Selecione o dia...

sexta-feira, 6 de maio de 2011

Educação ainda não é prioridade em planos de governo, diz estudo

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/217930.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] O projeto de desenvolvimento econômico do Brasil ainda não trata a educação como prioridade em suas ações e programas. Apesar de reconhecer a melhoria da qualidade do ensino como estratégia fundamental para o crescimento da economia e desenvolvimento social, o país ainda não conseguiu traduzir essa intenção em ações efetivas. Esse é o diagnóstico de um estudo produzido pelo professor da Universidade de São Paulo (USP) Romualdo Portela, apresentado ontem (05/05/11) no Seminário Internacional Educação e Desenvolvimento, promovido pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco).

Deficiência dos portos pode comprometer economias de municípios agrícolas

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/217926.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] A deficiência operacional dos portos brasileiros poderá comprometer nos próximos anos a economia de muitos municípios que se desenvolveram com o crescimento do agronegócio. O alerta é do presidente da Comissão Nacional de Logística e Infraestrutura e vice-presidente diretor da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), José Ramos Torres de Melo Filho. Ele participou no dia 4 de maio de 2011 de audiência pública na Comissão de Desenvolvimento Regional e Turismo (CDR) do Senado Federal.

Frente Agropecuária: adiamento da votação do Código Florestal é avanço

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/217925.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] O presidente da Frente Parlamentar Agropecuária (FPA), deputado Moreira Mendes (PPS-RO), afirmou ontem (05/05/11) que, ao contrário do que muitos dizem, o adiamento da votação do Código Florestal na Câmara dos Deputados para o próximo dia 10 não foi uma derrota dos produtores rurais, "mas uma grande vitória".

Comitê e Rede propõem diagnóstico inédito sobre Agricultura de Precisão

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/217923.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] Realizar um mapeamento inédito sobre o uso da Agricultura de Precisão no Brasil é a proposta apresentada no dia 3 de maio de 2011 pelo Comitê Brasileiro de Agricultura de Precisão (CBAP) do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), e da Rede de Agricultura de Precisão 2 da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), aos representantes das empresas que desenvolvem equipamentos e implementos agrícolas para o emprego da técnica no país. A proposta foi feito durante reunião no Estande do ISOBUS na Agrishow 2011.

Comissão da Câmara rejeita selo de qualidade para trabalho em canaviais

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/217929.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] A Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural da Cãmara dos Deputados rejeitou no dia 4 de maior de 2011 o Projeto de Lei 3796/08, da deputada Rebecca Garcia (PP-AM), que cria o selo de qualidade nas relações de trabalho no cultivo e na indústria canavieira e assegura que essas empresas terão preferência para obtenção de crédito em instituições federais.

Produção paulista de laranja deve crescer 20% na safra 2010/2011

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/217928.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] Clima favorável, tecnologia aplicada e adensamento dos pomares novos. Segundo a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), essas foram as principais razões para o aumento da produção de laranja na safra 2010/2011. De acordo com o segundo levantamento feito no estado de São Paulo, responsável por aproximadamente 90% da produção comercial do país, devem ser colhidas 354,98 milhões de caixas de 40,8 quilogramas (kg) da fruta. O resultado, se concretizado, será 19,3% superior à produção de 297,5 milhões de caixas da safra 2009/2010.

Goiás se torna pioneiro na produção de cana irrigada por gotejament?o

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/217927.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] Empresários da agroindústria se reuniram ontem (05/05/11) com o secretário de Estado da Agricultura, Antônio Flávio Camilo de Lima, para buscar apoio do Governo de Goiás para a construção de uma usina de álcool na cidade de Flores de Goiás que deve abranger também suas cidades vizinhas. De maneira inovadora, esse projeto objetiva o plantio da cana de açúcar com irrigação por meio da técnica de gotejamento, oriunda de Israel. As características do projeto transformam o Estado de Goiás em pioneiro nesse tipo de produção.

Câmara aprova plebiscito sobre criação dos estados do Carajás e do Tapajós

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/217924.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] O plenário da Câmara dos Deputados aprovou ontem (05/05/11 dois projetos de decreto legislativo que autorizam a convocação e a realização de plebiscitos sobre a divisão do Pará e a criação de dois novos estados: Tapajós e Carajás (veja ilustração ao lado). Os textos aprovados determinam que as consultas públicas deverão ocorrer dentro do prazo de seis meses após a publicação dos decretos autorizativos.

Pesquisa participativa une conservação ambiental e produção agrícola

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/217922.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] Uma equipe formada por profissionais, estudantes e estagiários da Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri) e do Centro de Ciências Agrárias da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) visitou, no dia 26 de abril de 2011, dois estabelecimentos rurais em Biguaçu, na Grande Florianópolis, em que se realiza um sistema integrado de produção de aipins com floresta.

Embrapa apresenta na Agrishow 2011 biofiltro de baixo custo

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/217921.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] A Embrapa Meio Ambiente, Jaguariúna (SP), está apresentando na 18ª edição da Agrishow, que ocorre de 2 a 6 de maio de 2011, em Ribeirão Preto (SP), um biofiltro eficaz, de baixo custo de construção e manutenção para tratamento da água utilizada na criação de peixes. O sistema, composto de quatro caixas, que podem ser de PVC ou fibrocimento, blocos de argila e plantas aquáticas, funciona pelo processo de recirculação da água.

Pesquisar este blog