Selecione o dia...

quarta-feira, 6 de abril de 2011

Mais de 24 mil produtores pedem a votação do Código Florestal

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/217612.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] A atualização do Código Florestal brasileiro que tramita na Câmara dos Deputados vai trazer paz ao campo e legalidade para a produção agropecuária nacional, afirmou ontem (05/04/11) a presidente da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), senadora Kátia Abreu, que liderou a mobilização que trouxe mais de 24 mil produtores rurais a Brasília (DF). Vindos de todos os Estados brasileiros, os produtores rurais pediram de forma pacífica ao Congresso Nacional que a legislação ambiental seja atualizada rapidamente como forma de garantir a consolidação de áreas de produção, sem desrespeito ao meio ambiente.

Dilma viaja à China para abrir mercado a produtos brasileiros

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/217615.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] A presidente da República, Dilma Rousseff, vai à China na tentativa de abrir o mercado do país asiático a produtos brasileiros. Será a primeira viagem internacional de Dilma a negócios. Desde 2010, a China é o maior parceiro comercial do Brasil e o grande desafio brasileiro é o de diversificar a pauta de exportações para os chineses.

Marco Maia pede ao governo que adie a entrada em vigor do Decreto 7.029

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/217613.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] O presidente da Câmara dos Deputados, Marco Maia (PT-RS), afirmou ontem (05/04/11) que só vai colocar em votação o projeto de lei que altera do Código Florestal Brasileiro quando tiver sinal verde da comissão especial conciliatória criada para aprofundar o debate sobre o assunto. "O meu compromisso é colocar a reforma do Código Florestal em votação, em plenário, assim que tiver o sinal verde da comissão especial", disse Maia.

Embrapa lança site sobre ciência para público infanto-juvenil

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/217607.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] Entre os dias 4 e 8 de abril de 2011, crianças e jovens de todo o Brasil vão conhecer mais uma estratégia desenvolvida pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) para levar conhecimento científico à sociedade, de um jeito diferente, divertido e interativo. Com a participação das 46 unidades de pesquisa da empresa espalhadas pelo País, será lançado o site Contando Ciência na Web, uma ferramenta especial destinada a alimentar a curiosidade e oferecer as mesmas informações tecnológicas, por meio de uma linguagem adaptada a públicos mais jovens, porém não menos exigentes.

Especialistas defendem no Senado discussão científica sobre alterações no Código Florestal

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/217614.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] Deixar os "achismos" de lado e priorizar o debate científico e tecnológico como base para a elaboração das alterações do Código Florestal Brasileiro. Esse foi um ponto comum na exposição dos convidados para debater o tema na Comissão de Meio Ambiente do Senado Federal. Entre eles, representantes da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), da Academia Brasileira de Ciências (ABC) e da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC).

Tempo nos próximos dias favorece a colheita de cana-de-açúcar no Brasil

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/217611.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] Chegou a época da colheita de cana-de-açúcar, mas as precipitações que ocorreram nessas últimas 24 horas sobre o Estado de São Paulo prejudicaram o inicio da colheita da cana de açúcar, que estava prevista para começar no dia 4 de abril de 2011. A previsão é que a produção total para essa safra ficará em torno dos 568 milhões de toneladas, mas esse número poderá sofrer reduções.

Unesp de Botucatu sedia Centro internacional de pesquisa em agricultura

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/217610.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] No dia 13 de abril de 2011, às 14 horas, será inaugurada na Fundação de Estudos e Pesquisas Agrícolas e Florestais (Fepaf), na Fazenda Experimental Lageado, câmpus da Universidade Estadual Paulista (Unesp), em Botucatu (SP), o escritório regional para a América do Sul do Centro Internacional de Biociência Agrícola (CABI - Centre for Agricultural Bioscience International), organização internacional sem fins lucrativos voltada para publicações e projetos de pesquisa nas áreas de agricultura e meio ambiente.

Aberto processo para seleção de chefia da Embrapa Agroenergia

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/217609.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] Aberto edital de seleção para Chefe-Geral da Embrapa Agroenergia (Brasília/DF), unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA). O edital, divulgado no Diário Oficial da União Nº 64 (de 04/04/11) páginas 7 e 8, seção 3, estabelece o período de inscrição dos candidatos de 18 de abril a 17 de maio de 2011 e a expectativa é de que o processo esteja concluído em julho do mesmo ano.

Cobertura de solo é prioridade na viticultura orgânica

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/217608.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] A manutenção da cobertura verde ? de gramíneas e/ou leguminosas, que, cobrindo o solo, propiciam vários benefícios, como o maior controle de ervas daninhas ? é uma das mais importantes práticas visando à obtenção de uma produção vitícola mais saudável. É que, com tal manejo, incrementa-se a biodiversidade na área de cultivo, resultando em um menor ataque de pragas e doenças (e, em conseqüência, em uma menor necessidade de uso de produtos para enfrentá-las).

Aperto no crédito promove aumento consecutivo nas falências requeridas

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/217606.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] As falências requeridas aumentaram pela quarta vez consecutiva em março de 2011, totalizando 172 eventos, um aumento de 28,4% na comparação com fevereiro de 2011. A micro e pequenas empresas lideram os requerimentos, com 108 ocorrências em março, revela o Indicador Serasa Experian de Falências e Recuperações.

Pesquisar este blog