Selecione o dia...

sexta-feira, 8 de agosto de 2008

MAPA estima que o Brasil deve dobrar a produção de grãos no prazo de dez anos

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/101927.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] O secretário-executivo do Ministério da Agricultura, Silas Brasileiro, disse ontem (7/8) que o Brasil deve dobrar a produção de grãos no prazo de dez anos. Ele fez essa avaliação após entrevista coletiva, convocada para a divulgação do levantamento da safra de grãos 2007/08, que apresentou uma colheita de 143,7 milhões de toneladas.

Governo tentará reveterter alteração na MP da dívida agrícola no Senado

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/101928.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] O governo tentará restabelecer, no Senado, o texto original da medida provisória que regulamenta a renegociação de R$ 75 bilhões dos R$ 87,5 bilhões da dívida dos produtores rurais com a União. Segundo o secretário-adjunto de Política Agrícola do Ministério da Fazenda, Gilson Bittencourt, esse trabalho será imprescindível para não estimular a inadimplência.

IAC irá oferecer curso de doutorado em Agricultura Tropical e Subtropical a partir do final de 2008

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/101905.htm
[ TECNOLOGIA # CURSOS ] O Instituto Agronômico (IAC-APTA), da Secretaria de Agricultura e Abastecimento de São Paulo, sediado em Campinas, terá, a partir do final deste ano, curso de doutorado em Agricultura Tropical e Subtropical. Segundo Ana Maria Lagôa, coordenadora do Programa de Pós-Graduação do IAC, o curso ainda não tem data definida para começar, mas a previsão de início é para setembro ou outubro. "O nosso curso vai ser de fluxo contínuo, então, nós não vamos ter uma época específica para o aluno entrar no doutorado", explica a coordenadora.

Produção nacional de grãos já é 9,1% maior que a anterior

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/101920.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] A previsão de uma queda acentuada na produção de milho no Paraná, decorrente das geadas que atingiram o estado no mês de junho, não ocorreu com a intensidade esperada, resultando em mais um crescimento recorde da colheita nacional de grãos, que registra agora 143,7 milhões de toneladas. O número é do décimo primeiro levantamento da safra de grãos 2007/08, anunciado pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) ontem (7/8).

Sindicato Rural de Bonito debate TAC

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/101937.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] A comissão organizada pela Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso do Sul (Famasul) se reuniu ontem (7/8) com os produtores do município de Bonito para discutir o Termo de Ajustamento de Conduta e as seis portarias da Fundação Nacional do Índio (Funai) que autorizam as vistorias de 39 áreas nos 26 municípios do Conesul do Mato Grosso do Sul.

Famasul e sindicatos rurais definem ações para demarcações indígenas em MS

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/101936.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] A Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso do Sul (Famasul) recebe hoje (8/8) às 13h30 os presidentes dos 68 sindicatos rurais de todo o Estado em um almoço para definir as diretrizes sobre as questões indígenas referentes às portarias da Fundação Nacional do Índio (Funai).

Fundador do Chiclete com Banana é tema de programa no Canal Rural

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/101935.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] Depois de revolucionar os trios elétricos, ele quer revolucionar a criação de gado na Bahia. O programa Criadores que o Canal Rural exibirá amanhã, dia 9 de agosto, conta a história de Wilson Marques, diretor e fundador do Chiclete com Banana, grupo baiano de axé liderado por seu irmão Bell Marques, que reúne milhares de pessoas em seus shows.

Estudantes do cone-sul devem atuar como vigilantes do status de área livre de aftosa

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/101934.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] "Vamos conquistar mais saúde". A mensagem é dos personagens da cartilha do projeto "Sanidade Sem Fronteiras" que o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural ? Administração Regional de MS (Senar-AR/MS) levará a oito mil estudantes nas escolas de Iguatemi, Mundo Novo, Eldorado, Itaquiraí e Japorã, cidades atingidas pela febre aftosa em MS. Nas páginas coloridas da publicação, a família e os animais da fazenda ensinam às crianças e jovens os cuidados básicos com a saúde humana e animal.

Embrapa pesquisa a influência das abelhas e outros insetos na produtividade da mangueira

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/101933.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] O Dia de Campo na TV desta semana aborda o tema "Abelhas no agronegócio da manga". O programa será exibido hoje, 8 de agosto, pelo Canal Rural (NET/SKY e internet) a partir das 9h. A produção é da Embrapa Informação Tecnológica (Brasília ? DF), em parceria com a Embrapa Semi-Árido (Petrolina - PE),unidades da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.

