Selecione o dia...

sexta-feira, 29 de fevereiro de 2008

Ministério da Educação inicia cursos técnicos a distância em Minas Gerais

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/100083.htm
[ TECNOLOGIA # CURSOS ] A partir de março deste ano, jovens de Minas Gerais poderão contar com a oferta gratuita de vagas em cursos técnicos de nível médio a distância. A previsão é de que sejam oferecidos no estado três cursos profissionalizantes: Técnico em Agropecuária (subseqüente), Técnico em Meio Ambiente, Técnico em Gestão Ambiental, Técnico em Enfermagem, Técnico em Gestão Pública, Técnico em Segurança do Trabalho e Técnico em Agropecuária (Proeja).

Crescem a produção, o consumo e a exportação de leite no País

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/100086.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] A produção brasileira de leite sob inspeção aumentou 9,88% de janeiro a dezembro de 2007, segundo o Índice de Captação de Leite (ICAP-L) do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea), em comparação a 2006, frente a uma média de 6,6% dos últimos 10 anos. Os preços pagos aos produtores também subiram 38,8% em relação ao mesmo período, segundo resultado da pesquisa dos Ativos da Pecuária de Leite, divulgados hoje pela Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA).

Indignados, produtores pedem que governo suspenda vendas de carne para a UE

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/100084.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] Indignados com os sucessivos embargos e posteriores liberações da importação de carne brasileira pelos europeus, líderes ruralistas no Congresso Nacional pediram ao governo federal a suspensão das exportações do produto para a União Européia (UE) até que sejam renegociadas as regras de rastreabilidade impostas pelo bloco.

Empreendedorismo e conservação florestal

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/100059.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] Mais de duas centenas de municípios paulistas ampliaram suas áreas de Mata Atlântica na década passada, formando verdadeiras manchas de recuperação florestal no mapa do Estado de São Paulo. As constatação foi feita por Eduardo Ehlers, diretor de Graduação do Centro Universitário Senac, em estudo publicado na Revista de Economia e Sociologia Rural.

Embrapa promove mini-curso para orientar produtores sobre manejo correto da pastagem

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/100092.htm
[ TECNOLOGIA # CURSOS ] Cerca de 150 milhões de hectares de pasto no Brasil apresentam algum problema e a degradação é o mais preocupante deles. O manejo incorreto e a falta de ajuste de lotação são os principais responsáveis pela alta proporção de pastagens degradadas no país.

Embrapa promove curso sobre controle de plantas invasoras em integração lavoura-pecuária

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/100089.htm
[ TECNOLOGIA # CURSOS ] Fomentar a integração lavoura-pecuária e demonstrar a possibilidade de manejo das invasoras no sistema de produção. Este é o objetivo do curso ?Controle de invasoras em integração lavoura-pecuária?, que acontece dia 13 de março na programação da Dinapec 2008, evento agropecuário realizado pela Embrapa Gado de Corte (Campo Grande, MS), unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).

Proposta de reforma tributária enviada ao Congresso sugere simplificação de tributos

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/100085.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] A proposta de reforma tributária encaminhada ontem (28/2) pelo governo ao Congresso sugere a simplificação do sistema tributário nacional como mecanismo para aperfeiçoar as relações econômicas no país. O texto apresentado em forma de Proposta de Emenda Constitucional (PEC) cria o Imposto sobre Valor Agregado Federal (IVA-F) para agrupar tributos, reduz de 20% para 14% a contribuição dos empregadores para a Previdência e estabelece um novo Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) para frear as divergências entre os estados na oferta de benefícios fiscais.

Diretorias da Famasul e da OAB discutem dificuldades do setor produtivo

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/100081.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] As diretorias da Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso do Sul (Famasul) e da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) estiveram reunidas ontem (28/2), na Casa Rural. A reunião foi um primeiro encontro para tratar de assuntos ligados a área rural e dificuldades como os conflitos agrários, questões indígenas, quilombolas, meio ambiente e tarifária.

