Selecione o dia...

sábado, 6 de fevereiro de 2010

Pesquisa do IBGE revela que agroindústria registrou retração de 4,9% em 2009

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/213269.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] A agroindústria brasileira fechou 2009 com retração de 4,9%, desempenho inferior ao de 2008 (alta de 1,7%), mas superior ao desempenho da indústria em geral, que registrou queda de 7,4%. Os dados foram divulgados ontem (5/2) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Amendoim forrageiro melhora qualidade do pasto e amplia quantidade de alimento

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/213274.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] Os produtores rurais que pretendem melhorar a alimentação do gado podem optar por consorciar suas pastagens de gramíneas com leguminosas. "Na região Norte, estamos na época ideal para o plantio dessas espécies, como o amendoim forrageiro, porque a grande incidência de chuvas oferece maiores chances da planta se estabelecer em todo o pasto", alerta o pesquisador e chefe-geral da Embrapa Acre, Judson Valentim.

Quase totalidade das vagas foram preenchidas pelo novo Enem

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/213271.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] A secretária de ensino superior do Ministério da Educação (MEC), Maria Paula Dallari, disse ontem (5/2) que apenas 233 vagas do total de 47.913 disponibilizadas não foram preenchidas no Sistema de Seleção Unificada (Sisu). O sistema foi usado pelas universidades que usaram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) como forma de seleção.

Mato Grosso intensifica fiscalização nas cooperativas do agronegócio

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/213268.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] A Secretaria de Fazenda de Mato Grosso (Sefaz/MT) irá intensificar a fiscalização sobre as cooperativas de compra e venda de grãos em Mato Grosso. O Fisco está apurando a existência de associações de fachada criadas com o objetivo de dar saída a produção de forma a não fazer o devido registro contábil e consequente pagamento do Imposto Sobre a Circulação de Mercadorias e Prestação de Serviços (ICMS).

Governo tentará evitar que decisão sobre Funrural provoque prejuízos, diz Mantega

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/213273.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] O governo está procurando uma maneira de impedir que a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), que no último dia 3 declarou inconstitucional a contribuição ao Fundo de Assistência ao Trabalhador Rural (Funrural), provoque prejuízos aos cofres públicos. Segundo o ministro da Fazenda, Guido Mantega, a equipe econômica ainda está avaliando as ações a serem tomadas.

Inmet prevê calor intenso nas regiões Sul e Sudeste nos próximos dias

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/213272.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) prevê que o calor continue intenso nas regiões Sul e Sudeste do país nos próximos dias. O instituto prevê temperaturas elevadas principalmente nos estados do Rio Grande do Sul, em torno de 41º Celsius (ºC), e São Paulo, com 38ºC. Na região central pode voltar a chover, principalmente em Goiás, no Distrito Federal e em Mato Grosso e as temperaturas devem ficar mais amenas.

Embaixador nega que divergências com os EUA atrapalhem negociações sobre algodão e etanol

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/213270.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] Cauteloso, o novo o embaixador dos Estados Unidos no Brasil, Thomas Shannon, negou que as divergências políticas e econômicas entre o Brasil e os Estados Unidos representem entraves nas relações entre os dois países. Segundo ele, o esforço é para evitar que as diferenças predominem sobre as convergências. Para o diplomata, será possível evitar, por exemplo, a retaliação brasileira aos Estados Unidos em decorrência dos subsídios que os norte-americanos impuseram ao algodão brasileiro.

Agricultores familiares participam, na Alemanha, da BioFach 2010

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/213267.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] Pelo oitavo ano consecutivo, o Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) apóia a participação de agricultores familiares na BioFach, a maior feira de negócios do setor orgânico internacional. Ela será realizada na cidade de Nuremberg, na Alemanha, de 17 a 20 de fevereiro deste ano.

5º Encontro Confinamento na Unesp já está com inscrições abertas

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/213266.htm
[ ECONOMIA # EVENTOS ] Estão abertas as inscrições com desconto para o 5º Encontro Confinamento: Gestão Técnica e Econômica, que acontece de 10 a 12 de março no campus da Unesp de Jaboticabal. O evento é organizado pelas consultorias Scot e Coan, que contam com o apoio de diversas entidades e empresas ligadas à Cadeia Produtiva da Carne Bovina.

Apta e SBF promovem em junho o VII Sibanana na cidade de Registro (SP)

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/213265.htm
[ TECNOLOGIA # EVENTOS ] A Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (Apta) através do Pólo Regional de Desenvolvimento Sustentável do Agronegócio do Vale do Ribeira está organizando o VII Sibanana ? Simpósio Brasileiro sobre Bananicultura, que ocorrerá no município de Registro, em São Paulo, no período de 7 a 11 de junho de 2010.

Pesquisar este blog