Selecione o dia...

segunda-feira, 7 de abril de 2008

Famato alerta que inclusão de mais 67 municípios de MT no decreto 6321 revolta setor

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/100497.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] A ampliação de restrições ambientais para mais 67 municípios do Estado, além dos 19 já inseridos no decreto 6.321, revoltou o setor produtivo do estado e parlamentares. A nova lista foi publicada na Portaria nº 96, de 27 de março de 2008, de autoria do Ministério do Meio Ambiente (MMA).

Relações bilaterais Brasil-China devem ser fortalecidas

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/100496.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] ?O Brasil tem um grande potencial como produtor de alimentos e a China tem todo interesse nesta parceria?. A afirmação foi feita pelo Embaixador da China no Brasil, Chen Duqing, logo depois de ouvir os elogios do Ministro da Agricultura, Reinhold Stephanes, sobre a importância para o Brasil de ter a China como um dos principais parceiros comerciais, inclusive com as carnes de bovinos, suínos e aves como os mais recentes itens na pauta de importações do País mais populoso do mundo. Foi durante a participação de ambos na solenidade de abertura da 48ª Exposição Agropecuária e Industrial de Londrina (PR), a maior da América Latina.

Embargo à carne pela UE não desanima certificadoras brasileiras

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/100493.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] A chegada a Brasília do diretor de Saúde e Bem-Estar Animal da União Européia (UE), Bernard Van Goethem, marcada para hoje (7/4), para conhecer de perto o trabalho da Defesa Sanitária em nosso País, vai coincidir com a retomada das discussões entre as certificadoras brasileiras, técnicos, veterinários, indústria e produtores, em duas reuniões setorizadas, em São Paulo, dentro do National Technical Working Group GlobalGAP IFA (Segurança Integrada de Fazenda) no Brasil. A GlobalGAP é hoje o grupo que representa os maiores varejistas da UE, Estados Unidos, Ásia, África e América Latina.

Cerrado: Esperança para vegetação nativa

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/100443.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] Com mais de 10 mil espécies vegetais nativas, o cerrado tem grande potencial científico e industrial, mas também é um ambiente ameaçado de extinção. Dos 204 milhões de hectares originais, apenas 43% continuam intactos. Na disputa entre explorar ou preservar, o caminho ideal seria o desenvolvimento sustentável. Mas um obstáculo pode prejudicar essa prática: muitas plantas do cerrado têm sementes que se desidratam rapidamente e morrem ou que são altamente suscetíveis ao ataque de microorganismos. Semear seria praticamente impossível, não fosse pelo trabalho de uma equipe do Departamento de Botânica da Universidade de Brasília (UnB).

Grupo de Estudos da Famasul reúne-se com presidente do Fórum Nacional da Pecuária de Corte da CNA

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/100508.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] Em visita ao Mato Grosso do Sul, o presidente do Fórum Nacional da Pecuária de Corte da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), Antenor Nogueira, esteve na Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso do Sul (Famasul), hoje (7/4), conversando com os membros do Grupo de Estudos da Famasul, que busca de forma definitiva atender às exigências do mercado mundial de carnes. ?O grupo de estudos é uma oportunidade para rever conceitos e aprimorar as políticas públicas para atender o mercado mundial?, destacou o presidente do Fórum, Antenor Nogueira.

Famasul solicita colaboração de Xico Graziano na elaboração de suas ações para 2008

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/100507.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] O presidente da Federação da Agricultura e Pecuária de MS (Famasul), Ademar Silva Junior, solicitou ao secretário de Meio Ambiente do Estado de São Paulo, Xico Graziano, sua colaboração na elaboração das ações da Famasul e do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural ? Administração Regional MS (Senar-AR/MS). Em 2008, o tema transversal da instituição é o meio ambiente.

IZ recebe a visita de representante do Ministério da Nicarágua

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/100506.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] Em visita ao Brasil, o Coordenador de Sanidade Vegetal e Sementes (Regional 6), do Ministério Agropecuário e Florestal (MAGFOR), da Nicarágua, visitou, dia 25 de março, as áreas de forragicultura e pastagem do Instituto de Zootecnia (IZ-APTA), da Secretaria de Agricultura e Abastecimento de São Paulo, em Nova Odessa (SP).

