Selecione o dia...

terça-feira, 10 de junho de 2008

Safra deste ano deve atingir 144 milhões de toneladas

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/101211.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] A produção nacional de grãos deve alcançar novo recorde este ano. A estimativa para a safra de cereais, leguminosas e oleaginosas divulgada ontem (9/6) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) é de 144,3 milhões de toneladas. O resultado é 8,4% maior do que o obtido em 2007, que foi de 133,1 milhões de toneladas.

Mais importante conferência internacional de café do mundo vem ao Brasil a convite do IAC

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/101219.htm
[ TECNOLOGIA # EVENTOS ] A ASIC 2008 (22nd International Conference on Coffee Science), a mais importante conferência internacional de café do mundo, será realizada neste ano no Brasil a convite do Instituto Agronômico (IAC) de Campinas, que em 2007 comemorou 120 anos de atividades em prol do desenvolvimento agrícola. Marcado para ocorrer de 14 a 19 de setembro, na Casa de Campo do The Royal Palm Plaza Hotel, em Campinas (SP), o evento é realizado a cada dois anos pela Association for Science and Information on Coffee (ASIC), sempre em um país produtor e consumidor de café, respectivamente.

Taxa básica de juros deve chegar a 14% no final de 2008

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/101213.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] A projeção de analistas de mercado para a taxa básica de juros, a Selic, ao final deste ano, subiu de 13,75% para 14%, segundo o boletim Focus, publicação semanal do Banco Central, elaborada com base em consulta a analistas de mercado financeiro sobre os principais indicadores da economia.

MEC avalia que construir escolas no campo sai mais barato que transporte escolar

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/101212.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] Desde 2005, o governo federal construiu apenas uma escola na zona rural brasileira. Além disso, algumas unidades foram fechadas pelas prefeituras municipais, aumentando o déficit de 500 escolas no campo. A afirmação é da integrante da Coordenação Nacional do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) Marina dos Santos.

Parceria vai estimular pesquisas com plantio direto de hortaliças em S. José do Rio Pardo

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/101237.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] Gerar e transferir conhecimentos de plantio direto de hortaliças para os agricultores de São José do Rio Pardo. Este é o objetivo de contrato de parceria entre a Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (APTA), da Secretaria de Agricultura e Abastecimento de São Paulo, e a Fundação de Pesquisa e Difusão de Tecnologia Luciano Ribeiro da Silva. "A cooperação formalizada entre as duas instituições viabiliza a transferência de tecnologia para a região, com foco na conservação dos recursos naturais e na necessidade definida pelo produtor", afirma João Paulo Feijão Teixeira, coordenador da APTA.

Mosca-do-Figo, desafio da pesquisa, será discutida em palestra no IAC-APTA

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/101236.htm
[ TECNOLOGIA # EVENTOS ] O Instituto Agronômico (IAC-APTA), da Secretaria de Agricultura e Abastecimento de São Paulo, promove hoje, 10 de junho, em Campinas, palestra sobre a mosca-do-figo, para discutir medidas destinadas ao desenvolvimento de um bom sistema de manejo desta que é a principal praga da cultura no Estado. O evento faz parte do Ciclo de Palestras de Fitossanidade do IAC, que ocorre uma vez por mês, nas tardes de terça-feira.

Senar/AR-MS oferece curso para aprimorar planejamento das aulas

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/101235.htm
[ TECNOLOGIA # CURSOS ] Entre os dias 10 e 12 de junho, educadores do Senar-AR/MS (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural ? Administração Regional de MS) passam por treinamento para aprimorar a elaboração do plano instrucional, espécie de plano de ensino que estabelece a metodologia das aulas. O curso, aplicado pelo Departamento de Educação Profissional da Administração Central do Senar, desenvolve a capacidade dos instrutores de elaborar planos de instrução, utilizando material adequado, de acordo com as técnicas da Formação Profissional Rural (FPR) e da Promoção Social (PS) da Instituição.