Produção de suínos, oportunidades aos produtores catarinenses e demais estados

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/101932.htm
[ ECONOMIA # ARTIGOS ] É inegável a determinação do suinocultor catarinense. Os últimos anos para a atividade transformaram agricultores em empresários rurais. Independente do tamanho de sua criação, os desafios e dificuldades forjaram profissionais no gerenciamento das granjas de produção. Tecnologia, qualidade e segurança alimentar fazem parte dessa realidade. Por isso uma carne suína reconhecida internacionalmente como segura, excelente para o consumo interno e exportação, ocupando, aos poucos, fatias privilegiadas do mercado mundial.

Presidente Lula discute Rodada de Doha com líder chinês

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/101929.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] Depois do fracasso da reunião ministerial de Genebra da Rodada Doha, no final de julho, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva decidiu ir a campo na tentativa de destravar as negociações, que já duram sete anos. A atual rodada da Organização Mundial do Comércio (OMC) foi um dos principais temas da reunião de Lula com o presidente da China, Hu Jintao, na manhã do último dia 7.

CGEE lança manual sobre o mercado de crédito de carbono

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/101922.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] O Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE) lançou o Manual de Capacitação sobre Mudança do Clima e Projetos de Mecanismo de Desenvolvimento Limpo. A publicação pode ser baixada gratuitamente pela internet. O manual será utilizado como material de apoio para os cursos do Programa de Capacitação sobre Mudança do Clima e Projetos de Mecanismo de Desenvolvimento Limpo (MDL), resultado de parceria do CGEE com a Confederação Nacional da Indústria (CNI).

Programa de incubação da Embrapa tem mais uma empresa aprovada

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/101906.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] Mais uma empresa passa a integrar o Proeta, programa de incubação de agronegócios da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa). A Cooperativa dos Pequenos Agropecuaristas do Sertão de Angicos (Copasa) teve aprovado seu plano de negócios para a tecnologia de maturação e defumação de queijo de coalho caprino e, agora, deverá contar com o apoio das duas unidades da Embrapa no Ceará: a Agroindústria Tropical (Fortaleza) e a Caprinos (Sobral).

Simpósio Brasil Sul de Suinocultura tem o desafio de traçar perspectivas para o setor diante da abertura do mercado internacional

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/101931.htm
[ TECNOLOGIA # EVENTOS ] O primeiro Simpósio Brasil Sul de Suinocultura (SBSS), realizado pelo Núcleo Oeste de Médicos Veterinários, com o apoio da Abraves/SC, Associação Brasileira de Veterinários Especialistas em Suínos, Prefeitura Municipal de Chapecó e Embrapa Suínos e Aves, está movimentando o setor. Na programação do evento debates sobre sanidade, nutrição, reprodução, genética e manejo, reunindo especialistas nos temas escolhidos.

Processamento de Mel - Puro e Composto

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/28317.htm
[ TECNOLOGIA # CURSOS ] O crescimento do mercado de mel, incentivado pela exportação do produto, tem levado a um incremento dos apiários, com aumento significativo do número de colméias, e a necessidade de investimento em estrutura para extração, processamento e envase do mel produzido. Este videocurso aborda os seguintes assuntos: casa do mel e entreposto de produtos das abelhas; infra-estrutura e equipamentos; técnicas de extração; processamento do mel; envase para venda no atacado e no varejo; produção de méis compostos; alternativas de mercado; e, legislação.

Processamento de Mandioca

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/28316.htm
[ TECNOLOGIA # CURSOS ] - Polvilho Azedo, Fécula, Farinha e Raspa - A mandioca possui uma grande expressão no mercado por causa da diversidade de produtos que pode gerar, tanto para alimentação humana quanto para a alimentação animal. Nesse curso constituído de filmes, em DVD, e manuais interativos, são abordados os seguintes assuntos: mercado para produtos de mandioca; cultivo da mandioca; variedades, preparo e armazenamento das mudas, plantio e condução da lavoura; colheita e transporte; instalações e equipamentos; como produzir farinha tipo paulista; como produzir polvilho azedo; como produzir fécula; controle higiênico-sanitário; embalagem e armazenamento; e, comercialização e controle de qualidade.

Biodegradação

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/27500.htm
[ TECNOLOGIA # LIVROS ] A ação de enzimas sobre a maioria de substâncias químicas orgânicas e inorgânicas tem sido, geralmente, reportada sob o termo Biodegradação. Decorre dessa adaptabilidade microbiana o interesse pelos estudos de biorremediação, que fornece tecnologia baseada no uso de microorganismos vivos para remover poluentes de solos e águas, preferencialmente in situ.

Efeito do Vírus de Poliedrose Nuclear

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/27499.htm
[ TECNOLOGIA # LIVROS ] Apresenta um estudo sobre a densidade populacional e estrutura etária dos ácaros oribatídeos durante o ciclo da soja. A partir disso, desenvolve um método para avaliar a ação do patógeno sobre estes ácaros, em condições de campo.

Pesquisar este blog