Selecione o dia...

quarta-feira, 26 de março de 2014

Serviços de polinização representam 10% do valor da produção agrícola mundial

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/228443.htm
[ TECNOLOGIA ] A humanidade tem explorado colônias de abelhas produtoras de mel desde a pré-história, mas somente nos últimos anos se deu conta de que a importância desses insetos para a sua alimentação vai muito além da fabricação do poderoso adoçante natural.

Sisutec divulga resultado e matrículas começam hoje

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/228449.htm
[ CURSOS ] Candidatos inscritos no Sistema de Seleção Unificada da Educação Profissional e Tecnológica (Sisutec) já podem consultar o resultado da primeira chamada no site http://sisutec.mec.gov.br. Os selecionados têm de hoje (26/03/14) a sexta (28/03) para se matricular.

Anvisa fixa regras para alterações no registro de agrotóxicos

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/228448.htm
[ POLITICA ] Resolução da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) publicada ontem (25/03/14) no Diário Oficial da União fixa regras para alterações técnicas no registro de agrotóxicos. Clique aqui para acessar a resolução.

Cientistas dizem que os últimos dez anos forma os mais quentes

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/228446.htm
[ TECNOLOGIA ] Ondas violentas de calor, acompanhadas de furacões e degelo nas calotas polares, para os cientistas não há dúvidas de que a primeira década do século vinte e um foi a mais quente dos últimos cem anos.

Clima seco afeta pecuária de corte

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/228444.htm
[ ECONOMIA ] Os animais que continuam de se alimentar apenas no pasto já sentem os reflexos das falta de chuva. Os animais precisam ser alimentados com silagem, o milho é misturado com capim e isto é que sustenta o gado. Para produtores, a falta de chuva wstá comprometendo o funcionamento das fazendas. Esta falta de chuva já fez o preço da carne subir.

Instituições se unem para exportar mais carne

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/228451.htm
[ ECONOMIA ] A União Brasileira de Avicultura (Ubabef) e a Associação Brasileira da Indústria Produtora e Exportadora de Carne Suína (Abipecs) anunciaram no dia 24 de março de 2014, em São Paulo (SP), que deixaram de existir e agora formam a Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA). A nova instituição vai representar os setores de aves e de suínos e foi formada para aumentar a representatividade destas indústrias, aumentar o número de associados e as exportações. Segundo a ABPA, o relacionamento com os países árabes, principais compradores de carne de frango do Brasil, continua o mesmo.

Ministério da Agricultura aprimora parceria com a Embrapa

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/228450.htm
[ POLITICA ] Representantes da Secretaria de Defesa Agropecuária (SDA) do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) se reuniram com o presidente e a diretoria da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) ontem (25/03/14), na sede da empresa, em Brasília (DF). Em pauta, as melhorias no desenvolvimento de temas específicos com relação à pesquisa e informação.

Agricultores familiares são responsáveis por 60% dos alimentos básicos consumidos no Brasil

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/228447.htm
[ TECNOLOGIA ] A maior parte dos alimentos consumidos por brasileiros vem das pequenas propriedades. Cerca de 60% dessa produção básica é feita por agricultores rurais. Reconhecendo a importância desse grupo para a subsistência mundial, a Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO) declarou 2014 como o Ano Internacional da Agricultura Familiar. Nesta edição do Conexão Ciência, vamos abordar a importância do trabalho do pequeno agricultor na produção de alimentos e o que tem sido feito para fortalecer o setor no Brasil. O convidado é o pesquisador Altair Machado, da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa).

Observadores de pássaros

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/228445.htm
[ TECNOLOGIA ] Contato e integração com a natureza. Munidos de binóculos e máquinas fotográficas eles buscam os detalhes e a beleza da fauna brasileira. Dentro de um parque urbano, em Brasília (DF), mais de 90 espécies de pássaros. No programa um dos hobbies que mais ganham adeptos no país: Observação de Pássaros. Assista agora no programa EcoSenado.

Pesquisar este blog