Selecione o dia...

sábado, 28 de julho de 2012

Ibama reavalia uso de quatro tipos de agrotóxicos e suas relações com o desaparecimento de abelhas

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/222364.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] Mesmo na ausência de levantamentos oficiais, alguns registros sobre a redução do número de abelhas em várias partes do país, em decorrência de quatro tipos de agrotóxico, levaram o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) a restringir o uso de importantes inseticidas na agropecuária brasileira, principalmente para as culturas de algodão, soja e trigo.

Genérico para animais pode não ser tão atrativo para fabricantes e consumidores

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/222368.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] A expectativa em torno da redução de custos com a autorização do uso de produtos genéricos veterinários pode tomar rumos diferentes do que ocorreu em relação aos medicamentos de uso humano. Nem a indústria nem alguns segmentos do governo acreditam que, inicialmente, os preços dos novos produtos para o tratamento de animais sejam significativamente mais atrativos para fabricantes e para consumidores em relação aos dos produtos convencionais.

Recursos do governo federal ajudam pouco na educação

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/222365.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] Grande parte do dinheiro repassado pelo governo federal aos municípios não contribui para tornar o ensino fundamental mais eficiente. É o que mostra a tese de doutorado Eficiência das transferências intergovernamentais para a educação fundamental de municípios brasileiros, defendida pelo professor Josedilton Alves Diniz na Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (FEA) da Universidade de São Paulo (USP).

Pesquisas da Embrapa revelam potencial de Rondônia para a eucaliptocultura

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/222359.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] Resultados iniciais de testes realizados pelo Núcleo de Produção Florestal da Embrapa Rondônia com clones de eucalipto instalados nos campos experimentais de Porto Velho e Vilhena, demonstram o potencial do estado para a eucaliptocultura. Em Rondônia existem amplas áreas propícias para a silvicultura com espécies nativas e exóticas e um ambiente favorável ao desenvolvimento de um programa florestal.

Caixa espera superar meta de liberação de recursos para habitação rural

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/222367.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] A Caixa Econômica Federal (CEF) espera superar a meta de liberação de crédito para construção e reforma de casas de agricultores familiares e trabalhadores rurais. A meta do Programa Nacional de Habitação Rural (PNHR), que faz parte do Minha Casa, Minha Vida, é financiar a construção e a reforma de 60 mil moradias, entre 2011 e 2014.

Bulas de agrotóxicos terão faixa toxicológica colorida

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/222366.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] A Instrução Normativa nº 14, publicada no Diário Oficial da União (DOU) de ontem (27/07/12) pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) estabelece que as bulas dos agrotóxicos deverão conter faixa toxicológica colorida até o final de dezembro.

BB Seguro Agrícola agora inclui proteção para cafezais

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/222363.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] O Grupo Segurador Banco do Brasil e Mapfre lança dia no dia 30 de julho de 2012 o seguro agrícola para plantações de café, sujeitas a fenômenos naturais que podem trazer prejuízos a regiões inteiras - neste caso, áreas que têm o forte da sua economia baseada na cafeicultura.

Minas avalia programa para melhorar a qualidade do leite

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/222362.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] A proposta de um programa destinado a melhorar a qualidade do leite em Minas Gerais foi apresentada no dia 26 de julho de 2012, em Belo Horizonte(MG), pela Câmara Técnica Setorial de Bovinocultura de Leite do Conselho Estadual de Política Agrícola (Cepa), criada pela Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Minas Gerais (Seapa). O secretário Elmiro Nascimento disse, na reunião, que o programa deve trazer grandes benefícios à economia do Estado, primeiro no ranking nacional de leite com uma produção da ordem de 8 bilhões de litros por ano.

Iapar lança nova variedade de café resistente a nematóide

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/222361.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] Entre os muitos desafios que a cafeicultura paranaense tem pela frente está o combate ao nematóide, parasita que afeta toda região cafeeira do estado. Para controlá-lo, o Instituto Agronômico do Paraná (Iapar), instituição participante do Consórcio Pesquisa Café, lançou a IPR 100, a primeira cultivar de café arábica resistente ao nematoide M. paranaensis sem a necessidade de enxertia.

Abertas inscrições para o Simpósio Paranaense de Pós-Colheita

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/222360.htm
[ TECNOLOGIA # EVENTOS ] Entre os dias 15 e 17 de agosto de 2012, em Londrina, no Paraná, a Associação Brasileira de Pós-Colheita (Abrapos) promove o VII Simpósio Paranaense de Pós-colheita de Grãos e VI Simpósio Internacional de Grãos Armazenados, com o tema Novos desafios da pós-colheita de grãos. Nesta edição, o evento conta com a realização da Embrapa Soja e colaboração de cooperativas e instituições de ensino e desenvolvimento agropecuário do Paraná.

Pesquisar este blog