Um moleque que causa prejuízos a gente grande - Aspectos gerais da broca-do-rizoma ou moleque da bananeira

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/101234.htm
[ TECNOLOGIA # ARTIGOS ] A cultura da bananeira possui grande expressão econômica e social em todo o mundo, onde é cultivada por pequenos, médios e grandes produtores. A Índia é o maior produtor de banana do mundo, com 16.820.000 t, seguida do Brasil (6.702.760 t), e a China ocupa a terceira colocação com uma produção de 6.390.000 t (FAOSTAT, 2006). Na Bahia, as regiões econômicas Litoral Sul, Sudeste e Recôncavo Sul destacam-se como maiores produtores de banana do Estado, onde sobressaem-se os municípios de Ubaíra, Jaguaquara, Wenceslau Guimarães e Camacã.

Incrementando a biodiversidade no agroecossistema

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/101233.htm
[ TECNOLOGIA # ARTIGOS ] A biodiversidade se refere a todas as espécies de plantas, animais e microrganismos que existem e interagem reciprocamente dentro de um ecossistema. Em todos agroecossistemas, os polinizadores, os inimigos naturais, as minhocas e os microrganismos do solo são componentes chaves da biodiversidade e têm papel importante ao mediarem processos como controle natural, reciclagem de nutrientes e decomposição.

Embrapa abre processo para escolha de novo chefe em Cruz das Almas

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/101232.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] Já estão abertas, até o dia 30 de junho, as inscrições para o cargo de chefe-geral da Embrapa Mandioca e Fruticultura Tropical (Cruz das Almas - BA), Unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA).

Abacaxi resistente à fusariose é opção para reincentivar cultura em Coração de Maria

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/101231.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] Com o objetivo de divulgar as características do abacaxi Imperial, resistente à principal doença da cultura, a Embrapa Mandioca e Fruticultura Tropical (Cruz das Almas - BA), Unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), realiza na manhã do dia 12 de junho, em Coração de Maria (BA), um dia-de-campo sobre a variedade.

Programa forma executivos e líderes cooperativistas

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/101230.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] Começou ontem, dia 9, o Programa de Formação de Executivos e Líderes Cooperativistas, uma parceria do Sebrae Paraná e do Sistema Ocepar/Sescoop, parte do processo de cooperação Paraná/Emilia Romagna. O primeiro módulo do Programa, que vai até o dia 13, está sob o comando de professores da Universidade de Bologna, parceira no projeto juntamente com o governo da Emilia-Romagna, com as centrais cooperativas italianas Legacoop e a Confcooperative, Presidência da República do Brasil e Sebrae Nacional.

Desmatamento da Amazônia

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/101229.htm
[ POLITICA # VIDEOS ] O aumento da derrubada da floresta na Amazônia e a revisão de algumas regras para o crédito rural na região. 08/06/2008 - Globo Rural - 3:54

Desmatamento da Amazônia

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/101227.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] A semana do meio ambiente no Brasil foi marcada por duas notícias que provocaram muita polêmica. O aumento da derrubada da floresta na Amazônia e a revisão de algumas regras para o crédito rural na região. O Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) monitora o desmatamento na Amazônia. De acordo com o último levantamento, só no mês de abril 112 mil hectares de floresta foram derrubados. A maior parte em Mato Grosso.

Missa reúne vaqueiros do Nordeste

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/101226.htm
[ ECONOMIA # VIDEOS ] Reunião é para agradecer ano de fartura no campo. Na comemoração, em Morada Nova, houve missa e desfile. A festa, com 65 anos de história, acaba no próximo dia 11 e são esperadas 20 mil pessoas. 09/06/2008 - Globo Rural - 1:44

Vaqueiros rezam para agradecer fartura no campo

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/101225.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] Vaqueiros de várias partes do Nordeste se reuniram no Ceará para agradecer o ano de fartura no campo. A comemoração foi marcada por uma missa e um desfile. Vaqueiros de vários municípios cavalgaram até Morada Nova. O seu Francisco Jonilson Vieira aproveitou o fim-de-semana de folga. Há vinte anos, ele assiste à missa do vaqueiro.

