Selecione o dia...

quarta-feira, 24 de dezembro de 2008

Assine Gratuitamente o Jornal Agrosoft

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/103708.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] O Jornal Agrosoft é uma publicação sobre tecnologias para o agronegócio e é enviado gratuitamente todos os dias do ano, por email, para seus assinantes.

Rede Kamukaia investe em conhecimento para manejo da Floresta

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/103676.htm
[ TECNOLOGIA # ARTIGOS ] A Amazônia é a região de maior biodiversidade do mundo e embora exista a preocupação de conservá-la por meio do uso sustentável, pouco se conhece sobre a ecologia das espécies vegetais ou animais com potencial econômico, ou seja, como funcionam as inter-relações de um organismo vivo com outros organismos e com o meio físico onde ele vive. Este conhecimento torna-se premissa básica para a sustentabilidade do manejo florestal, pois somente conhecendo o comportamento e estratégias de sobrevivência das espécies é que se poderá implementá-lo. Com o objetivo de gerar informações básicas que auxiliem na recomendação de práticas de manejo sustentável para produtos florestais não-madeireiros, pesquisadores da Embrapa criaram, em 2005, uma rede de pesquisas na Amazônia, denominada Kamukaia.

Especialista diz que comércio agrícola pode acelerar mudança climática

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/103661.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] O comércio internacional de produtos agrícolas pode acelerar a mudança climática, pois favorece o aumento das emissões de gases do efeito estufa, afirmou o relator especial da Organização das Nações Unidas para o Direito à Alimentação, Olivier de Schutter. Isto ocorre, segundo ele, por causa das emissões geradas pelo transporte destes produtos e o tipo de agricultura intensiva que se promove.

Embrapa Trigo: da África ao Nobel 2007

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/103659.htm
[ POLITICA # ARTIGOS ] Tem-se divulgado, nos jornais e noticiários de rádio e televisão de todo o país, viagens do Presidente Lula à algumas nações africanas, na busca de ampliar a influência internacional do Brasil, bem como, aumentar as transações comerciais com estes países. Divulgou-se também a concessão do Prêmio Nobel da Paz 2007 ao ex-vice-presidente norte-americano Al Gore e ao IPCC (Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas) pela sua luta em prol do meio ambiente.

O desafio de produzir mais com menos impacto no meio ambiente

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/103651.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] América Latina e Caribe enfrentam um risco ambiental e sócio-econômico, conseqüência das mudanças climáticas e da degradação dos recursos naturais associada a o avanço dos sistemas pecuários e agrícolas não sustentáveis, alertou a FAO. Frente a essa realidade, a FAO apóia e promove uma série de pesquisas que permitem produzir mais afetando menos o meio ambiente. "O desenvolvimento sustentável é um imperativo", afirmou o Oficial Principal de Terras e Águas da FAO na América Latina e Caribe, Jan Van Wambeke.

Pecuaristas conhecem técnicas de manejo da Fazenda Paraíso, no município de Herval (RS)

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/103623.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] As técnicas mais eficazes de manejo do gado, implantadas na fazenda Paraíso, no município de Herval, região Sul do Rio Grande do Sul, unidade do projeto Redes de Referência, serão utilizadas, a partir de 2009, pelos produtores de Santa Vitória do Palmar (RS), município situado a 504 quilômetros de Porto Alegre. A idéia do grupo de 15 criadores de gado e de ovinos é elevar seus índices de produtividade e de rentabilidade em até 60%, igualando aos patamares alcançados na unidade de referência, em Herval.

Exportações impulsionam crescimento na produção de carnes e leite no Paraná

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/103619.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] A recuperação das exportações de carnes e o aumento nas vendas de leite no mercado externo impulsionaram o crescimento da produção de carnes bovina, suína, de frango e a industrialização de leite no Paraná. A Pesquisa Trimestral de Produção Pecuária do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) indica aumento de 18% na aquisição de leite no período janeiro a setembro de 2008, em relação ao mesmo período do ano passado. Outro destaque foi o aumento do abate de frangos que faz do Paraná o maior estado produtor de carne de frango do País.

Wiltmeter® - A Embrapa desenvolve o primeiro instrumento portátil para medir a pressão das folhas

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/103604.htm
[ TECNOLOGIA # ARTIGOS ] A pressão das células da folha é essencial como fator físico dependente de irrigação que governa o crescimento e a produtividade. Depois, após a colheita, a qualidade das folhosas, como alface e couve, também é muito importante, visto que os consumidores querem produtos frescos e túrgidos, que em outras palavras são produtos com elevada pressão de água nas células das folhas. Desta forma, medir a pressão da água nas folhas das plantas é uma tarefa muito importante que somente tem sido feita por métodos indiretos no campo, ou por métodos de laboratório muito sofisticados realizáveis apenas em poucas instituições ao redor do mundo.

Avaliação e substituição de rainhas de abelhas africanizadas

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/103582.htm
[ TECNOLOGIA # ARTIGOS ] A rainha de uma colônia transfere às operárias características genéticas de produção, tolerância à doença, agressividade, entre outras. Nesse sentido, a substituição das rainhas busca reduzir os custos e aumentar a produção, influenciando no sucesso da atividade apícola frente às exigências de um mercado cada vez mais globalizado.

Manual de Pastagem - Formação, Manejo e Recuperação

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/28591.htm
[ TECNOLOGIA # LIVROS ] Este livro é direcionado ao empresário rural, estudante ou, mesmo, ao apaixonado por forrageiras. Ele ensina "como produzir mais, com melhor qualidade e, ainda, com um custo compatível aos padrões internacionais". Em outras palavras, ensina, "como fazer" para se obter uma pastagem de qualidade e que não se degrade. O autor procurou, juntamente com os co-autores, transmitir as informações da forma mais simples possível, para que todos tenham condições de entendê-las, assimilando-as e aplicando as tecnologias descritas.

Manual de Horticultura Orgânica - Versão Atualizada

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/28590.htm
[ TECNOLOGIA # LIVROS ] - Versão Atualizada e Ampliada - Este Novo Manual de Horticultura Orgânica foi totalmente revisado e ampliado, para oferecer os conhecimentos mais atuais no campo da horticultura orgânica, apresentando-se à sociedade brasileira como uma obra completa e indispensável para técnicos e agricultores do setor. Seu conteúdo apresenta os princípios, as técnicas e as práticas para implantação e manejo da horticultura em bases agroecológicas, além de apresentar detalhadamente o sistema de produção de 22 espécies de hortaliças.

Pesquisar este blog