Selecione o dia...

quinta-feira, 12 de abril de 2012

Relatório sobre venda de imóveis rurais para estrangeiros será votado em abril

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/221327.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] O relatório do deputado Beto Faro (PT-PA) sobre a venda de imóveis rurais para estrangeiros deve ser votado no final de abril. A proposta deveria ter sido votada ontem (11/04/12) na subcomissão criada para analisar e propor medidas sobre o processo de aquisição de terras rurais por estrangeiros, mas representantes do governo estiveram reunidos com o relator para tentar chegar a um consenso sobre os pontos polêmicos do relatório.

Sistemas de microsseguro beneficiam quase 500 milhões de pessoas no mundo

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/221322.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] Os sistemas de microsseguro tiveram um aumento considerável durante os últimos cinco anos e na atualidade beneficiam cerca de 500 milhões de pessoas no mundo, segundo o Fundo para a inovação em Microsseguro da Organização Internacional do Trabalho (OIT) e da Munich Re Fundation. O microsseguro tem o objetivo de proteger as pessoas pobres contra riscos -- como acidentes, doenças, mortes na família, desastres naturais e perda de bens -- mediante o pagamento de prêmios de seguro adaptado às suas preferências e capacidade de pagamento.

Aberta seleção para voluntários interessados em trabalhar na Rio+20

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/221321.htm
[ POLITICA # CONCURSOS ] Jovens estudantes e profissionais de todo o país interessados em trabalhar como voluntários durante a Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável - Rio+20 - já podem se inscrever no processo seletivo. O primeiro edital do Programa Voluntariado Rio+20 receberá inscrições até o dia 19 de abril de 2012. São 400 vagas para universitários (graduação e pós-graduação) ou para profissionais formados que irão atuar como guias de visitas às comunidades e em atividades nas áreas de sustentabilidade, tecnologia da informação e orientação e apoio da sociedade civil, entre outras.

Embrapa adere à Rede Brasil Rural

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/221320.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] A Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) é a nova parceira do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) na Rede Brasil Rural (RBR). A união vai permitir a oferta de tecnologias de produção da Embrapa para as cooperativas e associações da agricultura familiar: sementes de cultivares adaptadas aos vários biomas brasileiros, mudas de frutíferas, embriões e material genético animal.

Exportação de produtos de avançado conteúdo tecnológico cresce 7,5% em MG

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/221326.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] As exportações mineiras de Produtos Intensivos em Informação e Conhecimento (PII&C) somaram US$ 3.933.151 em 2011. O montante representa um crescimento de 7,5% em relação a 2010. As informações são parte do Informativo CEI - Análise do Desempenho das Exportações de Produtos Intensivos em Informação e Conhecimento (PII&C), divulgado ontem (11/04/12), pelo Centro de Estatística e Informações da Fundação João Pinheiro (FJP). O estudo tem como base dados produzidos pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (Mdic).

Tecnologias verdes terão registro de patente facilitado

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/221325.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] Registros de patentes relacionadas a tecnologia verde poderão ser facilitados a partir do dia 17 de abril de 2012 com o lançamento do projeto Patentes Verdes, que será conduzido pelo Instituto Nacional da Propriedade Industrial (Inpi), vinculado ao Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (Mdic).

Expansão agrícola impulsiona comércio de agrotóxicos no Brasil

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/221324.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] O comércio de agrotóxicos no Brasil cresceu 190% entre 2000 e 2010, mais que o dobro da média mundial, de 93%. A informação é resultado de um estudo sobre o mercado do produto no Brasil divulgado ontem (11/04/12) pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

MST entrega ao governo a pauta de reivindicações do Abril Vermelho

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/221323.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] Integrantes do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) entregaram ontem (11/04/12) a membros do primeiro escalão do governo, a pauta de reivindicações do Abril Vermelho. O Abril Vermelho é promovido todos os anos, com manifestações e ocupações de fazendas, em várias partes do país, para lembrar o Massacre de Eldorado dos Carajás, ocorrido em 17 de abril de 1996, no Pará. As reivindicações dos sem-terra foram levadas aos ministros do Desenvolvimento Agrário (MDA), Pepe Vargas, e da Secretaria-Geral da Presidência da República, Gilberto Carvalho.

Estudo compara genoma de bovinos taurinos com zebuínos

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/221319.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] Um consórcio internacional de cientistas, liderado por pesquisadores da Universidade Estadual Paulista (Unesp), deverá concluir ainda no primeiro semestre de 2012 o sequenciamento do genoma de referência bovino da subespécie zebuína (Bos indicus), originária da Índia, cujas raças nelore e gir, voltadas para a produção de carne, são de interesse comercial do Brasil e de outros países de clima tropical.

Trabalho de pesquisador brasileiro é destacado na Nature

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/221318.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] Há mais de 20 anos, o pesquisador Paulo Mazzafera tenta criar uma variedade de café naturalmente sem cafeína e viável de ser cultivada em escala comercial. O trabalho foi destacado na revista Nature do dia 15 de março. Em dois momentos, Mazzafera, professor titular do Departamento de Biologia Vegetal do Instituto de Biologia da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), chegou a acreditar que havia alcançado seu objetivo. O primeiro foi em 2004, quando em parceria com Maria Bernadete Silvarolla, pesquisadora do Instituto Agronômico (IAC) de Campinas (SP), descobriu algumas plantas originárias da Etiópia que, graças a mutações naturais, eram livres de cafeína.

Pesquisar este blog