Selecione o dia...

sexta-feira, 11 de abril de 2008

Brasil e Holanda assinam acordo de cooperação na área de biocombustíveis

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/100537.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] Os governos do Brasil e da Holanda anunciaram ontem (10/4) que vão juntar esforços para o desenvolvimento de biocombustíveis. Segundo o primeiro-ministro holandês, Jan Peter Balkenende, os dois países assinaram acordo de cooperação na área. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva Lula destacou que o momento é propício para se firmar uma parceria estratégica como a que os dois países pretendem estabelecer.

Tecnologia de controle de irrigação da Embrapa ganha patente na Europa

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/100538.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] O Irrigás, um sistema simples, barato e capaz de indicar ao agricultor o momento certo de irrigar sua cultura, além de estar patenteado no Brasil e Estados Unidos agora também está protegido desde abril de 2007 na Alemanha, Itália, Espanha, Grã-Bretanha, Holanda e França. Por suas potencialidades diferenciais o sistema Irrigás tem permitido o desenvolvimento de diferentes sensores e instrumentos, principalmente para o manejo de irrigação agrícola e doméstico.

Câmara dos Deputados aprova MP sobre contratação simplificada do trabalho rural

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/100534.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] O Plenário da Câmara dos Deputados aprovou no último dia 9, a Medida Provisória 410/07, que cria mecanismo simplificado para a contratação de trabalhador rural para trabalhos de curta duração, de no máximo dois meses, dentro do período de um ano. A medida poderá tirar da informalidade mais de três milhões de trabalhadores rurais. A matéria será analisada agora pelo Senado Federal.

Superagro Minas reforça em 2008 seu perfil de feira de negócios

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/100530.htm
[ ECONOMIA # EVENTOS ] A Superagro Minas realiza sua edição deste ano de 2 a 8 de junho no complexo Parque de Exposições da Gameleira ? Expominas, em Belo Horizonte. Na sua quarta edição, o evento traz como novidade a presença do Sebrae Minas com um conjunto de produtos destinados a reforçar o perfil da Superagro como feira de negócios, status que vem se consolidando desde a primeira edição do evento, em 2005.

Palestra em São Paulo apresentará as melhores práticas de Venture Capital

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/100552.htm
[ ECONOMIA # EVENTOS ] Diretora-gerente do IBM Venture Capital Group e vice-presidente de Estratégia Corporativa da IBM, Claudia Fan Munce apresentará, no dia 17 de abril, em São Paulo, a palestra Leveraging investment insights from around the world.

2º Encontro do Fórum Nacional de Gestores de Inovação e Transferência de Tecnologia

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/100550.htm
[ TECNOLOGIA # EVENTOS ] A Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) promoverá, de 23 a 25 de abril, em Gramado (RS), a segunda edição do Encontro do Fórum Nacional de Gestores de Inovação e Transferência de Tecnologia (Fortec).

Engenheiros e arquitetos passam a conhecer detalhes do ZEE de Mato Grosso do Sul

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/100545.htm
[ ECONOMIA # EVENTOS ] Uma reunião realizada na manhã do dia 10 de abril, no auditório do Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura de Mato Grosso do Sul (CREA-MS), teve como objetivo apresentar o Zoneamento Econômico-Ecológico (ZEE) à comunidade de engenheiros e arquitetos urbanistas de Mato Grosso do Sul.

Dia de Campo na TV apresenta criação de búfalos para a produção de leite

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/100543.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] O Dia de Campo na TV traz esta semana como tema principal a "Produção de búfalo leiteiro". O programa vai ao ar pelo Canal Rural (NET/SKY e internet), dia 11 de abril, à partir das 9h, com reapresentação no dia 13, às 8h, pelo Canal NBR (TV do Governo Federal, captada por cabo, parabólica ou internet). A produção do programa fica por conta da Embrapa Informação Tecnológica (Brasília ? DF), em parceria com a Embrapa Rondônia (Porto Velho - RO), unidades da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA).

Vitivinicultores gaúchos iniciam projeto de indicação geográfica

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/100541.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] Inspirados no sucesso do Vale dos Vinhedos, em Bento Gonçalves (RS) ? única região brasileira com indicação de procedência de vinhos e espumantes, concedida pelo Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI) ?, 12 vitivinicultores de Monte Belo do Sul, município distante 121 quilômetros de Porto Alegre (RS), estão participando de um projeto para também terem seus vinhedos reconhecidos.

Governo edita até dia 15 MP da renegociação da dívida agrícola

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/100536.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] A Medida Provisória que trata da renegociação da dívida agrícola será editada até o próximo dia 15. A previsão foi feita pelo deputado Onyx Lorenzoni (DEM-RS) que, depois de reunião no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), revelou que os parlamentares ainda tentarão avançar mais na resposta aos pedidos dos produtores.

Criação de Serpentes Para Produção de Veneno

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/28083.htm
[ TECNOLOGIA # CURSOS ] O homem sempre teve um interesse muito grande pelas serpentes. Desde os tempos mais remotos, são muito comuns histórias, desenhos, lendas, rituais e toda sorte de relatos, envolvendo a presença destes répteis rastejantes e desprovidos de membros locomotores. Entretanto, a convivência com as serpentes nem sempre tem sido harmoniosa. Ao contrário, estes animais vêm sendo sistematicamente perseguidos e sacrificados em nome de sua pretensa inutilidade e risco para os seres humanos.

Criação de Rãs - Sistema Anfigranja

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/28082.htm
[ TECNOLOGIA # CURSOS ] Até poucos anos atrás, quando se falava em criação de rãs, ainda se pensava na possibilidade da instalação de ranários no formato tradicional, ou na mistura deste formato com a tecnologia da anfigranja. Hoje em dia, isto não é mais possível, pois o conceito de produção de rãs de forma rentável está intimamente ligado ao sistema anfigranja. Neste curso, constituído de filmes, em DVD, e manual interativo, você vai conhecer a fundo o conceito de anfigranja, assim como detalhes de instalações para reprodução, criação de girinos e recria e instalações sem anfigranjas de três diferentes portes, desde um simples recriador, até um núcleo de integração de produtores.

Como plantar e usar a Araruta

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/27632.htm
[ TECNOLOGIA # LIVROS ] Nesta publicação, ilustrada e de linguagem fácil de ser entendida, a Embrapa fornece todos os passos necessários para o cultivo da araruta: planta que corre o risco de extinção desde que a indústria de alimentos a substituiu pela mandioca. Com a araruta se faz um levíssimo polvilho, ingrediente principal de deliciosos quitutes, como biscoitos, sequilhos, brevidades e bolos. As receitas, de dar água na boca, estão no final do livro.

Cultivo da Melancia para Agricultura Familiar - 2ª Edição

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/27631.htm
[ TECNOLOGIA # LIVROS ] A melancia é uma fruta muito apreciada em todo o mundo e tem considerável importância econômica no Brasil. Esta publicação tem um estilo de comunicação bem simples, uma abordagem prática do dia-a-dia, do plantio à colheita do produto. Trata-se de um manual muito útil para os agricultores familiares interessados nessa importante fruteira tropical. Este trabalho foi elaborado com base em experiências com essa cultura no Centro-Oeste (Goiás e Distrito Federal) e no Nordeste, no município de Campo Maior, no Estado do Piauí e foi apoiado nas pesquisas da Embrapa e experimentos realizados pela Emater-DF.

Pesquisar este blog