Broca gigante

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/101224.htm
[ TECNOLOGIA # VIDEOS ] Muitos produtores rurais da região de Piracicaba, no interior de São Paulo, terão que destruir grandes áreas plantadas. Os insetos se reproduzem rapidamente e o risco de infestação é grande. 10/06/2008 - Globo Rural - 2:10

Produtores de cana sofrem com ataque de broca gigante

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/101223.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] Produtores de cana da região de Piracicaba, em São Paulo, estão tendo prejuízo por causa do ataque de uma broca gigante. Para se livrar da praga, alguns agricultores vão ter que destruir áreas inteiras.

Acrismat realiza Encontro de Suinocultores em Sorriso com painéis técnicos

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/101222.htm
[ TECNOLOGIA # EVENTOS ] Suinocultores e produtores rurais de Sorriso (420 quilômetros de Cuiabá, MT) já têm programação técnica para os dias 13 e 14 de junho. Neste período a Associação dos Criadores de Suínos de Mato Grosso (Acrismat) realiza o 4° Grande Encontro de Suinocultores de Sorriso, na Câmara Municipal da cidade.

Alunos do curso técnico em Agropecuária realizam atividades práticas em assentamentos rurais

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/101221.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] Com o objetivo de proporcionar o intercâmbio de informações entre alunos do curso técnico em Agropecuária e pequenos produtores, a Unidade de Ensino de Educação Profissional Técnica da Secretaria de Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (Secitec) firmou uma parceria com o Sindicato Rural de Trabalhadores para viabilizar visitas técnicas junto às comunidades, no município de Diamantino.

Agropólos: Consultores reúnem-se com representantes dos Sindicatos Rurais

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/101218.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] Mostrar o cronograma das ações do Agropólos Sul Fronteira foi o principal tópico da reunião entre a superintendente do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural ? Administração Regional de MS (Senar-AR/MS), Maria Anita Medeiros, representantes dos Sindicatos Rurais e prefeituras dos municípios de Mundo Novo, Eldorado, Japorã, Itaquiraí, Iguatemi, Tacuru, Paranhos e Sete Quedas.

Fapemig destina R$ 3 milhões para biocombustíveis

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/101216.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig) lançou edital do Programa Mineiro de Desenvolvimento Tecnológico e Produção de Biocombustíveis. Serão destinados R$ 3 milhões aos trabalhos aprovados, e a data-limite para envio das propostas é 11 de agosto. Os projetos devem ser apresentados por instituições de pesquisa em parceria com empresas, associações, sindicatos ou entidades representativas de classe.

Produtores mundiais defendem mudanças na política agrícola dos países

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/101214.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] Para garantir o fornecimento de alimentos ao mundo e evitar o desabastecimento em razão da crescente demanda e do conseqüente aumento dos preços, é necessário adotar novas políticas agrícolas pelos principais países produtores mundiais, de forma conjunta com as entidades que representam os produtores rurais, visando garantir a segurança alimentar e a sobrevivência dos agricultores em todo o mundo.

Instituto de Zootecnia vende ovinos de várias raças

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/101210.htm
[ ECONOMIA # EVENTOS ] O Instituto de Zootecnia (IZ-APTA), da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo (SAA), venderá ovinos de diversas raças, de 9 a 20 de junho, no IZ, na Unidade de Ovinos. Os animais são cordeiros e cordeiras mestiços das raças Santa Inês x Texel para cria, recria e abate; Cordeiros Santa Inês e Morada Nova para cria, recria e abate; e fêmeas adultas da raça Santa Inês para descarte.

Hidroponia - Cultivo de Tomate

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/28202.htm
[ TECNOLOGIA # CURSOS ] Este curso apresenta técnicas hidropônicas para produzir tomates em sistema de fluxo laminar (NFT) e em substratos, abordando os seguintes assuntos: características do ambiente protegido; o tomate e suas exigências; comparação do cultivo de tomate em campo, em estufa e em hidroponia; dimensionamento do sistema hidropônico; solução nutritiva para o tomate: preparo, adubação inicial, amostragem e reposição dos nutrientes; processo de produção de mudas; variedades para o sistema hidropônico; transplantio, tutoramento, poda e polinização; reconhecimento e controle das principais doenças e pragas; colheita; importância da embalagem na comercialização de produtos hidropônicos.

