Selecione o dia...

sexta-feira, 21 de agosto de 2009

Brasil registra primeiro caso de desapropriação de terras por prática de crime ambiental

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/211510.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] A União desapropriou ontem (20/8), pela primeira vez na história do país, uma fazenda por crime ambiental. A medida está prevista na Constituição Federal de 1988. A desapropriação da Fazenda Nova Alegria, localizada no município de Felisburgo (MG), região do Vale do Jequitinhonha, foi assinada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva e publicada na edição de ontem (20/8) do Diário Oficial da União.

Seminário aponta desafios para regulação de agrotóxicos

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/211513.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] Maior modernização dos sistemas e mais integração dos órgãos de governo. Esses são os principais desafios apontados para o mercado de agrotóxicos no Brasil, pelo seminário temático: Agrotóxicos: Regulação, Uso e Controle, realizado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), no último dia 19, em Brasília (DF).

Brasil recorre à OMC contra sobretaxa norte-americana sobre suco de laranja

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/211511.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] O Brasil decidiu pedir à Organização Mundial do Comércio (OMC) que analise as sobretaxas adotadas pelos Estados Unidos sobre o suco de laranja brasileiro. O assunto será examinado por um painel da entidade, que é um comitê de especialistas.

IAC realiza curso de atualização em café

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/211507.htm
[ TECNOLOGIA # CURSOS ] Alguns dos mais renomados pesquisadores em café do país estarão participando, entre os dias 25 e 26 de agosto, do IX Curso de Atualização em Café do Instituto Agronômico (IAC) de Campinas (SP). Na programação, palestras sobre melhoramento do cafeeiro, fertirrigação, cultura de tecidos, qualidade da bebida, monitoramento agrometeorológico, produtividade e custos de produção.

Jovens pedem medidas radicais contra mudanças climáticas

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/211516.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] Os 700 participantes da Conferência Juvenil Internacional Tunza sobre o Meio Ambiente, em Daejeon, na Coreia do Sul, fizeram ontem (20/8) um forte apelo para que os governos adotem medidas radicais no combate às mudanças climáticas. O encontro promovido pelo Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (Pnuma), será encerrado no próximo dia 23 e reúne jovens de 10 a 24 anos que representam 3 bilhões de pessoas no mundo, vindos de mais de 100 países.

El Niño atuará no Pacífico até 2010, diz Organização Mundial de Meteorologia

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/211515.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] A Organização Mundial de Meteorologia (OMM), informou que o fenômeno climático El Niño se estabeleceu sobre o oceano Pacífico e poderá causar alterações na quantidade de chuva em partes das Américas, Ásia e África.

Estudo conclui que internet tem papel fundamental em campanhas políticas

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/211514.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] Para vencer eleições hoje em dia, não se pode mais ignorar a internet. Um estudo representativo apresentado no último dia 19 pelo instituto de pesquisas de opinião Forsa e a Associação Alemã das Empresas de Informação, Telecomunicação e Novas Mídias (Bitkom) demonstrou o papel fundamental da internet principalmente entre jovens eleitores de 18 a 29 anos.

Emissão de títulos para BNDES faz dívida pública subir 1,57% em julho

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/211512.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] A emissão de títulos para financiar o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) fez a dívida pública subir 1,57% em julho, passando de R$ 1,457 trilhão em julho, contra R$ 1,434 trilhão no mês anterior. Os números foram divulgados pelo Tesouro Nacional e incluem tanto a dívida pública interna como a externa.

Embrapa abre vagas para o segundo curso de cultivo de cogumelos comestíveis e medicinais de 2009

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/211508.htm
[ TECNOLOGIA # CURSOS ] Já estão abertas as inscrições para o curso que acontece de 20 a 24 de outubro, em Brasília, DF. O prazo para se inscrever é o dia 13 de outubro e o edital está disponível na internet. Os cogumelos são alimentos muito nutritivos - com quantidade de proteínas superior a da carne ? de 28 a 34% contra 14% da carne - e acima de alguns vegetais e frutas, ricos em vitaminas e carboidratos, e com baixo teor de gordura.

Dia de Campo aborda Boas Práticas no manejo da castanha-do-brasil

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/211506.htm
[ TECNOLOGIA # EVENTOS ] Hoje (21/8), produtores, extrativistas e técnicos da extensão rural participam do Dia de Campo Boas Práticas Extrativistas para a Castanha-do-brasil, realizado pela Embrapa Acre, unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA). O evento acontece no Seringal Porongaba, a cerca de 30 quilômetros do município de Brasiléia (AC), com início às 9h. O objetivo é divulgar resultados de pesquisas e novidades tecnológicas para o fortalecimento da cadeia produtiva da castanha-do-brasil.

Governo cria tarifa social para armazenagem

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/211503.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] A exemplo do que é feito com entidades públicas, desde o dia 17 de agosto, varejistas de pequeno porte e instituições de interesse social que desenvolvam ações vinculadas ao programa Fome Zero poderão depositar mercadorias em armazéns da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) com isenção de taxas de serviço, por período previamente definido. É o que prevê a chamada Tarifa Social, criada pela estatal com o objetivo de ampliar o atendimento a programas de abastecimento alimentar e de ajuda humanitária.

Pesquisar este blog