Selecione o dia...

quarta-feira, 11 de junho de 2008

PIB brasileiro cresce 5,8% no primeiro trimestre

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/101245.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] O Produto Interno Bruto (PIB), a soma de todos os bens e serviços produzidos no país, registrou expansão de 5,8% no primeiro trimestre deste ano, em comparação com o mesmo período de 2007. O índice cresceu 0,7% em relação ao trimestre anterior. Em valores reais, o PIB alcançou R$ 665,5 bilhões.

Exportadores de carne in natura querem conquistar mercados japonês e norte-americano

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/101242.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] Dois grandes centros consumidores estão na mira de exportadores brasileiros de carne bovina: o Japão e os Estados Unidos. Vencer as barreiras que ainda impedem os habitantes dos dois países de experimentar o produto brasileiro in natura foi um dos desafios assumidos ontem (10/6) pelo economista Roberto Giannetti, ao tomar posse na presidência da Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carne (Abiec), em substituição a Marcus Vinicius Pratini de Moraes.

Acesso Livre amplia informação científica

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/101240.htm
[ TECNOLOGIA # ARTIGOS ] A informação científica é insumo crucial à realização de pesquisas e, conseqüentemente, ao desenvolvimento científico dos países. O acesso a esse insumo, entretanto, ainda é muito dispendioso. A assinatura anual de uma revista científica comercial situa-se na faixa de milhares de dólares. Para facilitar o acesso a essa informação, existem duas iniciativas em curso: o Portal de Periódicos da Capes e o conjunto de ações do acesso livre à literatura científica.

Ministros das Américas debatem ações integradas em agricultura e saúde

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/101239.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] O Brasil sedia, dias 11 e 12 de junho, no Rio de Janeiro, a RIMSA 15 (Reunião Interamericana, em Nível Ministerial, sobre Saúde e Agricultura), a COHEFA 11 (Reunião do Comitê Hemisférico para a Erradicação da Febre Aftosa), e a COPAIA 5 (5ª Reunião da Comissão Pan-americana de Inocuidade de Alimentos), convocadas pela diretora da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS), Mirta Roses Periago. As reuniões ocorrem, tradicionalmente, a cada dois anos em Washington (DC), nos Estados Unidos.

Empresário pode pegar até 13 anos de prisão por crime ambiental e trabalho escravo

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/101265.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] O empresário Antônio Belém de Oliveira, 55 anos, pode ser condenado a até 13 anos de prisão, além de multa, pelos crimes de desmatamento ilegal, exploração de trabalho escravo e violação das leis trabalhistas. Ele foi preso no início da noite do dia 10 por agentes da Superintendência da Polícia Federal (PF) em Roraima, em sua fazenda no município de Amajari, próximo ao Rio Acari, no norte do estado, na fronteira com a Venezuela.

Pesquisa acadêmica da UFMG comprova eficiência de Ivomec® Gold no controle de verminoses

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/101255.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] Uma pesquisa acadêmica da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), que comparou a eficiência de vários vermífugos de longa e curta ação, comprovou a superioridade do Ivomec® Gold, da Merial Saúde Animal, no combate a verminoses. O trabalho foi sintetizado na tese de mestrado da médica veterinária Maria do Socorro, orientada pelo Prof. Walter dos Santos Lima, e mostra que Ivomec® Gold aplicado de forma estratégica protege o rebanho das verminoses com apenas dois tratamentos e promove ganho de peso até 4% superior em relação aos demais produtos. A pesquisa foi realizada na Fazenda Ariranha, região do Vale do Mucuri (MG).

Centro de Performance da Lagoa realiza pesagem inicial dos 459 animais presentes no teste de performance de 2008

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/101254.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] O Centro de Performance Lagoa 2008, teste de performance realizado pela Lagoa, maior central de genética bovina da América Latina, integrante da CRV, realiza no próximo dia 13 a pesagem inicial para a avaliação no Confinamento Savegnago, em Sertãozinho (SP).

Feicorte recebe curso de formação para churrasqueiros

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/101250.htm
[ TECNOLOGIA # CURSOS ] Do pasto ao prato, todos os elos da cadeia produtiva da carne estarão em evidência durante a 14ª Feira Internacional da Cadeia Produtiva da Carne - Feicorte 2008, programada entre 17 e 21 de junho no Centro de Exposições Imigrantes, em São Paulo. Aproveitando o espaço e o público qualificado presente à feira, o Serviço de Informação da Carne (SIC) promoverá no dia 18 de junho, às 14h, o 1º Curso de Churrasco para Profissionais.

