Selecione o dia...

sábado, 26 de junho de 2010

Lei de mudanças climáticas paulista prevê pagamento por serviços ambientais

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/214750.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] As medidas adotadas pelo Estado de São Paulo colocam-no à frente do restante do País quando o assunto é a preocupação com o meio ambiente e as alterações no clima. A regulamentação da Política Estadual de Mudanças Climáticas (PEMC), assinada no dia 24 de junho de 2010, pelo governador Alberto Goldman, é resultado da Lei nº 13.798, sancionada em novembro de 2009, que traça como meta a redução de 20% das emissões dos gases de efeito estufa, responsáveis pelo aquecimento do planeta. Para se ter uma idéia, a meta é quatro vezes mais rigorosa do que a definida no Protocolo de Kyoto.

Pinto Bandeira recebe Indicação de Procedência de vinhos finos e espumantes

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/214746.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] O Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI) deu parecer favorável a concessão da Indicação de Procedência (IP) de vinhos finos e espumantes Pinto Bandeira, área delimitada que integra 6 vinícolas. Essa é a segunda IP de vinhos do Brasil, seguindo o Vale dos Vinhedos.

Agricultura não precisa ampliar fronteiras para crescer, comprova estudo da USP

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/214745.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] Um estudo realizado pela Universidade de São Paulo (USP), sob a coordenação do professor Gerd Sparovek, comprova que, ao contrário do que argumentam deputados ruralistas, o Código Florestal Brasileiro não representa um obstáculo para o desenvolvimento do agronegócio brasileiro. De acordo com o estudo, realizado com o apoio do WWF-Brasil, seria necessário apenas melhorar a produtividade do setor em algumas regiões para que a atividade seguisse crescendo no país.

A biologia sintética e a bioenergia

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/214699.htm
[ TECNOLOGIA # ARTIGOS ] Já pensou se, a partir da sequência completa do seu genoma, o leitor conseguisse sintetizar o seu próprio DNA, introdu zi-lo em uma célula humana e depois fazer com que o seu DNA assumisse o comando dessa célula, formando tecidos, órgãos e até uma cópia idêntica de si mesmo, para a qual você poderia transferir suas memórias? Como no romance de ficção científica de Phillip K. Dick, que originou o roteiro do filme Blade Runner, parece que pelo menos uma importante prova de conceito foi conseguida. O J. Craig Venter Institute (JCVI) publicou em 20 de maio no site da revista Science um artigo em que reporta a ativação de um genoma sintético de um microrganismo em outro, a bactéria Mycoplasma mycoides. A medida de sucesso, nesse caso, foi o fato de que o genoma sintético adquiriu o controle de uma outra célula e essa célula passou a se reproduzir em laboratório.

Fazendas de pecuária orgânica terão diagnóstico de sustentabilidade

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/214751.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] Até o dia 29 de junho de 2010, representantes da Associação Brasileira de Pecuária Orgânica (ABPO), da ONG Aliança da Terra, da Embrapa Pantanal e do WWF-Brasil concluem um levantamento em seis fazendas pantaneiras para fazer um diagnóstico socioambiental. A intenção é verificar se a pecuária é praticada dentro dos princípios de sustentabilidade.

Instituto Agronômico comemora 123 anos de atividades

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/214749.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] O Instituto Agronômico (IAC) de Campinas (SP) está completando 123 anos de atividades. Para comemorar a data, foi realizado no dia 24 de junho de 2010, a entrega do Prêmio IAC, homenagem concedida desde 1994, em reconhecimento à dedicação e competência de seus servidores. Este ano, foram homenageados Ignácio José de Godoy e Rosino Rodrigues da Silva, respectivamente, nas categorias Pesquisador Científico e Servidor de Apoio.

Novos investimentos beneficiam setores plástico e do agronegócio do Sul de Minas

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/214748.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] Embalagens plásticas e o agronegócio são os setores responsáveis por investimentos de R$ 87,7 milhões no Sul de Minas, conforme protocolos de intenções assinados no Instituto de Desenvolvimento Integrado de Minas Gerais (Indi), no dia 22 de junho de 2010.

Governo de Minas inaugura o primeiro Centro de Bioinformática do país

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/214747.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] O Centro de Excelência em Bioinformática (CEBio) será inaugurado oficialmente no dia 28 de junho de 2010. Já em funcionamento há alguns meses, o CEBio é uma parceria entre a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior de Minas Gerais (Sectes-MG), por meio do Arranjo Produtivo Local (APL) de Biotecnologia, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig) e o Centro de Pesquisas René Rachou (CPqRR/Fiocruz Minas).

Bahia anuncia que terá novas plataformas e radares de meteorológicos até 2011

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/214724.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] A rede de monitoramento do clima vai ser ampliada na Bahia. Hoje, o registro histórico médio diário das principais variáveis meteorológicas (pressão atmosférica, radiação solar, chuva, vento, temperatura e umidade relativa do ar) é obtido por meio das 21 Plataformas de Coleta de Dados (PCDs) instaladas no estado.

Cientistas discutem C&T para expansão da caprinocultura mundial no IGA 2010

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/214716.htm
[ TECNOLOGIA # EVENTOS ] Pesquisadores do Brasil e do exterior, da área de caprinocultura se reúnem em Recife (PE), de 19 a 23 de setembro de 2010 na 10ª Conferência Internacional de Caprinos (IGA 2010). O evento, com o tema central Desenvolvimento tecnológico e medidas associativas para o desenvolvimento da produção de pequenos ruminantes, objetiva debater problemas e soluções para o aprimoramento do setor em nível mundial.

Pesquisar este blog