Ruim com as MP, pior sem elas

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/100079.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] O Presidente do Senado Federal, segundo narrou a imprensa, fez críticas ao excesso de medidas provisórias, durante a cerimônia de reabertura do Congresso do corrente ano. Teria o senador reclamado do fato das medidas bloquearem a pauta do Senado e da Câmara. Para Garibaldi não seria exagero afirmar que ?a cada MP sem relevância e urgência a Constituição é rasgada?.

Curso em Gestão Industrial do Setor Sucroalcooleiro é implantado em Sertãozinho (SP)

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/100069.htm
[ TECNOLOGIA # CURSOS ] Estão abertas as inscrições para o curso de especialização MTA (Master of Technology Administration) em Gestão Industrial do Setor Sucroalcooleiro, oferecido pelo Departamento de Tecnologia Agroindustrial e Socioeconomia Rural do Centro de Ciências Agrárias (CCA) da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), em parceria com o Centro Nacional das Indústrias do Setor Energético e Sucroalcooleiro (CEISE Br), de Sertãozinho, SP.

Como Montar uma Cooperativa de Trabalhadores Rurais

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/27999.htm
[ TECNOLOGIA # CURSOS ] Cooperativa é uma opção de futuro que traz garantias à relação entre trabalhadores e proprietários rurais, além de benefícios claros para ambos. Este curso constituído de filmes, em DVD, e manuais interativos, mostra o funcionamento de duas cooperativas que estão obtendo sucesso, a COTRAR e a COTRAGE, ambas situadas em Minas Gerais, na região do triângulo mineiro, e aborda os seguintes assuntos: legislação; aspectos administrativos; cooperativa de trabalho; como surgiram; como funcionam; organização interna; direitos e benefícios; e, parceria cooperativada.

Como Montar uma Cafeteria

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/27998.htm
[ TECNOLOGIA # CURSOS ] A atividade de cafeteria, quando bem administrada, é gratificante e pode proporcionar bons lucros, pois lida com um produto que está inserido em nossa cultura, o café. Trata-se de mercado em plena expansão, com crescimento de cerca de 20% ao ano, na demanda de café expresso. São abordados os seguintes assuntos: planejamento da cafeteria; instalações; equipamentos e utensílios; equipe de trabalho; higiene do pessoal, das instalações e dos equipamentos; escolha do café; cardápio; preparo do café expresso; receitas de bebidas com café; sspectos da montagem e operação; e, determinação do preço de venda dos produtos.

Fungos de Expressão Quarentenária em Fruteiras

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/27548.htm
[ TECNOLOGIA # LIVROS ] Descreve, com o apoio de ilustrações, 29 espécies de fungos exóticos que ocorrem em uva, maçã, ameixa, pêssego, pêra, cereja e em algumas outras plantas hospedeiras de clima temperado. Para cada espécie de fungo são apresentados a forma de transmissão, o ciclo de hospedeiros, a distribuição geográfica, os métodos mais precisos para a detecção, sua possível erradicação dos pomares e os danos causados nas frutas e nos pomares.

Avaliação da qualidade das Águas: manual prático

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/27547.htm
[ TECNOLOGIA # LIVROS ] Apresenta um método simples de avaliação da qualidade da água, que permite a participação de alunos e professores do ensino fundamental, bem como de membros de comunidades rurais, no processo de monitoramento ambiental dos recursos hídricos. Aborda os parâmetros básicos de avaliação de qualidade da água: temperatura, pH, condutividade, sólidos totais, turbidez, oxigênio dissolvido, fósforo, nitrato, amônia, indicadores microbiológicos, metais pesados e agrotóxicos.

Paraná é pioneiro no país a rotular produtos transgênicos

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/100063.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] O Paraná é o estado pioneiro no cumprimento do decreto federal que determina a rotulagem de produtos industrializados fabricados com matéria-prima de origem transgênica. Atualmente, cerca de 24 empresas que dominam a produção de soja e derivados foram notificadas pelo Ministério Público do Paraná para apresentar a listagem de seus produtos e se a matéria-prima tem origem em organismos geneticamente modificados ou não.

Pesquisar este blog