Selecione o dia...

segunda-feira, 11 de agosto de 2008

Justiça obriga Funai a notificar donos de áreas que vistoriará em Mato Grosso do Sul

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/101953.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] A Justiça vai exigir que a Fundação Nacional do Índio (Funai) notifique os proprietários de áreas que serão vistoriadas durante o estudo para demarcação de territórios indígenas em Mato Grosso do Sul. A determinação consta de decisão liminar do juiz Clorsivaldo Rodrigues dos Santos, da 1ª Vara da Justiça Federal em Campo Grande.

Lideranças da pecuária brasileira defendem exportação de gado em pé

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/101957.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] Desde o início do ano, os frigoríficos vêm pressionando os pecuaristas para barrar o mercado de exportação de animais vivos para abate. Na semana passada, pela primeira vez, as lideranças da pecuária nacional deram uma resposta oficial para a indústria. A Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ) e a Associação dos Criadores de Nelore do Brasil (ACNB) querem que a venda de boi em pé no mercado internacional não seja sobretaxada, como pedem os frigoríficos.

Conab avalia que aumento do preço mínimo do feijão deve ampliar área plantada

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/101954.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] O preço mínimo estipulado pelo governo para o feijão deve gerar um aumento "expressivo" na área plantada do produto. A estimativa é do analista da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) João Figueiredo Ruas. O valor garantido aos agricultores para uma saca de 60 quilos passará de R$ 47 na safra 2007/08 para R$ 80 na que se inicia agora. Se o mercado estiver pagando menos que isso, o governo entrará adquirindo parte da produção.

Epamig comemora 34 anos levando novas tecnologias à mesa dos mineiros

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/101925.htm
[ TECNOLOGIA # CURSOS ] No dia 6 de agosto a Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig) completou 34 anos. Desde 1974 a empresa desenvolve pesquisas que visam novas tecnologias para a melhoria da qualidade dos alimentos, o bem estar da sociedade e o desenvolvimento sustentável de Minas Gerais. Atualmente a empresa conta com 10 Programas de Pesquisa que abrangem essas áreas.

Atlas sobre qualidade das águas subterrâneas é lançado durante o IV GeoNordeste

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/101968.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] A agricultura irrigada já responde por mais de 70% do volume de água retirado das fontes disponíveis no mundo, no entanto, no Brasil os mananciais subterrâneos ainda são pouco utilizados para este fim. As águas subterrâneas constituem-se em reserva estratégica de água para suprimento da demanda atual e futura, sendo, assim, indispensável o domínio da informação sobre sua localização e constituição no desenvolvimento de um processo eficiente de gerenciamento.

Começa hoje prazo para pagamento do Imposto Territorial Rural

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/101967.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] Os proprietários de imóveis rurais, pessoas físicas ou jurídicas, começam a apresentar hoje (11/8) à Receita Federal do Brasil as declarações do Imposto Territorial Rural (ITR) deste ano. O prazo vai até 30 de setembro. No ano passado, foram entregues 4,8 milhões de declarações.

Falta mão-de-obra qualificada para o setor agropecuário

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/101964.htm
[ TECNOLOGIA # CURSOS ] O Sindicato Rural da Alta Noroeste (Siran) em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), realizam entre os dias 11 e 15 de agosto, no Recinto de Exposições "Clibas de Almeida Prado", o curso de operação e manutenção de tratores agrícolas. O curso é gratuito e atenderá 20 produtores, trabalhadores rurais e familiares, com idade superior a 18 anos, dos municípios de Araçatuba, Guararapes, Rubiácea, Birigui, Bilac e Santo Antônio do Aracanguá.

Curso de Agronomia da Unemat em Tangará da Serra recebe nota 4 no Enad

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/101963.htm
[ TECNOLOGIA # CURSOS ] O curso de agronomia do campus da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) em Tangará da Serra obteve conceito 4 na avaliação do Ministério da Educação (MEC), quando a nota máxima é 5. O resultado do Enad 2007, publicado recentemente aponta as qualidades do curso ofertado pela instituição.

Seminário aborda o uso eficiente da madeira energética

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/101962.htm
[ TECNOLOGIA # EVENTOS ] O Instituto Nacional de Eficiência Energética (Inee) promoverá, nos dias 2 e 3 de setembro, na Academia Brasileira de Ciências, no Rio de Janeiro, o Seminário Madeira Energética ? Uso eficiente com preservação ambiental.

