Selecione o dia...

segunda-feira, 10 de março de 2008

Certificações de produto foram tema de debate em evento do Sebrae

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/100184.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] Os processos de certificações de produtos e de Indicação Geográfica (IG) são novas ferramentas amplamente utilizadas no mercado internacional para diferenciar a qualidade de produtos, mas ainda são poucos conhecidos no Brasil. Eles foram tratados, no dia 7, no último dia do evento Agronegócios e Inovação, promovido em Brasília pelo Sebrae Nacional.

Exportação de carne bovina recua 9,4% em fevereiro

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/100186.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] A receita com as exportações de carne bovina in natura recuou 9,4% em fevereiro na comparação com janeiro. Segundo o Ministério da Agricultura, a queda é resultado do embargo imposto pelas autoridades européias ao produto brasileiro a partir de 1º de fevereiro.

Embrapa começa atividades na Venezuela

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/100188.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] A diretoria executiva da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) oficializa amanhã (10/3) mais um programa de cooperação técnico científica no cenário internacional. A exemplo da Embrapa África (Acra-Gana), onde a prioridade é a transferência de tecnologia, agora é a vez de a Venezuela contar com produtos e serviços desenvolvidos pela instituição.

CAE vota ampliação de beneficiários do Fundo de Garantia-Safra

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/100187.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] A Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado Federal analisa em decisão terminativa, no próximo dia 11, às 10h, projeto que inclui os proprietários rurais de áreas inferiores a quatro módulos fiscais, denominados "parceiros outorgantes" em contratos agrários, como beneficiários do Fundo de Garantia-Safra. A proposta altera a lei que criou o fundo e instituiu o Seguro-Safra (Lei nº 10.420/02) para agricultores familiares da Região Nordeste, do semi-árido de Minas Gerais e do norte do Espírito Santo. Garante também a agricultores organizados em consórcios e condomínios o direito de contratarem o Seguro-Safra.

Empresários debatem certificação de indicação geográfica

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/100185.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] A trajetória percorrida pelos produtores integrantes dos selos Café do Cerrado e Carne do Pampa Gaúcho foi um dos temas apresentados no evento Agronegócios e Inovação, realizado pelo Sebrae Nacional, em Brasília (DF). O assunto foi abordado pelos empresários José Augusto Rizental e Fernando Adauto.

Biodiesel e segurança alimentar

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/100195.htm
[ TECNOLOGIA # ARTIGOS ] Nas últimas décadas, o custo real dos alimentos tem sido decrescente. Isso foi possível pelos ganhos na produtividade decorrentes da incorporação de avanços técnicos. Segundo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), a produção de grãos no Brasil cresceu 131%, desde 1990. Nesse mesmo período, a área plantada passou de 36,8 milhões para 43,9 milhões de hectares representando apenas 16,1% de aumento.

Mancha de grãos no arroz em Goiás, Mato Grosso e Rondônia

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/100194.htm
[ TECNOLOGIA # ARTIGOS ] A mancha de grãos, depois da brusone (Pyricularia grisea), é uma das principais doenças do arroz, e vem se tornando problema sério no final do ciclo da cultura. É causada por um complexo de patógenos, que ocorre em todo o Brasil, tanto no arroz irrigado quanto no arroz de terras altas, provocando perda de produção, menor qualidade dos grãos e menor rendimento na industrialização. Os sintomas são muito variáveis, dependendo do patógeno predominante, do estágio de infecção e das condições climáticas.

Nova arma biotecnológica contra nematóides parasitas de plantas

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/100193.htm
[ TECNOLOGIA # ARTIGOS ] Pesquisadores da Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia (Brasília ? DF) e Embrapa Cerrados (Planaltina ? DF), em parceria com a Universidade de Brasília (UnB) e a Universidade Católica de Brasília (UCB), somam esforços para obtenção de plantas geneticamente modificadas (GM) com resistência a fitonematóides por meio da inovadora estratégia de silenciamento gênico, ou RNA interferente.

Coleta a granel de leite: problemas e vantagens

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/100192.htm
[ TECNOLOGIA # ARTIGOS ] No Acre, o governo vem definindo ações para os diversos segmentos produtivos do Estado. Uma dessas ações contempla a pecuária leiteira, com a implantação de tanques de expansão para coleta de leite in natura em propriedades previamente definidas em estudos realizados pela Embrapa, Seaprof e Seap, e que compõem as linhas de leite de Rio Branco.

Parlamento suíço discute plano para salvar salsicha cervelas

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/100183.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] O embargo europeu à importação de tripa de bovinos do Brasil continua causando polêmica na Suíça e entra na pauta parlamentar. Governo e deputados discutem uma saída para salvar a salsicha cervelas, cuja produção depende da matéria-prima proveniente do gado zebu brasileiro.

Controle ecológico de mutucas (Tabanidae sp.): experiência no Vale do Ribeira

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/100182.htm
[ TECNOLOGIA # ARTIGOS ] Aqueles que já passaram por uma nuvem de mutucas e levaram algumas doídas picadas conhecem a ferocidade do inseto de que estamos falando. Em locais infestados, como aqueles nas bordas de mata de locais úmidos, como no Vale do Ribeira, onde as orelhas dos cavalos ficam ensangüentadas pelas mordidas dos insetos, a convivência é muito difícil.

Como Produzir Frutas Cristalizadas

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/28019.htm
[ TECNOLOGIA # CURSOS ] A Emater-MG e o Centro de Produções Técnicas (CPT) trabalharam juntos na produção desse curso constituído de filmes, em DVD, e manuais interativos, que traz até você a tecnologia de fabricação de frutas cristalizadas. As técnicas podem ser aplicadas na produção para o próprio consumo, ou para comercialização. O curso mostra os seguintes assuntos: instalações e equipamentos; higiene na fabricação; tecnologia de fabricação de frutas cristalizadas: mamão, laranja da terra, laranja em metades, tomate, figo, abacaxi; e, embalagem e comercialização.

Como Produzir Doces em Calda e Compotas

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/28018.htm
[ TECNOLOGIA # CURSOS ] A fabricação caseira de doce é uma maneira de aproveitar os excedentes da produção de frutas e conservá-las até a entressafra, podendo se transformar numa boa alternativa de complementação da renda familiar. Neste curso constituído de filmes, em DVD, e manuais interativos, você vai aprender os cuidados higiênicos durante a fabricação, como devem ser as instalações e quais os utensílios e equipamentos necessários para a montagem de uma unidade de processamento.

Cadeias Produtivas no Brasil: Análise da Competividade

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/27568.htm
[ TECNOLOGIA # LIVROS ] Cadeias Produtivas no Brasil: Análise da Competitividade - contém os resultados da avaliação da competitividade das cadeias produtivas de onze produtos da agroindústria brasileira, quais sejam: algodão, arroz, cacau, café, feijão, leite, mandioca. milho, soja, tomate industrial e trigo. Cada caso, consideram-se desde as atividades iniciais do processo produtivo na agropecuária até à industrialização do produto, disponível no atacado ou no porto.

Série Educação e Cidadania: Na trilha do campo

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/27567.htm
[ TECNOLOGIA # LIVROS ] A série Educação e Cidadania é resultante de um projeto concebido e executado pela Prefeitura Municipal de Patos de Minas (MG), em parceria com a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) através da sua Unidade Embrapa Informação Tecnológica. A empresa participa fornecendo suporte metodológico,contribuindo com sugestões de implantação, gestão e avaliação e provendo de informações técnico-científicas.

Pesquisar este blog