Selecione o dia...

domingo, 24 de fevereiro de 2013

Imigrantes pedem mais fiscalização e divulgação de lei contra trabalho escravo

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/224480.htm
[ POLITICA # POLITICA ] Quase dois meses após a lei paulista contra o trabalho escravo ter sido sancionada pelo governo do estado, imigrantes da América do Sul que vivem na capital - um dos grupos mais afetados pelo trabalho em condições análogas às de escravidão - pediram uma maior divulgação da nova legislação, e fiscalização de seu cumprimento, durante audiência pública realizada esta semana.

Consórcio milho-braquiária beneficia o solo e o agricultor

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/224478.htm
[ ECONOMIA # ECONOMIA ] Nessa época do ano [fevereiro], os agricultores de Mato Grosso do Sul estão envolvidos com o plantio do milho safrinha. O cultivo de milho consorciado com braquiária, visando a produção de grãos e de palha no Sistema Plantio Direto (SPD) em favor da agricultura sustentável pode ser uma alternativa que deve ser considerada nesse momento.

CTNBio deve avaliar mais genes combinados e espécies inéditas

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/224473.htm
[ POLITICA # POLITICA ] Uma nova leva de transgênicos híbridos - produtos que combinam duas ou mais características criadas por modificação genética - pode receber liberação comercial da Comissão Técnica Nacional de Biossegurança (CTNBio) em 2013. A instância colegiada ligada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) também deve avaliar espécies que ainda não geraram aprovações, como eucalipto e cana-de-açúcar. As previsões são do presidente da CTNBio, Flavio Finardi Filho.

Empresa incubada na UFLA é destaque na revista INFOExame

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/224471.htm
[ TECNOLOGIA # TECNOLOGIA ] Na edição de fevereiro de 2013 da revista INFOExame, editoria inovação, a empresa Mitah Technologies, em desenvolvimento na Incubadora de Base Tecnológica (Inbatec) da Universidade Federal de Lavras (UFLA), foi destacada como exemplo de startup com foco na apresentação de soluções tecnológicas para o agronegócio, baseadas em mobilidade e na computação em nuvem.

Grã-Bretanha tem nota de crédito rebaixada pela agência Moody's

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/224479.htm
[ ECONOMIA # ECONOMIA ] A Grã-Bretanha perdeu sua classificação máxima de crédito - Aaa - pela primeira vez desde 1978. A agência Moody's, responsável pelo rebaixamento, afirmou esperar que o crescimento no país "permaneça lento ao longo dos próximos anos". A Moody's se tornou a primeira agência de classificação de risco a rebaixar a Grã-Bretanha da classificação máxima Aaa para Aa1.

Lei paulista contra a escravidão é um avanço para o Brasil, avalia MPT

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/224477.htm
[ POLITICA # POLITICA ] A Lei paulista 14.946/2013, que cassa a licença de empresas flagradas com escravidão, abre a possibilidade de um instrumento institucional para erradicar o trabalho escravo em todo o país. Essa é a avaliação que fez o procurador-geral do Ministério Público do Trabalho (MPT) Luís Antônio Camargo, em evento realizado pelo MPT no dia 21 de fevereiro de 2013, para sanar dúvidas a respeito das formas de escravidão contemporâneas. "A votação [e publicação da lei] é um avanço que São Paulo está proporcionando ao Brasil. O estado dá um passo à frente no combate à prática e está sinalizando que está articulado para erradicar o trabalho escravo seja no meio urbano ou rural", declarou.

Fazendeiro que matou indígena em MS entra com pedido reintegração de posse

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/224476.htm
[ POLITICA # POLITICA ] O fazendeiro Orlandino Gonçalvez Carneiro, que confessou ter matado o índio guarani-kaiowá de 15 anos Denilson Barbosa, da aldeia Tey ikue, em Caarapó (MS), entrou com pedido de reintegração de posse contra os indígenas. Desde o dia 18 de fevereiro de 2013, cerca de 300 indígenas ocupam a Fazenda Sardinha, onde estão construindo barracos. Os índios reivindicam a fazenda como parte do seu antigo território tradicional pindoroky.

Formulação acelera tratamento contra picada de abelhas

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/224475.htm
[ TECNOLOGIA # TECNOLOGIA ] Experimentos realizados no Instituto Butantan, em parceria com cientistas do exterior, possibilitaram o desenvolvimento de uma formulação capaz de eliminar mais rapidamente os efeitos causados por picadas de abelhas em pessoas alérgicas ao veneno. Os pesquisadores desenvolveram lipossomas, elaborados a partir de lipídeos naturais, que podem acelerar o tratamento porque concentram o veneno em seu interior, diminuindo a dose necessária para se atingir o mesmo objetivo. Neste caso o objetivo é a diminuir ou eliminar a sensibilidade ao veneno em pessoas alérgicas. É um tratamento chamado de Imunoterapia.

Irga desenvolve nova cultivar de soja para plantio na várzea

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/224474.htm
[ TECNOLOGIA # TECNOLOGIA ] O Instituto Rio Grandense do Arroz (Irga) aproveitou a 23ª Abertura Oficial da Colheita do Arroz, que ocorreu desde o dia 21 de fevereiro de 2013, em Restinga Seca, na região central do Rio Grande do Sul, para apresentar a sua primeira cultivar de soja destinada para várzeas. A cultivar TEC Irga 6070RR foi desenvolvida por meio de um convênio com a CCGL Tecnologia e é a primeira adaptada ao sistema de cultivo em terras baixas com maior tolerância ao excesso hídrico. A variedade é indicada para a rotação com a cultura de arroz irrigado.

UEM e Basf vão pesquisar novas tecnologias de cultivo

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/224472.htm
[ TECNOLOGIA # TECNOLOGIA ] A Universidade Estadual de Maringá (UEM) e a Unidade de Proteção de Cultivos da Basf vão desenvolver projetos em conjunto. O acordo de cooperação técnica firmado entre as instituições terá a duração de cinco anos. Inicialmente, as pesquisas sobre novas tecnologias de cultivo serão concentradas em soja, cana-de-açúcar, frutas e vegetais.

Pesquisar este blog