Selecione o dia...

terça-feira, 30 de março de 2010

Anvisa encontra irregularidades graves em todas as empresas de agrotóxicos fiscalizadas desde 2009

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/213819.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] Em junho de 2009 a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) começou a fiscalizar as empresas de agrotóxicos que atuam no mercado brasileiro, o maior consumidor mundial desses produtos. O resultado das operações feitas de surpresa com o apoio da Polícia Federal traz preocupação. Nas seis companhias vistoriadas, os agentes encontraram irregularidades.

Reclamações do setor avícola uruguaio são assunto de Mujica no Brasil

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/213823.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] A criação de comissão bilateral para tratar de assuntos como indústria, energia elétrica, comércio, agricultura e ciência e tecnologia, além de obras públicas e transporte, deve ser um dos resultados da visita que o presidente do Uruguai, José Mujica, fez ao Brasil no dia 29 de março de 2010.

Estudo da UFPR traça perfil do mercado de agrotóxicos no Brasil

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/213820.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] Em 2009, 65% dos agrotóxicos registrados no Brasil não chegaram a ser comercializados. Dos mais de 2 mil produtos disponíveis, apenas 783 chegaram às mãos dos agricultores. Os dados fazem parte do estudo Monitoramento do Mercado de Agrotóxicos (clique no título para acessar o estudo - arquivo PDF), organizado pelo professor da Universidade Federal do Paraná (UFPR) Victor Pelaez.

Produtos inovadores são apresentados na Universidade Federal de Viçosa

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/213816.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] Dez produtos inovadores foram apresentados no dia 26 de março de 2010, no campus da Universidade Federal de Viçosa (UFV), como resultado do Programa de Incentivo à Inovação (Pii) na universidade. O programa é uma ação da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior de Minas Gerais (Sectes), e do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), universidades e centros de pesquisa. Em Viçosa, na Zona da Mata, conta com a parceria da UFV.

Lula e Jaques Wagner lançam edital da Ferrovia Oeste-Leste

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/213821.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] O presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o governador Jaques Wagner lançaram no dia 26 de março de 2010, em Ilhéus, na Bahia, o edital de licitação para construção da Ferrovia de Integração Oeste-Leste (Fiol). Ilhéus é o ponto final da ferrovia, que sai de Figueirópolis, no estado do Tocantins, e percorre 1,4 mil quilômetros, até chegar ao mar.

Barracão do Produtor estimula agricultura em Jaboticatubas e Baldim

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/213818.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] Os agricultores de Jaboticatubas e Baldim, municípios da região Central do Estado, colocaram na CeasaMinas, em 2009, cerca de 11 mil toneladas de hortaliças e frutas in-natura. A comercialização desses produtos gerou uma receita superior a R$ 9 milhões no acumulado dos doze meses. Os produtores agora têm condições de melhorar seus resultados, porque poderão contar com o Barracão do Produtor que foi inaugurado no dia 26 de março de 2010, em São José do Almeida, no município de Jaboticatubas.

Inseminação artificial melhora rebanho leiteiro de Senhora de Oliveira

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/213817.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] Melhorar a genética do rebanho bovino para alcançar maior produção de leite é o objetivo do Programa Comunitário de Inseminação Artificial em Bovinos do município de Senhora de Oliveira, Zona da Mata de Mians. O programa, que está comemorando, em 2010, 15 anos de atividades ininterruptas, apresenta resultados que merecem comemoração. A iniciativa é da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater-MG),em parceria com a prefeitura.

CPTEC é reconhecido como referência em previsões climáticas pela OMN

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/213813.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] O Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC), do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), passará a integrar um seleto grupo de centros mundiais de previsão climática sazonal. O centro foi recomendado pela Comissão para Sistemas Básicos da Organização Meteorológica Mundial (OMM) como um Global Producing Center (GPC) ou Centro Produtor Global de previsões de longo prazo.

A privatização da água nega o direito humano de ter acesso a ela

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/213822.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] Na entrevista a seguir, concedida, por e-mail, Riccardo Petrella italiano radicado na Bélgica, analisa o problema da água no mundo. Antes de refletir sobre a "crise da água", ele enfatiza que "a rarefação da água, da qual atualmente todo o mundo não para de falar, não é uma rarefação da quantidade de água em si, isso porque a quantidade de água doce que temos hoje é a mesma de 200 milhões de anos atrás. A rarefação é antes uma rarefação da qualidade de água para usos humanos em condições técnicas, econômicas e sócio/políticas 'abordáveis' e 'aceitáveis'", disse.

Pesquisa conclui que mortadela com fibra de laranja apresenta menos gordura

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/213810.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] Uso de fibras provenientes da laranja pera em mortadelas de frango possibilitou que o alimento obtivesse menor quantidade de gordura e redução de mais de 50% no teor calórico. Os resultados são positivos, pois foi possível manter as propriedades funcionais e sensoriais ? como aroma, sabor e textura ? da carne, além de trazer benefícios econômicos com a possível diminuição do preço da mortadela.

Pesquisar este blog