Hidroponia - Controle de Pragas e Doenças da Alface

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/28201.htm
[ TECNOLOGIA # CURSOS ] Este curso constituído de filmes, em DVD, e manuais interativos - desmistifica o conceito de que em hidroponia não tem incidência de doenças e pragas. Você vai aprender que a prevenção é a palavra de ordem em hidroponia; vai conhecer os métodos de controle preventivo, como desinfecção entre cultivos, higiene hidropônica e outros. São mostrados os sintomas de doenças transmitidas por fungos, bactérias e vírus, e as relações existentes entre as principais pragas e doenças viróticas. Você vai aprender, ainda, como combater os tripes e os pulgões, os métodos de controle alternativos com o uso de ultravioleta, a pasteurização, o uso de meta-silicato e os espalhantes adesivos que são muito confiáveis e práticos.

Alimentação animal c/resíduos agropecuários tratados com uréia

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/27752.htm
[ TECNOLOGIA # DVDS ] O Dia de Campo na TV é um programa semanal produzido pela Embrapa Informação Tecnológica com a participação de pesquisadores e representantes da extensão rural. O tratamento químico de resíduos agrícolas, via solução de uréia, é uma forma de alimentação alternativa viável em zonas áridas e semi-áridas para aliviar o grave problema de falta de alimentação volumosa durante o período seco.

Coleção Plantar - Propagação do Abacaxizeiro - 2ª Edição

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/27751.htm
[ TECNOLOGIA # LIVROS ] A possibilidade de multiplicar-se por meio de mudas faz que a cultura do abacaxizeiro se diferencie de muitas outras também exploradas economicamente. A muda é a portadora do potencial genético do vegetal. Esta publicação elaborado em linguagem simples, aborda os métodos de reprodução (sexuada e assexuada) tipos de mudas, influência dos tratos culturais, etapas no sistema usual, mudas de secções do caule, plantio das seções de caule, colheita e transplante, outros métodos de multiplicação.

Safra deste ano deve atingir 144 milhões de toneladas

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/101211.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] A produção nacional de grãos deve alcançar novo recorde este ano. A estimativa para a safra de cereais, leguminosas e oleaginosas divulgada ontem (9/6) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) é de 144,3 milhões de toneladas. O resultado é 8,4% maior do que o obtido em 2007, que foi de 133,1 milhões de toneladas.

Mais importante conferência internacional de café do mundo vem ao Brasil a convite do IAC

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/101219.htm
[ TECNOLOGIA # EVENTOS ] A ASIC 2008 (22nd International Conference on Coffee Science), a mais importante conferência internacional de café do mundo, será realizada neste ano no Brasil a convite do Instituto Agronômico (IAC) de Campinas, que em 2007 comemorou 120 anos de atividades em prol do desenvolvimento agrícola. Marcado para ocorrer de 14 a 19 de setembro, na Casa de Campo do The Royal Palm Plaza Hotel, em Campinas (SP), o evento é realizado a cada dois anos pela Association for Science and Information on Coffee (ASIC), sempre em um país produtor e consumidor de café, respectivamente.

Taxa básica de juros deve chegar a 14% no final de 2008

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/101213.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] A projeção de analistas de mercado para a taxa básica de juros, a Selic, ao final deste ano, subiu de 13,75% para 14%, segundo o boletim Focus, publicação semanal do Banco Central, elaborada com base em consulta a analistas de mercado financeiro sobre os principais indicadores da economia.

MEC avalia que construir escolas no campo sai mais barato que transporte escolar

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/101212.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] Desde 2005, o governo federal construiu apenas uma escola na zona rural brasileira. Além disso, algumas unidades foram fechadas pelas prefeituras municipais, aumentando o déficit de 500 escolas no campo. A afirmação é da integrante da Coordenação Nacional do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) Marina dos Santos.