Tortuga lança campanha para orientar pecuarista durante o período da seca

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/101249.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] A Tortuga inicia a divulgação da campanha Na Seca, se não for Tortuga é conversa pra boi dormir visando conscientizar sobre a importância dos cuidados com a nutrição de bovinos durante o período da seca, quando há redução da qualidade das pastagens e o animal corre o risco de perder peso caso não seja assistido por um programa nutricional adequado.

Asbram realiza curso para esclarecer exigências do Ministério da Agricultura para produtos de nutrição animal

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/101248.htm
[ POLITICA # CURSOS ] A cidade de Uberlândia (MG) receberá nos dias 16 e 17 de junho, na Faculdade de Medicina Veterinária de Uberlândia, o 5º Curso Asbram IN4, realizado pela Associação Brasileira de Indústrias das Suplementos Minerais (Asbram), em parceria com o Sindicato Nacional das Indústrias de Alimentação Animal (SINDIRAÇÕES).

Prêmio Santander está com inscrições abertas até o dia 22 de agosto

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/101246.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] A 4ª edição dos prêmios Santander de Empreendedorismo e de Ciência e Inovação está com inscrições abertas até o dia 22 de agosto. O prêmio é destinado a graduandos, pós-graduandos e pesquisadores-doutores. O objetivo é estimular a atitude empreendedora e a pesquisa científica no meio acadêmico, revelando novos talentos e projetos que possam contribuir para o desenvolvimento sustentável do país.

Programa Pesebem chega a Bataguassu

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/101244.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] O programa Pesebem, resultado de uma iniciativa coordenada pela Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso do Sul (Famasul), está instalando mais uma balança dos produtores no frigorífico Marfrig de Bataguassu. A partir de agora os pecuaristas do município e região podem contar com essa importante aliada para estabelecer comparativo seguro e eficiente na pesagem dos animais que entregam para abate, nesta unidade.

Tendência para o mercado de café é tema de palestra em Ivinhema

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/101243.htm
[ ECONOMIA # EVENTOS ] A produção de café e as tendências de mercado para o produto serão temas da palestra que acontece amanhã (12/6), no município de Ivinhema (MS), a partir das 19 horas, no Projeto Conviver. O presidente da Comissão Nacional do Café da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), Breno Pereira de Mesquita, fará a palestra.

Produção de milho pode superar a de soja este ano, prevê técnico do IBGE

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/101241.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] O volume da produção estimada para o milho este ano pode superar a da soja. A avaliação é do coordenador de Agropecuária do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Flávio Bolliger.

Brasil quebra paradigmas com trabalho integrado pela inocuidade de alimentos

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/101238.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] "Estamos quebrando alguns paradigmas no Brasil. Os órgãos responsáveis por garantir a inocuidade dos alimentos estão realizando um trabalho integrado e programado não só para o consumidor brasileiro, mas para o de outros países dada a importância do País como grande exportador desses produtos". A declaração foi dada pelo diretor de Inspeção de Produtos de Origem Animal do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), Nelmon Costa, durante a abertura da 5ª Reunião da Comissão Pan-Americana de Inocuidade dos Alimentos (Copaia 5), ontem 10 de junho, no Rio de Janeiro.

Famasul promove seminário para avaliar ocorrência de ferrugem asiática

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/101228.htm
[ TECNOLOGIA # EVENTOS ] A ferrugem asiática e os fatores que concorreram para o aparecimento de inúmeros focos de ferrugem asiática nas lavouras de soja de Mato Grosso do Sul, na safra 2007/2008 serão temas do 1° Seminário de Avaliação da Ferrugem Asiática no MS ? safra 2007/2008. O evento será no próximo dia 13, no auditório da Federação da Agricultura e Pecuária de MS (Famasul), das 9h às 15h30.

Hidroponia de Plantas Medicinais e Condimentares

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/28204.htm
[ TECNOLOGIA # CURSOS ] O cultivo em sistema hidropônico permite produzir plantas medicinais e condimentares limpas, sem contaminastes, sem resíduos de agrotóxicos e com alto teor de princípios ativos, atendendo, dessa maneira, às exigências dos consumidores. Esse curso constituído de filmes, em DVD, e manuais interativos aborda: instalações necessárias; preparo da solução nutritiva; fatores ambientais que afetam a hidroponia; manutenção da solução nutritiva; espécies de plantas para cultivo hidropônico; produção de mudas; cultivo; colheita; secagem e armazenamento; e, comercialização.

