Selecione o dia...

quarta-feira, 26 de novembro de 2008

Novo portal de revistas da USP dá acesso gratuito a 30 títulos

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/103311.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] A Universidade de São Paulo (USP) oferece, desde o início de novembro, um portal que dá acesso, ao texto completo das revistas produzidas pela Universidade e credenciadas pelo Programa de Apoio às Publicações Científicas Periódicas da Instituição. Trata-se do Portal de Revistas da USP, uma biblioteca eletrônica com acesso gratuito.

Blogueiros científicos

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/103310.htm
[ TECNOLOGIA # EVENTOS ] Nos dias 11 e 12 de dezembro, na Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP) da Universidade de São Paulo (USP), localizada à Av. Bandeirantes, 3900, Ribeirão Preto, acontecerá a primeira edição do Encontro de Weblogs Científicos em Língua Portuguesa (EWCLiPo).

Aspectos da irrigação em citros

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/103304.htm
[ TECNOLOGIA # ARTIGOS ] A decisão de investir na tecnologia da irrigação em pomares cítricos deve ser antecedida de criteriosa análise dos aspectos econômicos envolvidos. O custo adicional de produção, em função da implantação da irrigação, deve ser compensado com um acréscimo de produtividade. Um fator importante é a idade do pomar para iniciar a irrigação. Embora a maior parte dos citricultores iniciem a irrigação quando o pomar encontra-se com 3 anos de idade, o ideal é plantar o pomar para ser irrigado, o que além de facilitar o planejamento da cultura e da irrigação, aumenta a capa cidade produtiva da planta.

Diálogos da Terra no Planeta Água começa com participação de professores da UFMG

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/103309.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] Foi aberta hoje, dia 26, no Minascentro, em Belo Horizonte (MG), a conferência Diálogos da Terra no Planeta Água, um dos mais importantes fóruns internacionais de meio ambiente e desenvolvimento sustentável. Realizado pela primeira vez na América Latina, o evento terá a participação dos professores Antônio P. Magalhães Jr., do Instituto de Geociências (IGC), e Apolo Heringer Lisboa, da Faculdade de Medicina, coordenador do Projeto Manuelzão.

Escolas rurais de Pernambuco recebem Minibibliotecas da Embrapa

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/103300.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] Escolas rurais dos municípios pernambucanos de Palmares, Gameleira, Rio Formoso e Água Preta, além do Núcleo-piloto de Gestão e Informação Tecnológica para a Agricultura Familiar na Mata Sul Pernambucana (NAF-Mata Sul), em Catende, receberão as Minibibliotecas da Embrapa. A entrega será realizada hoje, 26 de novembro, na sede do NAF-Mata Sul, que fica no Engenho Ouricuri, a partir das 10h30, com a assinatura do termo de responsabilidade entre a Embrapa e os diretores das escolas rurais. Pernambuco já tem 44 escolas contempladas com o projeto.

Stephanes anuncia que recursos para cooperativas agrícolas vão ser liberados

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/103298.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] O ministro da Agricultura, Reinhold Stephanes, disse que na próxima semana deve haver liberação de recursos para as cooperativas agrícolas. Segundo ele, o valor ainda não foi definido, mas deve girar em torno de R$ 2 bilhões. "Vamos decidir na próxima semana sobre capital de giro e recursos para capitalização das cooperativas. Elas são responsáveis por quase 50% da produção de grãos. Então, seria importante irrigar o setor agrícola por meio delas", afirmou.

Famasul garante instrumentos de comercialização para produtores de MS

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/103297.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) vai ampliar de um para quatro o número de Estados que receberão ajuda para escoar a safra de milho. Antes restritos ao Mato Grosso, os leilões da estatal passam a atender agricultores de Goiás, Mato Grosso do Sul e Rondônia. Amanhã (27/11) serão ofertados Prêmios para o Escoamento do Produto (PEP) para a venda de 223 mil toneladas do cereal.

São Paulo terá 35 novos centros de excelência

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/103296.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] O Estado de São Paulo terá 35 novos centros de produção científica e tecnológica de ponta. Trata-se dos novos institutos que serão instalados no estado por meio do Programa Institutos Nacionais de Ciência e Tecnologia do MCT/CNPq/FAPESP em São Paulo. O programa é conduzido pelo Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT), por meio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), em parceria com a Fapesp.

São Paulo ganha livro sobre bioenergia

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/103294.htm
[ TECNOLOGIA # LIVROS ] O Governo do Estado de São Paulo, por meio de sua Secretaria de Desenvolvimento, acaba de lançar o livro Bioenergia no Estado de São Paulo, que detalha a situação atual, perspectivas, barreiras e oportunidades geradas pela bioenergia na região. A publicação, que pode ser consultada gratuitamente na internet, aborda o histórico da produção de bioenergia no estado e a importância de São Paulo no setor, que é responsável por 60% da produção de etanol no Brasil, além dos benefícios ambientais, vantagens econômicas e as ações promovidas pelo governo para o incremento da produção.

Consumo de Ovos: algumas evidências

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/103293.htm
[ TECNOLOGIA # ARTIGOS ] Se alguém lhe dissesse que o ovo, ao contrário do que sempre ouviu falar, protege o organismo contra doenças cardiovasculares e neurológicas, transtornos psiquiátricos, envelhecimento precoce e degeneração macular (a maior causa de cegueira em idosos) o que você pensaria?

Projeto Verde Rio vai recuperar 100% das matas ciliares dos principais rios de MT

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/103291.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] Conhecer projetos, a realidade de cada comunidade e analisar as iniciativas que deram certo. É com essa intenção que a comunidade Barranco Alto, no município de Santo Antônio do Leverger recebeu na última semana o secretário de Estado de Desenvolvimento Rural, Neldo Egon Weirich, o presidente da Federação das Indústrias no Estado de Mato Grosso (Fiemt), Mauro Mendes, e o superintendente do Instituto Ação Verde, Paulo Borges, para uma visita técnica nas obras do viveiro. Trata-se do projeto Verde Rio que é uma ação positiva desenvolvida pelo instituto e tem como objetivo recuperar e preservar 100% das matas ciliares dos principais rios de Mato Grosso até o ano de 2020.

Falta de legislação fundiária é maior agravante do desmatamento na Amazônia

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/103299.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] A ausência de marcos legais para a regularização fundiária das terras da Amazônia vem sendo a maior agravante para o desmatamento da região, na avaliação da ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff. Ela diz que, sem isso, o governo encontra dificuldades até mesmo para responsabilizar os desmatadores e promover o desenvolvimento sustentável da região.

Alternativas para Tornar sua Fazenda Lucrativa

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/28535.htm
[ TECNOLOGIA # LIVROS ] Precisamos produzir com lucro! Esta é a proposta deste livro que lista nove sistemas alternativos de criação que multiplicarão a produtividade e a rentabilidade da nossa pecuária. Ele mostra como reduzir o consumo de adubos; propicia menor custo unitário tecnificado por meio da utilização do esterco tratado em biodigestores; ensina ao agricultor a diversificar sua produção através da pecuária; apresenta simulações econômicas dos investimentos exigidos e dos resultados prováveis.

Pesquisar este blog