Parceria vai estimular pesquisas com plantio direto de hortaliças em S. José do Rio Pardo

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/101237.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] Gerar e transferir conhecimentos de plantio direto de hortaliças para os agricultores de São José do Rio Pardo. Este é o objetivo de contrato de parceria entre a Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (APTA), da Secretaria de Agricultura e Abastecimento de São Paulo, e a Fundação de Pesquisa e Difusão de Tecnologia Luciano Ribeiro da Silva. "A cooperação formalizada entre as duas instituições viabiliza a transferência de tecnologia para a região, com foco na conservação dos recursos naturais e na necessidade definida pelo produtor", afirma João Paulo Feijão Teixeira, coordenador da APTA.

Mosca-do-Figo, desafio da pesquisa, será discutida em palestra no IAC-APTA

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/101236.htm
[ TECNOLOGIA # EVENTOS ] O Instituto Agronômico (IAC-APTA), da Secretaria de Agricultura e Abastecimento de São Paulo, promove hoje, 10 de junho, em Campinas, palestra sobre a mosca-do-figo, para discutir medidas destinadas ao desenvolvimento de um bom sistema de manejo desta que é a principal praga da cultura no Estado. O evento faz parte do Ciclo de Palestras de Fitossanidade do IAC, que ocorre uma vez por mês, nas tardes de terça-feira.

Senar/AR-MS oferece curso para aprimorar planejamento das aulas

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/101235.htm
[ TECNOLOGIA # CURSOS ] Entre os dias 10 e 12 de junho, educadores do Senar-AR/MS (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural ? Administração Regional de MS) passam por treinamento para aprimorar a elaboração do plano instrucional, espécie de plano de ensino que estabelece a metodologia das aulas. O curso, aplicado pelo Departamento de Educação Profissional da Administração Central do Senar, desenvolve a capacidade dos instrutores de elaborar planos de instrução, utilizando material adequado, de acordo com as técnicas da Formação Profissional Rural (FPR) e da Promoção Social (PS) da Instituição.

Um moleque que causa prejuízos a gente grande - Aspectos gerais da broca-do-rizoma ou moleque da bananeira

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/101234.htm
[ TECNOLOGIA # ARTIGOS ] A cultura da bananeira possui grande expressão econômica e social em todo o mundo, onde é cultivada por pequenos, médios e grandes produtores. A Índia é o maior produtor de banana do mundo, com 16.820.000 t, seguida do Brasil (6.702.760 t), e a China ocupa a terceira colocação com uma produção de 6.390.000 t (FAOSTAT, 2006). Na Bahia, as regiões econômicas Litoral Sul, Sudeste e Recôncavo Sul destacam-se como maiores produtores de banana do Estado, onde sobressaem-se os municípios de Ubaíra, Jaguaquara, Wenceslau Guimarães e Camacã.

Incrementando a biodiversidade no agroecossistema

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/101233.htm
[ TECNOLOGIA # ARTIGOS ] A biodiversidade se refere a todas as espécies de plantas, animais e microrganismos que existem e interagem reciprocamente dentro de um ecossistema. Em todos agroecossistemas, os polinizadores, os inimigos naturais, as minhocas e os microrganismos do solo são componentes chaves da biodiversidade e têm papel importante ao mediarem processos como controle natural, reciclagem de nutrientes e decomposição.

Embrapa abre processo para escolha de novo chefe em Cruz das Almas

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/101232.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] Já estão abertas, até o dia 30 de junho, as inscrições para o cargo de chefe-geral da Embrapa Mandioca e Fruticultura Tropical (Cruz das Almas - BA), Unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA).

Abacaxi resistente à fusariose é opção para reincentivar cultura em Coração de Maria

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/101231.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] Com o objetivo de divulgar as características do abacaxi Imperial, resistente à principal doença da cultura, a Embrapa Mandioca e Fruticultura Tropical (Cruz das Almas - BA), Unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), realiza na manhã do dia 12 de junho, em Coração de Maria (BA), um dia-de-campo sobre a variedade.

