Selecione o dia...

segunda-feira, 7 de julho de 2008

Governo envia ao Congresso projeto que isenta cooperativas de vários impostos

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/101564.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] O presidente Luiz Inácio Lula da Silva assinou no dia 4 de julho as mensagens em que encaminha ao Congresso Nacional dois projetos de lei com novas regulamentações para o setor cooperativista. Um isenta as cooperativas do pagamento de vários impostos e o outro regulamenta o ato cooperativo.

Senado vota amanhã aumento de área rural concedida pela União na Amazônia

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/101565.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] O Senado Federal tem sessão plenária deliberativa amanhã (8/7), às 14h, para examinar 58 matérias, entre as quais quatro medidas provisórias (MPs) que estão obstruindo a pauta e têm prioridade nas votações. Das quatro MPs, duas foram transformadas em projetos de lei de conversão (PLVs) quando aprovadas na Câmara. O primeiro item da pauta é o PLV 16/08, proveniente da MP 422/08, que aumenta o limite da área a ser concedida pela União para uso rural, sem processo de licitação, na Amazônia Legal.

Belo Horizonte sedia de 10 a 13 de julho a III Feira de Agricultura Familiar de Minas

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/101551.htm
[ ECONOMIA # EVENTOS ] Belo Horizonte vai sediar de 10 a 13 de julho, a maior mostra, no estado, de produtos da agricultura familiar e de áreas de assentamento da reforma agrária, durante a AgriMinas ? III Feira de Agricultura Familiar de Minas. Durante quatro dias a população poderá conhecer e adquirir produtos de uma lista diversa, que inclui de alimentos artesanais como queijos, doces e bolos, a peças de artesanato para decoração confeccionados em material como palha de milho e bambu, bebidas como cachaça e café, bordados, tapetes e utensílios, entre muitos outros.

Embrapa e Noruega assinam acordo para envio de sementes para o banco de Svalbard

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/101548.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] A Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e o Real Ministério de Agricultura e Alimentação da Noruega assinaram no dia 1º de julho acordo de cooperação que garante o depósito de sementes da Embrapa no Banco Global de Sementes de Svalbard - Global Crop Diversity Trust, situado na cidade de Longyearbyen. Serão enviadas primeiramente sementes de arroz, feijão e milho que compõem as coleções genéticas de três unidades de pesquisa da Embrapa: Recursos Genéticos e Biotecnologia (DF); Arroz e Feijão (GO) e Milho e Sorgo (MG).

Cooperativismo fortalece produção de mel no oeste do Paraná

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/101581.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] O apicultor Ari Mauri Petri, de Entre Rios do Oeste, município com 4 mil habitantes no oeste do Paraná, começou a produzir mel com oito caixas de abelhas. Quinze anos depois, conta com 215 caixas, que são responsáveis pela sua produção. Ari é um dos apicultores beneficiados pelo Programa Empreender Competitivo ? Apicultura, uma parceria do Sebrae Nacional, Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil (CACB), Sebrae/PR e Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Estado do Paraná (Faciap), e foi um dos produtores escolhidos para representar o Brasil num evento do Empreender Internacional, na África.

Embrapa desenvolve tecnologia que aumenta vida útil do morango na comercialização

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/101577.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] As condições adequadas de processamento e refrigeração podem elevar a vida útil de alguns frutos como o morango, na etapa de comercialização de três dias para até oito dias. A constatação é de pesquisadores da Embrapa Agroindústria de Alimentos, entidade de pesquisas vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA).

Amazonas deixa Nilo para trás

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/101574.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] Os livros de geografia precisam ser alterados. Maior rio do mundo em volume de água, o Amazonas agora pode ser considerado também o maior em extensão, com 140 quilômetros a mais que o rio Nilo, na África. Novas medições realizadas por pesquisadores do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) indicam que o Amazonas tem 6.992 quilômetros de extensão desde sua nascente no sul do Peru até sua foz, no Pará, Brasil. O Nilo tem 6.852 quilômetros desde a nascente, no Burundi, até o delta no Egito. Ou seja, 140 quilômetros ? ou meros 2% ? a menos.

Trabalho em seqüência

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/101573.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] O genoma humano tem cerca de 3 bilhões de pares de bases. Tomando como base a complexidade da espécie, seria de esperar que o mais simples milho, que não fala nem navega na internet, tivesse um número muito menor, na casa dos milhares, ou mesmo centenas. Mas não é bem o que ocorre, uma vez que o popular vegetal soma honrosos 2,5 bilhões de pares.

2ª CIPECC têm prazo até 22 de agosto para envio de trabalhos

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/101572.htm
[ TECNOLOGIA # EVENTOS ] Os interessados em submeter trabalhos para apresentação na 2ª Conferência Ibero-Americana de Publicações Eletrônicas no Contexto da Comunicação Científica, que será realizada de 17 a 21 de novembro de 2008, no Rio de Janeiro, deverão enviá-los até 22 de agosto.

