Selecione o dia...

domingo, 25 de agosto de 2013

CNA e SENAR pequisam desenvolvimento da cultura do eucalipto em Mato Grosso do Sul

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/226354.htm
[ TECNOLOGIA ] Diante do intenso crescimento industrial de Mato Grosso do Sul, algumas culturas do agronegócio ainda pouco exploradas estão ganhando cada vez mais espaço. Uma dessas culturas é a de eucalipto. Segundo dados publicados no Anuário da Associação Brasileira de Produtores de Florestas Plantadas (Abraf), em 2011 havia 475 mil hectares em cultivo no Estado. Mato Grosso do Sul está em quarto lugar no ranking de produção do país.

Expointer 2013 é aberta oficialmente

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/226355.htm
[ EVENTOS ] A 36ª edição da Expointer foi aberta oficialmente na manhã deste sábado. A cerimônia de abertura, que teve a presença do governador do Estado do Rio Grande do Sul, Tarso Genro, foi realizada no Pavilhão Internacional do Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio (RS). O local foi escolhido devido à chuva que caía na região.

Estudo investiga uso de goiaba como repelente da maior praga da laranja

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/226352.htm
[ TECNOLOGIA ] Uma pesquisa desenvolvida pelo Fundo de Defesa da Citricultura (Fundecitrus) observou que a goiaba libera um odor que repele o psilídeo Diaphorina citri, inseto transmissor do greening (HLB), uma doença da citricultura. O odor é imperceptível aos humanos. Os pesquisadores querem agora aplicar esse conhecimento no campo.

Produtores cooperativistas vão se reunir na Expointer para o Dia do Leite

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/226350.htm
[ EVENTOS ] A 36ª edição da Expointer sediará dois eventos relacionados à cadeia do leite. Um deles é o Dia do Leite na Expointer, que ocorre na quinta-feira, dia 29. Nessa data, será realizado o evento "Um novo tempo para a cadeia do leite", que deverá reunir 500 produtores vinculados a cooperativas do setor.

Brasil precisa ser mais agressivo na busca por parceiros comerciais, dizem especialistas

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/226348.htm
[ ECONOMIA ] Brasília - O Brasil precisa ser mais agressivo na busca por parceiros comerciais para ampliar seus mercados para exportações. Na avaliação de especialistas, a maior parte dos acordos de comércio exterior mantidos pelo Brasil é com mercados de pouca expressão. Segundo eles, o país precisa acelerar a conquista de grandes mercados consumidores como Estados Unidos, União Europeia, Japão e China para assegurar sua sobrevivência na economia globalizada.

Boas práticas garantem melhor potencial produtivo da mandioquinha-salsa

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/226353.htm
[ TECNOLOGIA ] Ela é classificada como hortaliça-raiz e apresenta uma grande diversidade com relação ao nome: mandioquinha-salsa, batata-baroa, batata-salsa (mais conhecidos) e outros mais regionais como: cenoura-amarela, batata-aipo, batata-suíça, batata-jujuba e batata-tupinambá. O pesquisador Nuno Madeira, da Embrapa Hortaliças, trabalha com pesquisa e desenvolvimento dessa cultura e, para isso, avalia os caminhos percorridos e desenha um possível cenário futuro.

Governo vai remover 60,4 mil toneladas de milho para Rio Grande do Sul e Santa Catarina

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/226351.htm
[ POLITICA ] A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) realiza na próxima terça-feira, dia 27, um leilão de frete para remoção de 60,4 mil toneladas de milho depositadas em Mato Grosso. O cereal será removido para a região Sul, onde será comercializado por meio de operações de venda balcão para atender a pequenos criadores de aves e suínos.

Câmbio atual não reflete fundamentos da economia brasileira, diz economista

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/226347.htm
[ ECONOMIA ] Brasília - A desvalorização do câmbio nos últimos meses está em níveis irreais e reflete a especulação do mercado financeiro. A avaliação é do sócio da consultoria Austin Rating, Alex Agostini. Segundo ele, a cotação atual do dólar, que encerrou a semana vendido a R$ 2,3534 está distorcida pela turbulência internacional e descolada dos fundamentos da economia brasileira.

Dólar cede 3,23% e tem a maior queda diária em dois anos

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/226349.htm
[ ECONOMIA ] Brasília - Depois de nove pregões seguidos de altas, o dólar fechou o segundo dia em baixa. Na quinta-feira (22/08/2013), ele caiu 0,78% com a forte venda do Banco Central (BC) no mercado livre de câmbio, e nesta sexta-feira (23/08/2013) deu continuidade ao processo de desvalorização, registrando queda de 3,23%, cotada a R$ 2,353 para venda. Foi a maior diminuição do dólar desde 23 de setembro de 2011. A moeda norte-americana teve redução de 1,78% na semana, mas mantém valorização de 3,1% no mês e 15,1% no ano.

Consumo ultrapassou capacidade de renovação que a Terra poderia oferecer em 2013

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/226346.htm
[ TECNOLOGIA ] Brasília - A cota de recursos naturais que a natureza poderia oferecer em 2013 se esgotou na última terça-feira (20/08/2013). A data, inclusive, assinalou o Dia da Sobrecarga da Terra, marco anual de quando o consumo humano ultrapassa a capacidade de renovação do planeta. O cálculo foi divulgado pela Global Footprint Network (Rede Global da Pegada Ecológica), organização não governamental (ONG) parceira da rede WWF.

Pesquisar este blog