Importância da apicultura é demonstrada em oficina do Senar- AR/MS na Expogrande

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/100505.htm
[ TECNOLOGIA # CURSOS ] Para Gustavo Nadeu Bijos, médico veterinário, consultor em apicultura e meliponicultura (criação racional de abelhas nativas sem ferrão), coordenador da Câmara Setorial Consultiva da Apicultura de Mato Grosso do Sul (CSEAP), e educador do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural ? Administração Regional de Mato Grosso do Sul (Senar?AR/MS), não é exagero afirmar que a extinção das abelhas significaria o fim da produção de alimentos no mundo, uma vez que estas são responsáveis por 85% da polinização das plantas nativas e cultivadas do planeta.

Cultivo de plantas medicinais é tema de oficina Expogrande

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/100504.htm
[ TECNOLOGIA # CURSOS ] Dar início ou ampliar o conhecimento das pessoas sobre o cultivo e utilização de plantas medicinais na fabricação de xaropes, pomadas, tinturas e outros medicamentos para uso exclusivamente doméstico, foi o objetivo da oficina oferecida ao público da Expogrande 2008, no dia 4, no stand do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural ? Administração Regional de Mato Grosso do Sul (Senar-AR/MS) e da Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso do Sul (Famasul).

Novas diretorias da ACEA e AEAMS tomam posse durante Expogrande 2008

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/100503.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] Um grupo representativo de engenheiros agrônomos de Mato Grosso do Sul prestigiou a cerimônia de posse das novas diretorias da Associação Campo-grandense de Engenheiros Agrônomos (ACEA) e Associação de Engenheiros Agrônomos de Mato Grosso do Sul (AEAMS). A solenidade aconteceu na noite do último dia 5, no recinto denominado Casa da Agronomia, no Parque Laucídio Coelho e contou com a presença da engenheira agrônoma Maria Lizete Barreto de Menezes Britto, como representante da Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso do Sul (Famasul), onde exerce a função de diretora-tesoureira.

Concen debate em Brasília tarifa de energia elétrica de Mato Grosso do Sul

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/100502.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] Hoje (7/4), os consumidores sul-mato-grossenses terão conhecimento da decisão final da Agência Nacional de Energia Elétrica. As discussões encerram-se com a Reunião Pública da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) que acontece em Brasília às 9 horas (horário local). O Conselho dos Consumidores de Enercia Elétrica de Mato Grosso do Sul (Concen) estará presente na reunião representado por Jenner Ferreira (assessor técnico do Concen) e Maria Rita Giraldelli (vice-presidente da Associação Brasileira da Cidadania e do Consumidor de Mato Grosso do Sul).

VM Tecnologia traz para o Brasil software que ajuda a escrever em inglês

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/100501.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] Está chegando ao Brasil o software Perfect English, um aplicativo pessoal para correção ortográfica na língua inglesa. Ele resolve uma das maiores dificuldades dos executivos, estudantes, internautas em geral e todos aqueles que precisam redigir e-mails, contratos, memorandos, relatórios, propostas comerciais ou projetos com este idioma.

Estratégias para tornar mais eficazes suas reuniões via videoconferência

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/100500.htm
[ TECNOLOGIA # ARTIGOS ] Em um mundo no qual as pessoas têm cada vez menos tempo para executar suas atividades, as reuniões corporativas acabaram se tornando um grande ladrão de tempo. Nossas pesquisas estimam que apenas 1/3 das reuniões são realmente eficazes e o restante são horas desperdiçadas e dinheiro perdido.

30ª edição do Prêmio Frederico de Menezes Veiga 2008 já tem vencedores

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/100499.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] A 30ª edição do Prêmio Frederico de Menezes Veiga 2008 já tem vencedores. Os escolhidos deste ano pela Comissão Julgadora foram a pesquisadora Wania Maria Gonçalves Fukuda, da Embrapa Mandioca e Fruticultura Tropical (Cruz das Almas ? BA), e o engenheiro agrônomo Glauco Olinger, consultor da Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri). O tema deste ano é ?Integração Pesquisa e Extensão: Fator de sucesso da moderna agricultura brasileira?.

Instrutor do Senar-MT ensina o melhor caminho para obter renda na ovinocaprinocultura

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/100498.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] A 4ª edição da Exposição de Pequenos Animais (Expopeq), no Parque de Exposições Senador Jonas Pinheiro, em Cuiabá, que teve início no dia 4 e vai até o dia 8 de abril, mostra um nicho de mercado com um imenso potencial em todo o País. Além de cachorros, gatos, aves e peixes, a Expopeq apresenta a crescente produção de ovinos e caprinos de Mato Grosso, segmento que tem a ambiciosa meta de atingir, até 2010, cinco milhões de cabeças.

