Selecione o dia...

terça-feira, 26 de março de 2013

União Europeia anuncia reforma ambiental da política agrícola

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/224795.htm
[ POLITICA # POLITICA ] A política agrícola na União Europeia (UE) deverá se tornar mais verde. Após longos debates, ministros do bloco lançaram propostas de mudança. Para ambientalistas, porém, trata-se de palavras vazias: reforma não terá o impacto anunciado. Trata-se de um grande projeto, envolvendo muito dinheiro: a cada ano, os agricultores da UE são subsidiados com 60 bilhões de euros. Até agora, muitos agricultores recebiam por hectare de terra cultivado, independentemente do que e como cultivassem. Isso deverá mudar.

Cortes bovinos podem ser beneficiados por zonas de exportação

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/224794.htm
[ ECONOMIA # ECONOMIA ] As Zonas de Processamento de Exportação (ZPE) são áreas de livre comércio com o exterior e podem contribuir para agregação de valor para produção exportável, como, por exemplo, os cortes especiais de carne bovina. O argumento foi apresentado ontem (25/03/13), pelo assessor do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (Mdic), Gustavo Sabóia Fontenele e Silva, durante a reunião da Câmara Setorial da Cadeia Produtiva de Carne Bovina, em Brasília (DF).

Unesp desenvolve sistema para geração de energia a partir de resíduos de frango

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/224789.htm
[ TECNOLOGIA # TECNOLOGIA ] Resíduos de frango que seriam descartados por granjas podem ser utilizados para gerar energia elétrica por meio da produção de biogás. Um equipamento desenvolvido na Universidade Estadual Paulista (Unesp), campus de Jaboticabal, separa os dejetos em partes líquidas e sólidas, melhorando o desempenho dos biodigestores.

Supermercados ajudarão no combate ao comércio de carne de área desmatada

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/224785.htm
[ POLITICA # POLITICA ] A Associação Brasileira de Supermercados (Abras) vai incentivar os estabelecimentos do setor a divulgar, no ponto de venda, a origem do produto bovino que ocupa suas prateleiras. Vai informar também, em seu portal na internet, as ações do governo e do Ministério Público Federal (MPF) para combater o comércio de carne proveniente de áreas desmatadas na Amazônia, de fazendas onde tenha sido constatado trabalho degradante ou invasão de terras públicas.

Brasil é líder mundial em reciclagem de embalagens de agrotóxicos

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/224793.htm
[ TECNOLOGIA # TECNOLOGIA ] O Brasil continua sendo líder na destinação de embalagens vazias de produtos agrotóxicos. Atualmente, o Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias (inpEV), ONG responsável pela destinação final do material, recolhe 94% do total descartado.

Governo federal reconhece situação de emergência em Petrópolis

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/224792.htm
[ POLITICA # POLITICA ] A Secretaria Nacional de Defesa Civil reconheceu estado de emergência em Petrópolis, região serrana do Rio de Janeiro. A cidade enfrentou fortes chuvas que causaram a morte de 33 pessoas, na última semana. A Portaria nº 40 entra em vigor ontem (25/03/13), data em que foi publicada no Diário Oficial da União (DOU). O estado de emergência foi decretado em consequência de danos causados pelos deslizamentos de solo e de rocha que atingiram o município.

Habitação e alimentos pressionam a inflação na terceira prévia do mês

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/224788.htm
[ ECONOMIA # ECONOMIA ] O Índice de Preços ao Consumidor Semanal (IPC-S), medido pelo Instituto Brasileiro de Economia (Ibre) da Fundação Getulio Vargas (FGV), aumentou 0,15 ponto percentual na terceira prévia do mês de março de 2013, ao atingir 0,78% ante 0,63%. Seis dos oito grupos pesquisados tiveram elevações no índice, com destaque para habitação (de 0,04% para 0,65%).

MPF e Incra assinarão acordo para impedir desmatamentos na amazônica

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/224787.htm
[ POLITICA # POLITICA ] Um acordo para regularizar os assentamentos de reforma agrária na região amazônica, dentro de padrões ambientais estabelecidos por lei, deve ser assinado, até final de abril de 2013, pelo Ministério Público Federal (MPF) e o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra). O documento que ainda está sendo elaborado vai reunir metas para a recuperação de áreas degradadas e medidas para impedir desmatamentos ilegais.

Bolsa Estiagem e Garantia-Safra serão prorrogadas até julho de 2013

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/224786.htm
[ POLITICA # POLITICA ] A presidente Dilma Rousseff informou ontem (25/03/13) que se reunirá no dia 2 de abril com todos os governadores do Semiárido atingido pela seca, para discutir propostas e ações destinadas a reduzir as consequências da estiagem, que afeta principalmente a Região Nordeste. O governo federal anunciará a prorrogação até julho do Bolsa Estiagem e o Garantia-Safra.

"Entre alguma coisa e nada, optamos por alguma coisa", diz índio

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/224790.htm
[ POLITICA # POLITICA ] Depois do confronto entre manifestantes e policiais do Batalhão de Choque da Polícia Militar no dia 22 de março de 2013, os 13 índios que fizeram acordo para deixar o antigo Museu do Índio - ao lado do Estádio Jornalista Mário Filho, o Maracanã - passaram a primeira noite no abrigo provisório, contêineres instalados na Colônia Curupati, na zona oeste do Rio, para onde foram levados no dia 24 de março.

Pesquisar este blog