CNPq lança chamada para a rede de pesquisa do bambu

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/101961.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] Um mercado ainda pouco explorado no Brasil, mas com grande aplicação econômica em diversos países, ganha um impulso com a criação da Rede Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento do Bambu (Redebambu/BR).

Abertas as inscrições para o processo seletivo da AIESEC

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/101960.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] A AIESEC, rede mundial sem fins lucrativos gerida por jovens universitários e recém-graduados abre processo seletivo no início do segundo semestre. A organização, que possui sede em mais de cem países, tem por objetivo auxiliar na formação de futuros líderes preocupados em impactar positivamente a sociedade.

Assembléia Legislativa de Minas aprova a Bolsa Verde

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/101958.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] Proprietários de áreas urbanas ou rurais que preservarem, em seus terrenos, as nascentes de água e as áreas que contenham biodiversidade e ecossistemas especialmente sensíveis deverão contar com uma ajuda financeira mensal do governo. O Plenário da Assembléia Legislativa de Minas Gerais aprovou em 2º turno, na Reunião Ordinária do dia 6 de agosto, o Projeto de Lei 952/07, do deputado Roberto Carvalho (PT), que cria esse auxílio, chamado "Bolsa Verde".

Governadores querem instalação de comissão gestora do Plano Amazônia Sustentável

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/101956.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] A instalação imediata de uma comissão gestora do Plano Amazônia Sustentável (PAS) está entre as 15 reivindicações que os governadores e vices-governadores da região definiram no último dia 8, durante o II Fórum dos Governadores da Amazônia Legal, realizado em Cuiabá (MT).

Alta nos preços poderá influenciar formação de estoques públicos de grãos

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/101955.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] Os altos preços dos alimentos podem prejudicar a proposta do governo de alcançar os 6 milhões de toneladas de grãos nos estoques públicos em 2009. Isso porque a aquisição de produtos agrícolas em momento de preços elevados pode provocar um aumento ainda maior. A avaliação é do diretor de Gestão de Estoques da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), Rogério Colombini.

Embrapa oferece curso de cromatografia gasosa

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/101944.htm
[ TECNOLOGIA # CURSOS ] A Embrapa Agroindústria de Alimentos (Rio de Janeiro/RJ), com apoio da Sociedade Brasileira de Ciência e Tecnologia de Alimentos (sbCTA), realizará o curso de Introdução à Cromatografia em Fase Gasosa no período de 13 a 15 de outubro. O curso teórico e prático é dirigido a químicos, farmacêuticos, laboratoristas, técnicos e estudantes de graduação e pós-graduação. Os cinco primeiros professores ou universitários terão 50% de desconto na taxa de inscrição.

"Estatísticas do meio Rural" chega à terceira edição

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/101943.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] A nova edição de Estatísticas do Meio Rural já está disponível na internet para download (arquivo PDF - 1 Mb), na seção Publicações do Portal NEAD e no portal Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA). A obra traz tabelas e gráficos atualizados, com informações mais recentes sobre crédito, qualidade de vida das pessoas que vivem na área rural, e produção agrícola de alimentos, por exemplo.

Produção de Abacaxi

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/28323.htm
[ TECNOLOGIA # CURSOS ] O abacaxi é uma cultura que pode se tornar altamente rentável quando conduzida, utilizando-se tecnologia adequada. Neste videocurso, o CPT coloca você em contato com alguns dos maiores especialistas e produtores do país. Você vai ver como o abacaxi deve ser cultivado para que atinja o máximo de produtividade; como produzir mudas isentas de pragas e doenças; a técnica do seccionamento do caule e como fazer o plantio adequadamente. Você vai conhecer as principais pragas e doenças e o seu controle, os tratos culturais, como é feita a colheita e o tratamento pós-colheita.

Produção Comercial de Plantas Medicinais

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/28322.htm
[ TECNOLOGIA # CURSOS ] A demanda por plantas medicinais está aumentando nos últimos anos. Mas, no Brasil, a maior parte das plantas medicinais comercializadas são provenientes do extrativismo, ou seja, da coleta de plantas que nascem espontaneamente nas matas e pastagens. Geralmente, essas plantas desidratadas têm qualidades insatisfatórias, como baixos teores de princípios ativos, e apresentam sinais de deterioração. O cultivo de plantas medicinais em uma escala maior, visando à comercialização, exige um planejamento cuidadoso desde o início de modo a manter uma produção constante e a qualidade dos produtos.

Pesquisar este blog