Hidroponia - Solução Nutritiva

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/28203.htm
[ TECNOLOGIA # CURSOS ] A solução nutritiva é a alma de qualquer cultivo hidropônico, pois na hidroponia, ela substitui uma das funções mais nobres do solo, a de fornecedor de nutrientes. Neste curso constituídos de filmes, em DVD, e manuais interativos, serão apresentados os seguintes assuntos: noções básicas sobre nutrição mineral das plantas; como diferenciar um sintoma de deficiência nutricional de um sintoma de ataque de pragas e doenças; características da água e as fontes de nutrientes que podem ser utilizadas para compor a solução nutritiva; culturas que podem ser cultivadas em hidroponia; como formular uma solução nutritiva para diversas culturas: hortaliças folhosas (alface, agrião, chicória, espinafre, rúcula, couve e almeirão); hortaliças de fruto (tomate, pimentão, pepino, berinjela, melão e morango); flores (rosas, crisântemos e cravos); formulações de solução recomendadas pela ESALQ - Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz e pelo IAC - Instituto Agronômico de Campinas; e, como calcular, preparar e manejar a solução nutritiva.

Inoculação do feijoeiro comum com bactéria rizóbio garante economia ao produtor

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/27754.htm
[ TECNOLOGIA # DVDS ] O Dia de Campo na TV é um programa semanal produzido pela Embrapa Informação Tecnológica com a participação de pesquisadores e representantes da extensão rural. Grande parte da produção do feijão brasileiro está ligada a pequenas e médias propriedades, geralmente necessitando do desenvolvimento de tecnologias de baixo custo, como a inoculação, capazes de melhorar os níveis de produtividade dos pequenos agricultores.

ABC da Agricultura Familiar: como plantar caju

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/27753.htm
[ TECNOLOGIA # LIVROS ] Esta coleção é destinada ao pequeno produtor e contém valiosas instruções sobre o trabalho no campo, abordando os temas mais comuns para o deu dia-a-dia, que são: a criação de animais, técnicas de plantio, práticas de controle de pragas e doenças, adubação alternativa e fabricação de conservas de frutas, as instruções mostram como otimizar a atividade rural. As pequenas cartilhas são elaboradas em linguagem simples e objetiva, cujas informações permitirão aos produtores diminuir os custos, aumentar a produção e melhorar a qualidade dos alimentos produzidos, criar outras fontes de renda e agregar valor aos seus produtos.

PIB brasileiro cresce 5,8% no primeiro trimestre

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/101245.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] O Produto Interno Bruto (PIB), a soma de todos os bens e serviços produzidos no país, registrou expansão de 5,8% no primeiro trimestre deste ano, em comparação com o mesmo período de 2007. O índice cresceu 0,7% em relação ao trimestre anterior. Em valores reais, o PIB alcançou R$ 665,5 bilhões.

Exportadores de carne in natura querem conquistar mercados japonês e norte-americano

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/101242.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] Dois grandes centros consumidores estão na mira de exportadores brasileiros de carne bovina: o Japão e os Estados Unidos. Vencer as barreiras que ainda impedem os habitantes dos dois países de experimentar o produto brasileiro in natura foi um dos desafios assumidos ontem (10/6) pelo economista Roberto Giannetti, ao tomar posse na presidência da Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carne (Abiec), em substituição a Marcus Vinicius Pratini de Moraes.

Acesso Livre amplia informação científica

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/101240.htm
[ TECNOLOGIA # ARTIGOS ] A informação científica é insumo crucial à realização de pesquisas e, conseqüentemente, ao desenvolvimento científico dos países. O acesso a esse insumo, entretanto, ainda é muito dispendioso. A assinatura anual de uma revista científica comercial situa-se na faixa de milhares de dólares. Para facilitar o acesso a essa informação, existem duas iniciativas em curso: o Portal de Periódicos da Capes e o conjunto de ações do acesso livre à literatura científica.

Ministros das Américas debatem ações integradas em agricultura e saúde

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/101239.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] O Brasil sedia, dias 11 e 12 de junho, no Rio de Janeiro, a RIMSA 15 (Reunião Interamericana, em Nível Ministerial, sobre Saúde e Agricultura), a COHEFA 11 (Reunião do Comitê Hemisférico para a Erradicação da Febre Aftosa), e a COPAIA 5 (5ª Reunião da Comissão Pan-americana de Inocuidade de Alimentos), convocadas pela diretora da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS), Mirta Roses Periago. As reuniões ocorrem, tradicionalmente, a cada dois anos em Washington (DC), nos Estados Unidos.

