Selecione o dia...

segunda-feira, 12 de setembro de 2011

Famílias atingidas por eventos climáticos levam anos para reconstruir condições de vida, diz sociólogo

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/219238.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] As famílias atingidas por intempéries climáticas no Brasil levam anos para restabelecerem as condições de vida, segundo o sociólogo e coordenador do 1º Seminário Nacional de Atingidos por Eventos Climáticos, Ivo Poleto. Quando ocorrem enchentes, ventanias e seca, é imediato o atendimento emergencial do governo e da sociedade para garantir os primeiros socorros, como comida e abrigo, mas "o grande problema é a reconstrução das condições de vida". Os recursos e os projetos para reconstruir as casas, que geralmente devem ser erguidas em outras localidades, demoram para sair, destacou Poleto.

Crise dos países desenvolvidos pode afetar exportações dos emergentes

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/219237.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] A crise econômica que atinge os países mais industrializados pode ter impactos na exportação de mercadorias dos países emergentes. Existe a possibilidade de o baixo crescimento econômico e as restrições de gastos públicos - que Estados Unidos e União Europeia estão se impondo - repercutirem no comércio Norte-Sul.

Portal unirá alunos e professores do Mercosul

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/219232.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] O Setor Educacional do Mercosul (SEM) lançou, no dia 8 de setembro de 2011, o portal Mercosul Educacional, para aumentar a comunicação, difundir conhecimento, informação e integrar o trabalho no âmbito do SEM. O conteúdo foi planejando para atender tanto o público externo, quanto os participantes da entidade; e pode ser acessado em português, espanhol e inglês. O instrumento faz parte do plano estratégico para o período de 2011 a 2015, aprovado no primeiro trimestre deste ano.

Governo federal aprova política nacional do bambu para erradicar pobreza

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/219231.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] Parte dos 80,25 milhões de hectares das terras produtivas ocupadas pelos 4,3 milhões de imóveis rurais de agricultores familiares, segundo Censo do IBGE de 2006, poderá ser dedicada ao manejo sustentável e ao cultivo do bambu com apoio do governo. É o que diz a Lei do Bambu (Lei nº 12.484/2011) publicada no dia 9 de setembro de 2011 no Diário Oficial da União (DOU), a qual institui a Política Nacional de Incentivo ao Manejo Sustentado e ao Cultivo do Bambu (PNMCB). A Lei do Bambu vai incentivar o manejo sustentável e o cultivo somente das espécies nativas e entre os agricultores familiares.

Senado realiza audiência pública sobre assassinatos de trabalhadores rurais

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/219240.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] A Subcomissão Permanente da Amazônia, do Senado Federal, instalada no âmbito da Comissão de Desenvolvimento Regional e Turismo (CDR) tem na pauta da reunião de amanhã (13/09/11) cinco requerimentos. Além da realização de audiências públicas sobre o assassinato de trabalhadores rurais e sobre os soldados da borracha, os requerimentos tratam também de realização de diligências na Região Norte.

Cobrança da assinatura básica pode ser impedimento para universalização da telefonia fixa

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/219239.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] A assinatura básica no valor aproximado de R$ 40, cobrada mensalmente de todos os clientes de concessionárias de telefonia fixa, pode ser um impedimento para a universalização do serviço, na avaliação da advogada do Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec) Veridiana Alimonti. Em entrevista à Agência Brasil, ela destacou que levar a telefonia fixa para todos ainda é um desafio para o país.

Destacada importância da Parceria Global sobre Solos, diz FAO

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/219236.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] É importante integrar o conhecimento sobre solos provenientes de diversas fontes, defende a Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO). A agência lançou, no início de setembro de 2011, a Parceria Global sobre Solos, em Roma. De acordo com a Organização das Nações Unidas (ONU), 1,5 mil milhão pessoas, na sua maioria dos continentes africano e asiático são afectadas por solos degradados.

Produção de milho avança em tecnologia e impulsiona investimentos no Paraná

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/219235.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] O avanço no uso de tecnologia na produção de milho no Paraná está impulsionando o desenvolvimento industrial nas regiões produtoras. Em agosto de 2011, a Cargill anunciou investimentos no valor de R$ 350 milhões na instalação de uma moderna unidade processadora de milho em Castro, região dos Campos Gerais. A iniciativa vai consolidar uma tendência já apontada pela Secretaria da Agricultura e do Abastecimento do Paraná (Seab), de que o Estado irá se destacar de forma expressiva como líder nacional na produção de milho.

Complexo Agroindustrial do Biodiesel é tema de Seminário na Embrapa

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/219234.htm
[ TECNOLOGIA # EVENTOS ] O Seminário Nacional sobre o Complexo Agroindustrial do Biodiesel no Brasil, que acontecerá nos dias 15 e 16 de setembro de 2011, na Embrapa Agroenergia, marca o lançamento do livro de mesmo nome, primeira publicação desse centro de pesquisa da Embrapa. Discutido capítulo a capítulo, por convidados com destaque nessa área, o livro é uma obra sistêmica que aborda toda a cadeia produtiva do biodiesel, da matéria-prima aos usuários.

Embrapa detecta nematoide de cisto da soja no Centro-Sul de MS

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/219233.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] Nematologista da Embrapa Agropecuária Oeste faz palestra para alertar e orientar agentes da assistência técnica de Amambai para que a praga registrada na região não se alastre O nematoide de cisto da soja (NCS) é um dos principais problemas para a cultura no Brasil e no mundo. Em janeiro de 2011, pela primeira vez foi detectada a presença do NCS na região Centro-Sul de Mato Grosso do Sul (MS).

Pesquisar este blog