Selecione o dia...

quarta-feira, 12 de maio de 2010

Lula inaugura unidade da Embrapa e pede transferência de tecnologia para a África

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/214282.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] Ao inaugurar no dia 10 de abril de 2010 uma nova unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva voltou a ressaltar que o Brasil tem o dever histórico de cooperar para que os países da África consigam desenvolver sua agricultura e alcancem um padrão mínimo de segurança alimentar. Novamente Lula criticou o pagamento de subsídios agrícolas dos países ricos e afirmou que as ações de combate a fome mundial devem ser coordenadas entre governos locais e a cooperação internacional.

Primeira cultivar de soja com resistência à ferrugem chega ao mercado

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/214283.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] A partir da safra 2010/11 estará disponível para comercialização ao produtor uma nova cultivar de soja da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) que tem resistência parcial à ferrugem asiática. A BRS 7560, lançada em 2009, vai começar a ser plantada em cultivo comercial na safra 2010/2011. Para o pesquisador da Embrapa Cerrados Austeclínio de Farias Neto, a cultivar tem grande potencial na luta contra a doença que gerou um custo de US$ 1,74 bilhões na safra 2008/2009, segundo o Consórcio Antiferrugem.

Relatório do Banco Central reafirma que o Brasil saiu mais forte da crise

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/214281.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] O segundo semestre de 2009 marcou a "consolidação da recuperação econômica" no país, com reflexos positivos no crédito, na liquidez, na solvência e na rentabilidade do sistema bancário doméstico. A conclusão está Relatório de Estabilidade Financeira do Banco Central (BC) referente ao período - clique aqui para baixar a publicação (3,6 Mb - arquivo PDF).

Metade da população mundial que passa fome é de pequenos agricultores

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/214280.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] Metade da população mundial que passa fome é formada por pequenos agricultores que não conseguem produzir para alimentar a própria família, disse a diretora executiva do Programa Alimentar Mundial (PMA) da Organização das Nações Unidas (ONU), Josette Sheeran, ao destacar os programas brasileiros de incentivo à agricultura familiar como modelo a ser reproduzido em outros países.

Política de abastecimento prevê acesso a alimentos, medicamentos, energia e água

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/214285.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] O projeto que institui a Política Nacional de Abastecimento (PNA) tem por objetivo atender as necessidades de segurança alimentar da população e garantir o acesso a energia, medicamentos e água potável, além de reduzir o risco de colapso no fornecimento de combustíveis e energia. Também visa garantir ao pequeno e médio produtor preços mínimos para produtos agrícolas e a armazenagem para guarda e conservação dos produtos, bem como estimular a formação de estoques reguladores e estratégicos para absorver excedentes e corrigir desequilíbrios nos preços dos alimentos, combustíveis e energia, medicamentos e água potável, decorrentes de manobras especulativas.

Comissão da Câmara aprova isenção de impostos para inibidores de urease

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/214284.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] A Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural da Câmara dos Deputados aprovou o fim da cobrança do Pis/Pasep e da Cofins nas operações de importação e comercialização de inibidores de urease utilizados em fertilizantes. Os inibidores servem para aumentar a eficiência da ureia presente no adubo.

Raças européias e sintéticas serão abordadas em curso de morfologia e julgamento na Feicorte 2010

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/214278.htm
[ TECNOLOGIA # CURSOS ] As raças Canchim, Santa Gertrudis, Simental e Simbrasil serão abordadas nas aulas do Curso de Morfologia e Julgamento que acontecerá dias 16 e 17 de junho de 2010 durante a Feicorte. O curso será realizado sob coordenação técnica das Associações das raças participantes e coordenação geral da BrAgrocursos.

CATI já detém tecnologia para produção de mudas micropropagadas

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/214277.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] A Coordenadoria de Assistência Técnica Integral (Cati) da Secretaria de Agricultura e Abastecimento de São Paulo (SAA), por meio de seu Departamento de Sementes Mudas e Matrizes (DSMM), já detém a tecnologia para produção de mudas micropropagadas de diversas espécies comerciais, que estão sendo produzidas no Laboratório de Biotecnologia, instalado no Núcleo de Produção de Mudas de Tietê.

Bahia quer verticalizar cadeias produtivas do milho, soja e algodão do Oeste

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/214276.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] A Secretaria da Agricultura, Irrigação e Reforma Agrária da Bahia (Seagri), através da Fundação Getulio Vargas (FGV), vai desenvolver estudos para fomentar a industrialização das cadeias produtivas do milho, soja e algodão na região Oeste do Estado. A iniciativa conta com o apoio da Fundação Bahia, Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia (Aiba), Associação Baiana dos Produtores de Algodão (Abapa) e do Fundo para o Desenvolvimento do Agronegócio do Algodão (Fundeagro).

País precisa rever o modelo de modernização do cultivo do arroz

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/214275.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] A sétima edição do boletim Radar: Tecnologia, Produção e Comércio Exterior traz no artigo Agricultura e Políticas Públicas: uma interpretação das diferenças regionais no cultivo do arroz, que evidencia falhas no modelo brasileiro de modernização do cultivo do arroz, cuja produção tem sido uma das menos atrativas no País há anos, tanto pelo lado da segurança alimentar, quanto pelo lado do potencial brasileiro neste cultivo. O estudo apresenta as diferenças em algumas trajetórias agrícolas, para defender a necessidade de políticas que se concentrem no tamanho da propriedade e nas diferenças regionais que inibem o aumento da produção e a competitividade de alguns segmentos da agricultura. E revela o rendimento médio de cultivos selecionados, a trajetória e estimativa de produção e consumo de arroz no Brasil e o comparativo de rendimento por área colhida e por condição do produtor no Rio Grande do Sul.

Pesquisar este blog