Empresário pode pegar até 13 anos de prisão por crime ambiental e trabalho escravo

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/101265.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] O empresário Antônio Belém de Oliveira, 55 anos, pode ser condenado a até 13 anos de prisão, além de multa, pelos crimes de desmatamento ilegal, exploração de trabalho escravo e violação das leis trabalhistas. Ele foi preso no início da noite do dia 10 por agentes da Superintendência da Polícia Federal (PF) em Roraima, em sua fazenda no município de Amajari, próximo ao Rio Acari, no norte do estado, na fronteira com a Venezuela.

Pesquisa acadêmica da UFMG comprova eficiência de Ivomec® Gold no controle de verminoses

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/101255.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] Uma pesquisa acadêmica da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), que comparou a eficiência de vários vermífugos de longa e curta ação, comprovou a superioridade do Ivomec® Gold, da Merial Saúde Animal, no combate a verminoses. O trabalho foi sintetizado na tese de mestrado da médica veterinária Maria do Socorro, orientada pelo Prof. Walter dos Santos Lima, e mostra que Ivomec® Gold aplicado de forma estratégica protege o rebanho das verminoses com apenas dois tratamentos e promove ganho de peso até 4% superior em relação aos demais produtos. A pesquisa foi realizada na Fazenda Ariranha, região do Vale do Mucuri (MG).

Centro de Performance da Lagoa realiza pesagem inicial dos 459 animais presentes no teste de performance de 2008

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/101254.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] O Centro de Performance Lagoa 2008, teste de performance realizado pela Lagoa, maior central de genética bovina da América Latina, integrante da CRV, realiza no próximo dia 13 a pesagem inicial para a avaliação no Confinamento Savegnago, em Sertãozinho (SP).

Feicorte recebe curso de formação para churrasqueiros

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/101250.htm
[ TECNOLOGIA # CURSOS ] Do pasto ao prato, todos os elos da cadeia produtiva da carne estarão em evidência durante a 14ª Feira Internacional da Cadeia Produtiva da Carne - Feicorte 2008, programada entre 17 e 21 de junho no Centro de Exposições Imigrantes, em São Paulo. Aproveitando o espaço e o público qualificado presente à feira, o Serviço de Informação da Carne (SIC) promoverá no dia 18 de junho, às 14h, o 1º Curso de Churrasco para Profissionais.

Tortuga lança campanha para orientar pecuarista durante o período da seca

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/101249.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] A Tortuga inicia a divulgação da campanha Na Seca, se não for Tortuga é conversa pra boi dormir visando conscientizar sobre a importância dos cuidados com a nutrição de bovinos durante o período da seca, quando há redução da qualidade das pastagens e o animal corre o risco de perder peso caso não seja assistido por um programa nutricional adequado.

Asbram realiza curso para esclarecer exigências do Ministério da Agricultura para produtos de nutrição animal

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/101248.htm
[ POLITICA # CURSOS ] A cidade de Uberlândia (MG) receberá nos dias 16 e 17 de junho, na Faculdade de Medicina Veterinária de Uberlândia, o 5º Curso Asbram IN4, realizado pela Associação Brasileira de Indústrias das Suplementos Minerais (Asbram), em parceria com o Sindicato Nacional das Indústrias de Alimentação Animal (SINDIRAÇÕES).

Prêmio Santander está com inscrições abertas até o dia 22 de agosto

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/101246.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] A 4ª edição dos prêmios Santander de Empreendedorismo e de Ciência e Inovação está com inscrições abertas até o dia 22 de agosto. O prêmio é destinado a graduandos, pós-graduandos e pesquisadores-doutores. O objetivo é estimular a atitude empreendedora e a pesquisa científica no meio acadêmico, revelando novos talentos e projetos que possam contribuir para o desenvolvimento sustentável do país.

Programa Pesebem chega a Bataguassu

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/101244.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] O programa Pesebem, resultado de uma iniciativa coordenada pela Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso do Sul (Famasul), está instalando mais uma balança dos produtores no frigorífico Marfrig de Bataguassu. A partir de agora os pecuaristas do município e região podem contar com essa importante aliada para estabelecer comparativo seguro e eficiente na pesagem dos animais que entregam para abate, nesta unidade.

Tendência para o mercado de café é tema de palestra em Ivinhema

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/101243.htm
[ ECONOMIA # EVENTOS ] A produção de café e as tendências de mercado para o produto serão temas da palestra que acontece amanhã (12/6), no município de Ivinhema (MS), a partir das 19 horas, no Projeto Conviver. O presidente da Comissão Nacional do Café da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), Breno Pereira de Mesquita, fará a palestra.