Programa forma executivos e líderes cooperativistas

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/101230.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] Começou ontem, dia 9, o Programa de Formação de Executivos e Líderes Cooperativistas, uma parceria do Sebrae Paraná e do Sistema Ocepar/Sescoop, parte do processo de cooperação Paraná/Emilia Romagna. O primeiro módulo do Programa, que vai até o dia 13, está sob o comando de professores da Universidade de Bologna, parceira no projeto juntamente com o governo da Emilia-Romagna, com as centrais cooperativas italianas Legacoop e a Confcooperative, Presidência da República do Brasil e Sebrae Nacional.

Desmatamento da Amazônia

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/101229.htm
[ POLITICA # VIDEOS ] O aumento da derrubada da floresta na Amazônia e a revisão de algumas regras para o crédito rural na região. 08/06/2008 - Globo Rural - 3:54

Desmatamento da Amazônia

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/101227.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] A semana do meio ambiente no Brasil foi marcada por duas notícias que provocaram muita polêmica. O aumento da derrubada da floresta na Amazônia e a revisão de algumas regras para o crédito rural na região. O Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) monitora o desmatamento na Amazônia. De acordo com o último levantamento, só no mês de abril 112 mil hectares de floresta foram derrubados. A maior parte em Mato Grosso.

Missa reúne vaqueiros do Nordeste

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/101226.htm
[ ECONOMIA # VIDEOS ] Reunião é para agradecer ano de fartura no campo. Na comemoração, em Morada Nova, houve missa e desfile. A festa, com 65 anos de história, acaba no próximo dia 11 e são esperadas 20 mil pessoas. 09/06/2008 - Globo Rural - 1:44

Vaqueiros rezam para agradecer fartura no campo

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/101225.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] Vaqueiros de várias partes do Nordeste se reuniram no Ceará para agradecer o ano de fartura no campo. A comemoração foi marcada por uma missa e um desfile. Vaqueiros de vários municípios cavalgaram até Morada Nova. O seu Francisco Jonilson Vieira aproveitou o fim-de-semana de folga. Há vinte anos, ele assiste à missa do vaqueiro.

Broca gigante

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/101224.htm
[ TECNOLOGIA # VIDEOS ] Muitos produtores rurais da região de Piracicaba, no interior de São Paulo, terão que destruir grandes áreas plantadas. Os insetos se reproduzem rapidamente e o risco de infestação é grande. 10/06/2008 - Globo Rural - 2:10

Produtores de cana sofrem com ataque de broca gigante

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/101223.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] Produtores de cana da região de Piracicaba, em São Paulo, estão tendo prejuízo por causa do ataque de uma broca gigante. Para se livrar da praga, alguns agricultores vão ter que destruir áreas inteiras.

Acrismat realiza Encontro de Suinocultores em Sorriso com painéis técnicos

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/101222.htm
[ TECNOLOGIA # EVENTOS ] Suinocultores e produtores rurais de Sorriso (420 quilômetros de Cuiabá, MT) já têm programação técnica para os dias 13 e 14 de junho. Neste período a Associação dos Criadores de Suínos de Mato Grosso (Acrismat) realiza o 4° Grande Encontro de Suinocultores de Sorriso, na Câmara Municipal da cidade.

Alunos do curso técnico em Agropecuária realizam atividades práticas em assentamentos rurais

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/101221.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] Com o objetivo de proporcionar o intercâmbio de informações entre alunos do curso técnico em Agropecuária e pequenos produtores, a Unidade de Ensino de Educação Profissional Técnica da Secretaria de Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (Secitec) firmou uma parceria com o Sindicato Rural de Trabalhadores para viabilizar visitas técnicas junto às comunidades, no município de Diamantino.

Agropólos: Consultores reúnem-se com representantes dos Sindicatos Rurais

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/101218.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] Mostrar o cronograma das ações do Agropólos Sul Fronteira foi o principal tópico da reunião entre a superintendente do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural ? Administração Regional de MS (Senar-AR/MS), Maria Anita Medeiros, representantes dos Sindicatos Rurais e prefeituras dos municípios de Mundo Novo, Eldorado, Japorã, Itaquiraí, Iguatemi, Tacuru, Paranhos e Sete Quedas.

