalhadores rurais sem-terra e movimentos sociais mantêm ocupadas 11 fazendas no Pontal do Paranapanema, região oeste do estado de São Paulo. As informações são de Wesley Mauch, coordenador local do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST). Segundo ele, as ocupações ocorrem desde o último dia 3, por um grupo de trabalhadores do MST ligados a José Rainha e por outros movimentos sociais, como o Uniterra, o Terra Brasil e o Movimento dos Agricultores Sem Terra (Mast).

Proíbida venda de bebidas alcoólicas nas estradas

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/28977.htm
[ POLITICA # VIDEOS ] Está na Câmara uma medida provisória que proíbe a venda de bebidas alcoólicas em estabelecimentos ao longo de rodovias federais. A proibição começa a valer no dia 1º de fevereiro. 30/01/2008 - TV Câmara - 3:29

Controle integrado da podridão mole das raízes de mandioca no trópico úmido

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/28966.htm
[ TECNOLOGIA # ARTIGOS ] No Trópico Úmido, a principal causa da podridão da mandioca é o excesso de umidade no solo aliado, ou não, à infecção das raízes pelo microorganismo Phytophthora drechsleri, um fungo que acomete plantas jovens e adultas. Na parte aérea das plantas os sintomas da podridão se manifestam como amarelecimento, murcha e queda das folhas. Nas raízes há o desenvolvimento de coloração marrom, desintegração com aspecto aquoso e odor fétido.

Controle integrado da podridão mole das raízes de mandioca no trópico úmido

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/28965.htm
[ TECNOLOGIA # ARTIGOS ] No Trópico Úmido, a principal causa da podridão da mandioca é o excesso de umidade no solo aliado, ou não, à infecção das raízes pelo microorganismo Phytophthora drechsleri, um fungo que acomete plantas jovens e adultas.

Agricultores revelam-se multiplicadores do Tipitamba

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/28964.htm
[ TECNOLOGIA # EVENTOS ] Pequenos produtores rurais de Igarapé-Açu vão estar no centro das atenções no próximo dia 13, no evento ?Práticas agrícolas alternativas à derruba-e-queima para a agricultura familiar?, que a Embrapa Amazônia Oriental promove no município paraense de atuação do Projeto Tipitamba. Durante o evento, os próprios agricultores vão se encarregar de expor ao público presente os benefícios da adoção da agricultura sem queima e das tecnologias para enriquecimento da capoeira e sua transformação em área produtiva.

Preços da agropecuária paulista encerram janeiro com queda de 0,36%

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/28962.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] O Índice Quadrissemanal de Preços Recebidos pela Agropecuária Paulista (IqPR) encerrou janeiro em queda de 0,36%. Os produtos de origem vegetal (IqPR-V) tiveram alta de 1,48%, enquanto os de origem animal (IqPR-A) fecharam em baixa de 4,93%. Trata-se do primeiro movimento de queda após uma seqüência de alta que se iniciou na metade do segundo semestre de 2007, de acordo com os pesquisadores do Instituto de Economia Agrícola (IEA) da Secretaria de Agricultura e Abastecimento de São Paulo.

Entidades agrícolas confiam no CNBS para a liberação de milho transgênico

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/28960.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] O presidente da Associação Brasileira de Sementes e Mudas (Abrasem), Ywao Miyamoto, está confiante na realização da reunião do Conselho Nacional de Biossegurança (CNBS) no próximo dia 12, quando o órgão decidirá sobre a liberação comercial final de duas variedades de milho geneticamente modificados já aprovadas pela Comissão Técnica Nacional de Biossegurança (CTNBio). Essas variedades transgênicas estão há quase 10 anos em avaliação governamental para comercialização no Brasil. Do ponto de vista de biossegurança, ambas obtiveram aprovação da CTNBio e, agora, precisam passar pelo crivo político-econômico do CNBS.

Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia abre seleção para candidatos a chefe geral

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/28955.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] A Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia, Unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária ? Embrapa ? vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), receberá no período de 12 de fevereiro a 03 de março as inscrições para recrutamento e avaliação de candidatos ao cargo de chefe geral. Os candidatos podem pertencer ou não ao quadro efetivo de pessoal da Embrapa e serão avaliados pelo perfil e proposta de trabalho, com base na competência técnico-científica e gerencial.

Casqueamento e Correção de Aprumos em Bovinos

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/27960.htm
[ TECNOLOGIA # CURSOS ] Nos bovinos adultos, o casqueamento tem como principal objetivo prevenir doenças dos cascos em animais estabulados e mesmo mantidos em piquetes. O casqueamento torna possível corrigir imperfeições nos aprumos, amenizando o problema de membros com pequenos defeitos. O objetivo deste curso é apresentar as técnicas de casqueamento e exercitar a aparação dos cascos em diferentes situações de alteração. São abordados os seguintes assuntos: por que aparar os cascos; casco versus aprumos; Ferramentas e equipamentos usados no casqueamento; técnicas de contenção; técnica básica de casqueamento; exemplos práticos; bezerros; e, doenças dos cascos e formas de tratamento.

Capacidades Técnicas Ofensivas

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/27959.htm
[ TECNOLOGIA # CURSOS ] Este curso constituído de filmes, em DVD, e manual interativo demonstra todas as capacidades técnicas do basquetebol. O equilíbrio e a posição básica do ataque, o domínio e a proteção da bola, os deslocamentos, as paradas, arremessas, passes, drible e o rebate nas diversas posições em campo, com todas as funções interagindo, constituem a sustentação de qualquer ação ofensiva no jogo de basquetebol.

Armazenamento de Hortaliças

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/27508.htm
[ TECNOLOGIA # LIVROS ] Apresenta os princípios da pós-colheita, cuidados no transporte e manuseio, recomendações específicas para a comercialização de algumas hortaliças e soluções simples para a exposição nos pontos de venda, importantes para o sucesso do agronegócio de hortaliças. A publicação atende à necessidade de informações de engenheiros agrônomos, técnicos da extensão rural, técnicos que atuam no sistema de distribuição, comerciantes especializados e estudantes interessados na área de pós-colheita.

VII Simpósio sobre o Cerrado - 2ª Edição

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/27507.htm
[ TECNOLOGIA # LIVROS ] A produção de alimentos, fibras e fontes vegetais de energia têm aumentado em percentuais inferiores ao do crescimento da população, notadamente os países menos desenvolvidos da América Latina, Ásia e África. Ao Centro de Pesquisa Agropecuária dos Cerrados cabe a missão de desenvolvimento sustentável da região. Este livro é o resultado do Simpósio que teve como objetivo analisar as estratégias de utilização dos Cerrados. Contém 13 importantes trabalhos sobre as culturas e tecnologias adotadas para o cerrado.

Pesquisar este blog