Difusão e popularização da ciência e tecnologia

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/101570.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] A comissão julgadora do edital de Apoio a Projetos de Difusão e Popularização da Ciência e Tecnologia, do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), aprovou 58 projetos, que terão R$ 7 milhões disponíveis.

Periódicos disponibilizam gratuitamente arquivos na web

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/101567.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] Depois da revista Der Spiegel e do jornal The New York Times, o The Times britânico disponibilizou 200 anos de arquivo na internet. Em vez da assinatura online, periódicos apostam agora na publicidade na internet.

Palmáceas Oleíferas é tema de simpósio em Lavras (MG) dias 10 e 11 de julho

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/101566.htm
[ TECNOLOGIA # EVENTOS ] A Embrapa Agroenergia participa a partir de hoje (7/10) até o próximo dia 11, do 5º Congresso Brasileiro de Plantas Oleaginosas, Óleos, Gorduras e Biodiesel, realizado pela Universidade Federal de Lavras (UFLA). A Unidade coordenará o I Simpósio Brasileiro de Palmáceas Oleíferas para a Produção e Uso de Óleos e Biodiesel, que acontece durante o congresso, na própria Universidade, nos dias 10 e 11 de julho.

Agro Tecno Leite põe em debate setor leiteiro gaúcho

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/101549.htm
[ ECONOMIA # EVENTOS ] Os crescentes investimentos de grandes indústrias leiteiras como Nestlé, Parmalat, Bom Gosto, Italac e Embaré, nas regiões Planalto e Norte do Rio Grande do Sul, têm motivado entidades e produtores rurais a buscar a qualificação da bacia leiteira. A atividade também é vista como uma alternativa à produção de milho, soja e trigo, principais atividades agrícolas nas regiões. Por conta desta conjuntura promissora, o Programa Juntos para Competir e parceiros realizam o 2º Agro Tecno Leite, de 17 a 19 de setembro, em Passo Fundo, município distante 280 quilômetros de Porto Alegre.

Matemática Financeira para Concursos

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/28254.htm
[ TECNOLOGIA # CURSOS ] Este curso constituído de filmes, em DVD, e manuais interativos abrange todos os conceitos utilizados na resolução dos problemas de matemática financeira típicos de concursos. Aprenda os conceitos utilizados na resolução dos problemas de Matemática Financeira, típicos de concursos. O ensino é gradativo e completo, partindo dos conceitos elementares, relativos a porcentagens e juros simples, até alcançar o domínio das técnicas para a solução de problemas, envolvendo séries de pagamentos.

Marmorização e Granitização Técnicas de Representação e Imitação

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/28253.htm
[ TECNOLOGIA # CURSOS ] Aprenda neste curso constituído de filmes, em DVD, e manuais interativos as técnicas, passo a passo, de pintura especial que representam os mármores e granitos tais como existem na natureza. Técnicas de marmorização: verde alpe; rosso d`ávola; cinza comum; rosso verona; rosso alicante; african blue; travertino; rosa egeo; nero marquina; mármores fantasia: rosa claro, branco esmeralda, laranja, amarelo e preto. Técnicas de granitização: arabesco e cinza spázio.

Migração rural-urbana, agricultura familiar e novas tecnologias

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/27806.htm
[ TECNOLOGIA # LIVROS ] Os artigos contidos nesta obra abordam a agricultura familiar, a pobreza instalada em vários rincões do país, o êxodo rural e a reforma agrária. Os autores aliam a experiência profissional à teoria econômica e à análise precisa de fatos cujas evidências são baseadas na coleta rigorosa de dados e em informações do IBGE. A coletânea adere à tese de que o diferencial de salários entre a urbis e os campos, em termos de renda permanente determina a intensidade e a extensão do êxodo rural, ou seja, examinam detalhadamente a renda do estabelecimento e da família à luz de procedimentos contábeis rigorosos.

Produção comunitária de semente de arroz por pequenos agricultores

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/27805.htm
[ TECNOLOGIA # LIVROS ] A agricultura familiar tem participação expressiva na produção de arroz no Brasil. O pequeno agricultor produz arroz para o seu consumo e de sua família, sendo que, às vezes, a produção excede a necessidade do consumo próprio e parte dela é vendida, gerando uma receita adicional. Nesta publicação, elaborada em linguagem simples e rica em ilustrações, o autor utiliza recursos didáticos e informações práticas que vão colaborar com a produção comunitária de uma boa semente para aumentar a renda do produtor e a qualidade dos grãos para o consumo, melhorando assim a qualidade de vida de sua família e da comunidade.

Pesquisar este blog