Fapemig destina R$ 3 milhões para biocombustíveis

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/101216.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig) lançou edital do Programa Mineiro de Desenvolvimento Tecnológico e Produção de Biocombustíveis. Serão destinados R$ 3 milhões aos trabalhos aprovados, e a data-limite para envio das propostas é 11 de agosto. Os projetos devem ser apresentados por instituições de pesquisa em parceria com empresas, associações, sindicatos ou entidades representativas de classe.

Produtores mundiais defendem mudanças na política agrícola dos países

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/101214.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] Para garantir o fornecimento de alimentos ao mundo e evitar o desabastecimento em razão da crescente demanda e do conseqüente aumento dos preços, é necessário adotar novas políticas agrícolas pelos principais países produtores mundiais, de forma conjunta com as entidades que representam os produtores rurais, visando garantir a segurança alimentar e a sobrevivência dos agricultores em todo o mundo.

Instituto de Zootecnia vende ovinos de várias raças

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/101210.htm
[ ECONOMIA # EVENTOS ] O Instituto de Zootecnia (IZ-APTA), da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo (SAA), venderá ovinos de diversas raças, de 9 a 20 de junho, no IZ, na Unidade de Ovinos. Os animais são cordeiros e cordeiras mestiços das raças Santa Inês x Texel para cria, recria e abate; Cordeiros Santa Inês e Morada Nova para cria, recria e abate; e fêmeas adultas da raça Santa Inês para descarte.

Hidroponia - Cultivo de Tomate

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/28202.htm
[ TECNOLOGIA # CURSOS ] Este curso apresenta técnicas hidropônicas para produzir tomates em sistema de fluxo laminar (NFT) e em substratos, abordando os seguintes assuntos: características do ambiente protegido; o tomate e suas exigências; comparação do cultivo de tomate em campo, em estufa e em hidroponia; dimensionamento do sistema hidropônico; solução nutritiva para o tomate: preparo, adubação inicial, amostragem e reposição dos nutrientes; processo de produção de mudas; variedades para o sistema hidropônico; transplantio, tutoramento, poda e polinização; reconhecimento e controle das principais doenças e pragas; colheita; importância da embalagem na comercialização de produtos hidropônicos.

Hidroponia - Controle de Pragas e Doenças da Alface

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/28201.htm
[ TECNOLOGIA # CURSOS ] Este curso constituído de filmes, em DVD, e manuais interativos - desmistifica o conceito de que em hidroponia não tem incidência de doenças e pragas. Você vai aprender que a prevenção é a palavra de ordem em hidroponia; vai conhecer os métodos de controle preventivo, como desinfecção entre cultivos, higiene hidropônica e outros. São mostrados os sintomas de doenças transmitidas por fungos, bactérias e vírus, e as relações existentes entre as principais pragas e doenças viróticas. Você vai aprender, ainda, como combater os tripes e os pulgões, os métodos de controle alternativos com o uso de ultravioleta, a pasteurização, o uso de meta-silicato e os espalhantes adesivos que são muito confiáveis e práticos.

Alimentação animal c/resíduos agropecuários tratados com uréia

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/27752.htm
[ TECNOLOGIA # DVDS ] O Dia de Campo na TV é um programa semanal produzido pela Embrapa Informação Tecnológica com a participação de pesquisadores e representantes da extensão rural. O tratamento químico de resíduos agrícolas, via solução de uréia, é uma forma de alimentação alternativa viável em zonas áridas e semi-áridas para aliviar o grave problema de falta de alimentação volumosa durante o período seco.

Coleção Plantar - Propagação do Abacaxizeiro - 2ª Edição

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/27751.htm
[ TECNOLOGIA # LIVROS ] A possibilidade de multiplicar-se por meio de mudas faz que a cultura do abacaxizeiro se diferencie de muitas outras também exploradas economicamente. A muda é a portadora do potencial genético do vegetal. Esta publicação elaborado em linguagem simples, aborda os métodos de reprodução (sexuada e assexuada) tipos de mudas, influência dos tratos culturais, etapas no sistema usual, mudas de secções do caule, plantio das seções de caule, colheita e transplante, outros métodos de multiplicação.

Pesquisar este blog