Produção de milho pode superar a de soja este ano, prevê técnico do IBGE

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/101241.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] O volume da produção estimada para o milho este ano pode superar a da soja. A avaliação é do coordenador de Agropecuária do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Flávio Bolliger.

Brasil quebra paradigmas com trabalho integrado pela inocuidade de alimentos

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/101238.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] "Estamos quebrando alguns paradigmas no Brasil. Os órgãos responsáveis por garantir a inocuidade dos alimentos estão realizando um trabalho integrado e programado não só para o consumidor brasileiro, mas para o de outros países dada a importância do País como grande exportador desses produtos". A declaração foi dada pelo diretor de Inspeção de Produtos de Origem Animal do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), Nelmon Costa, durante a abertura da 5ª Reunião da Comissão Pan-Americana de Inocuidade dos Alimentos (Copaia 5), ontem 10 de junho, no Rio de Janeiro.

Famasul promove seminário para avaliar ocorrência de ferrugem asiática

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/101228.htm
[ TECNOLOGIA # EVENTOS ] A ferrugem asiática e os fatores que concorreram para o aparecimento de inúmeros focos de ferrugem asiática nas lavouras de soja de Mato Grosso do Sul, na safra 2007/2008 serão temas do 1° Seminário de Avaliação da Ferrugem Asiática no MS ? safra 2007/2008. O evento será no próximo dia 13, no auditório da Federação da Agricultura e Pecuária de MS (Famasul), das 9h às 15h30.

Hidroponia de Plantas Medicinais e Condimentares

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/28204.htm
[ TECNOLOGIA # CURSOS ] O cultivo em sistema hidropônico permite produzir plantas medicinais e condimentares limpas, sem contaminastes, sem resíduos de agrotóxicos e com alto teor de princípios ativos, atendendo, dessa maneira, às exigências dos consumidores. Esse curso constituído de filmes, em DVD, e manuais interativos aborda: instalações necessárias; preparo da solução nutritiva; fatores ambientais que afetam a hidroponia; manutenção da solução nutritiva; espécies de plantas para cultivo hidropônico; produção de mudas; cultivo; colheita; secagem e armazenamento; e, comercialização.

Hidroponia - Solução Nutritiva

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/28203.htm
[ TECNOLOGIA # CURSOS ] A solução nutritiva é a alma de qualquer cultivo hidropônico, pois na hidroponia, ela substitui uma das funções mais nobres do solo, a de fornecedor de nutrientes. Neste curso constituídos de filmes, em DVD, e manuais interativos, serão apresentados os seguintes assuntos: noções básicas sobre nutrição mineral das plantas; como diferenciar um sintoma de deficiência nutricional de um sintoma de ataque de pragas e doenças; características da água e as fontes de nutrientes que podem ser utilizadas para compor a solução nutritiva; culturas que podem ser cultivadas em hidroponia; como formular uma solução nutritiva para diversas culturas: hortaliças folhosas (alface, agrião, chicória, espinafre, rúcula, couve e almeirão); hortaliças de fruto (tomate, pimentão, pepino, berinjela, melão e morango); flores (rosas, crisântemos e cravos); formulações de solução recomendadas pela ESALQ - Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz e pelo IAC - Instituto Agronômico de Campinas; e, como calcular, preparar e manejar a solução nutritiva.

Inoculação do feijoeiro comum com bactéria rizóbio garante economia ao produtor

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/27754.htm
[ TECNOLOGIA # DVDS ] O Dia de Campo na TV é um programa semanal produzido pela Embrapa Informação Tecnológica com a participação de pesquisadores e representantes da extensão rural. Grande parte da produção do feijão brasileiro está ligada a pequenas e médias propriedades, geralmente necessitando do desenvolvimento de tecnologias de baixo custo, como a inoculação, capazes de melhorar os níveis de produtividade dos pequenos agricultores.

ABC da Agricultura Familiar: como plantar caju

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/27753.htm
[ TECNOLOGIA # LIVROS ] Esta coleção é destinada ao pequeno produtor e contém valiosas instruções sobre o trabalho no campo, abordando os temas mais comuns para o deu dia-a-dia, que são: a criação de animais, técnicas de plantio, práticas de controle de pragas e doenças, adubação alternativa e fabricação de conservas de frutas, as instruções mostram como otimizar a atividade rural. As pequenas cartilhas são elaboradas em linguagem simples e objetiva, cujas informações permitirão aos produtores diminuir os custos, aumentar a produção e melhorar a qualidade dos alimentos produzidos, criar outras fontes de renda e agregar valor aos seus produtos.

Pesquisar este blog