Selecione o dia...

sexta-feira, 26 de dezembro de 2008

A evolução das pesquisas com a cevada no Brasil

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/103677.htm
[ TECNOLOGIA # ARTIGOS ] A cevada é uma das primeiras plantas domesticadas pelo homem e tem servido como fonte regular de alimentação, participando dos mais diversos elos da indústria alimentícia e, principalmente, da indústria cervejeira.

Incra prepara um pacote de regularização fundiária na Amazônia Legal

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/103673.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] Um pacote de regularização fundiária na Amazônia Legal, que está sendo concluído pelo Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), prevê a transferência de terras da União para 436 municípios, doação das glebas aos posseiros que ocupam lotes de até 100 hectares, financiamento para que pequenos agricultores adquiram áreas de 400 hectares e a licitação pública de fazendas maiores, limitadas a 1,5 mil hectares.

Embrapa e Ipea vão criar núcleo de pensamento e planejamento estratégico

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/103666.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] O presidente do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), Mário Pochmann, esteve na Sede da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) em reunião com a Diretoria Executiva para definir linhas gerais para a elaboração de agenda mínima de temas macro a serem desenvolvidos entre as duas instituições, que sinalizaram a importância da iniciativa principalmente depois da eclosão da atual crise econômica.

Syngenta busca parceria com a Embrapa no desenvolvimento de tecnologias agrícolas

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/103665.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] O diretor-presidente da Embrapa, Silvio Crestana, e os três diretores-executivos, Tatiana de Sá, Képler Euclides Filho e Geraldo Eugênio de França receberam, no dia 18/12, na Sede da Empresa, em Brasília, a visita do presidente da Syngenta para a América Latina, Antônio Carlos Guimarães, acompanhado do diretor de Assuntos Corporativos da empresa, Valter Brunner. Em uma breve reunião, as duas empresas trocaram idéias sobre seus modelos de gestão de projetos e expressaram interesses em parcerias.

Vale do Ribeira terá investimentos para os próximos dois anos

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/103649.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] Produtores rurais, proprietários de pequenas agroindústrias, empreendedores e empresários do Vale do Ribeira terão um importante incentivo. A partir de 2009, serão investidos na região recursos na casa de R$ 1 milhão, para a promoção de negócios e a geração de renda. O dinheiro foi liberado por meio de um edital do Sebrae Nacional, para o Projeto Territórios da Cidadania Vale do Ribeira no qual o Sebrae/PR participou como entidade que ficará responsável pela gestão dos recursos.

Produção de ovo caipira e orgânico é viável, mas depende de tecnologia

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/103621.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] A partir da comparação do mercado e da viabilidade econômica de três sistemas de produção de ovos de galinha (tradicional, orgânico e caipira), a pesquisadora Isis Pasian, da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia (FMVZ) da USP, constatou que os métodos que se preocupam mais com o bem-estar animal, como o orgânico e o caipira, são viáveis economicamente. Porém, é necessário desenvolver tecnologia para estes dois sistemas a fim de torná-los competitivos.

Atributos químicos no perfil de solos cultivados com bananeira sob irrigação, no Projeto Formoso, Bom Jesus da Lapa, Bahia

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/103608.htm
[ TECNOLOGIA # ARTIGOS ] A utilização de solos de baixa fertilidade e a não manutenção de níveis adequados de nutrientes durante o ciclo da bananeira são fatores responsáveis pela baixa produtividade da cultura. Estudos sobre extração de nutrientes pela bananeira indicam que o potássio e o nitrogênio são os mais absorvidos pela planta, seguidos por cálcio, magnésio, enxofre e fósforo.

Sistema de Avaliação de Terras para Readequação Ambiental

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/103584.htm
[ TECNOLOGIA # ARTIGOS ] Em projetos de assentamentos agrícolas e até mesmo nos projetos agroextrativistas do Acre e de Rondônia, a grande ansiedade de pequenos e médios produtores, principalmente daqueles que dependem da mão-de-obra familiar, tem sido quanto à possibilidade de mecanização de suas áreas de produção agrícola. A mecanização insere-se nas questões relacionadas ao uso da terra na Amazônia em face de seus impactos (positivos e negativos) na conservação da biodiversidade, produção de alimentos e de energia renovável.

Manual Prático de Jardinagem

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/28595.htm
[ TECNOLOGIA # LIVROS ] Esta obra apresenta as plantas ornamentais mais utilizadas no paisagismo, discutindo o ponto de vista reprodutivo e os cuidados necessários para implantação de jardins e sua manutenção. A obra agrupa os vegetais segundo as características que irão influir nas técnicas de reprodução, de implantação e de manutenção. Assim, o leitor encontrará informações sobre árvores, arbustos, trepadeiras, herbáceas, gramíneas, palmeiras, bambus e plantas aquáticas; informações importantes para o dia-a-dia como as técnicas de reprodução, adubação, plantio, tratos culturais e dicas específicas para cada agrupamento abordado.

Manual Prático de Hidroponia

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/28594.htm
[ TECNOLOGIA # LIVROS ] O livro Manual Prático de Hidroponia destina-se a estudantes de agronomia, técnicos agrícolas, engenheiros agrônomos e produtores rurais que desejem iniciar-se no conhecimento das técnicas de cultivo hidropônico de plantas. Tem caráter essencialmente prático, sem deixar de lado os aspectos básicos que dão suporte a essa técnica de cultivo.

Pesquisar este blog