Secretaria da Agricultura do ES lança o Espaço Agricultura em Movimento e a Rede Agricultura

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/100495.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] A Secretaria da Agricultura, Abastecimento, Aqüicultura e Pesca do Espírito Santo (Seag) inaugura no próximo dia 08 seu espaço institucional nas dependências do Hortomercado, em Vitória. O Espaço Agricultura em Movimento contará com novos projetos que estarão à disposição do público com o objetivo de integrar o meio urbano com o rural. Para isso, foram desenvolvidos a Rede Agricultura ? Rádio e TV na internet, a Biblioteca Rural, o Artesanato em Movimento e um espaço cultural.

Fotógrafo Edson Endrigo lança ?Aves do Cerrado?

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/100494.htm
[ TECNOLOGIA # LIVROS ] No próximo dia 22 de maio, o fotógrafo Edson Endrigo lança o terceiro livro de sua coleção Aves nos Biomas Brasileiros. A edição atual, com o título ?Aves do Cerrado?, traz imagens de 100 espécies nativas da região, todas livres no seu habitat natural. O lançamento será realizado durante o 3º Encontro Brasileiro de Observação de Aves - Avistar 2008, no próximo dia 22 de maio, no Parque Villa Lobos, em São Paulo.

Entenda mais sobre o GenoPhos, a nova geração de fitase da Uniquímica

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/100456.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] A Uniquímica está lançando ao mercado a Enzima GenoPhos, uma nova geração de fitase. A utilização de GenoPhos em dietas avícolas, melhora substancialmente o aproveitamento do fósforo fítico de ingredientes vegetais (que normalmente é baixo), através da hidrólise do fitato (fitina), um composto orgânico que apresenta efeito anti-nutricional por tornar indisponível alguns nutrientes da dieta (minerais, aminoácidos e amido).

Criação de Minhocas

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/28075.htm
[ TECNOLOGIA # CURSOS ] VERSÃO ATUALIZADA E AMPLIADA - A criação de minhocas é uma boa alternativa de renda, tendo como produtos finais a farinha de minhoca, o húmus e as próprias minhocas como matrizes. Neste curso constituídos de filmes, em DVD, e manuais interativos, são abordados os seguintes assuntos: biologia e espécies das minhocas; construção de minhocários; manejo do minhocário; substrato e compostagem; colheita do húmus e das minhocas; e, produção de farinha de minhoca; mercado.

Criação de Marrecos

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/28074.htm
[ TECNOLOGIA # CURSOS ] Os marrecos são aves muito resistentes e não necessitam de muito luxo durante o crescimento e a engorda. O consumo de carne e de penas tem aumentado muito nos últimos anos, tornando sua criação uma boa complementação de renda para o produtor rural. Este curso, constituído de filmes, em DVD, e manual interativo aborda os seguintes assuntos: produção de marrequinhos; instalações. Criação de reprodutores. Reprodução. Lavagem, desinfecção e incubação dos ovos. Nascimento dos marrequinhos; fase inicial de criação; cuidados na fase de pré-criação, quando as aves são muito sensíveis - instalações, densidade de criação, alimentação, dimorfismo sexual e embalagem dos marrequinhos para transporte; fase de crescimento e engorda; instalações: densidade de criação, alimentação, principais doenças e como preveni-las, e consórcio marreco peixe e marreco arroz; abate e comercialização; análise de custo; e, preparo do marreco para o consumo.

Agroindústria Familiar: Queijo Parmesão

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/27624.htm
[ TECNOLOGIA # LIVROS ] Entre os derivados do leite, o queijo é um dos principais produtos, tendo, alta demanda para consumo. É um concentrado protéico-gorduroso, cuja obtenção é feita mediante a coagulação do leite e a posterior retirada do soro. A fabricação do queijo é uma arte que, independentemente do grau de industrialização ou do nível tecnológico, requer do queijeiro dedicado e cuidados em cada etapa de produção, para a obtenção de um bom produto.

Agroindústria Familiar: Queijo Mussarela

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/27623.htm
[ TECNOLOGIA # LIVROS ] Entre os derivados do leite, o queijo é um dos principais produtos, tendo, alta demanda para consumo. É um concentrado protéico-gorduroso, cuja obtenção é feita mediante a coagulação do leite e a posterior retirada do soro. A fabricação do queijo é uma arte que, independentemente do grau de industrialização ou do nível tecnológico, requer do queijeiro dedicado e cuidados em cada etapa de produção, para a obtenção de um bom produto.

Pesquisar este blog