Selecione o dia...

quinta-feira, 12 de junho de 2008

Fiscais federais agropecuários paralisam atividades por 48 horas

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/101262.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] Os fiscais federais agropecuários anunciaram indicativo de paralisação das suas atividades, por 48 horas, hoje (12/6) e amanhã (13/6), por discordarem dos termos da Medida Provisória (MP) nº. 431/08, que estabelece a reestruturação da massa salarial dos servidores públicos.

Governo quer diversificar meios de transporte de cargas

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/101263.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] O investimento centrado nas últimas décadas principalmente em rodovias foi um erro. A afirmação é do ministro dos Transportes, Alfredo Nascimento, que participou ontem (11/6) da abertura do 3º seminário Brasil nos Trilhos, organizado pela Associação Nacional dos Transportadores Ferroviários (ANTF).

No centenário da Imigração Japonesa, raça Wagyu é destaque na Feicorte 2008

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/101260.htm
[ ECONOMIA # EVENTOS ] O sabor é o grande diferencial da carne proveniente da raça japonesa Wagyu. Nobre, com excelente marmoreio ? finas camadas de gordura em meio ao músculo, que definem a maciez e a suculência ?, o produto é também grande fonte de ácido oléico, o mesmo dos azeites de oliva, mantendo os índices de colesterol 'ruim' inferiores ao de outras carnes.

Abertas as inscrições para o 35º Concurso Nacional de Produtos Lácteos

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/101256.htm
[ TECNOLOGIA # EVENTOS ] O Instituto de Laticínios Cândido Tostes (ILCT), da Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig), abre inscrições para o 35º Concurso Nacional de Produtos Lácteos e para a 35ª Exposição de Produtos Lácteos (Expolac), dois dos quatro eventos do 25º Congresso Nacional de Laticínios que será realizado nos dias 14 a 17 de julho, no Expominas Juiz de Fora. O Concurso de Produtos Lácteos e a Expolac são tradicionais entre as indústrias do setor laticinista do país. Este ano, a expectativa é de que cerca de 80 indústrias de todo país participem desses dois eventos.

Associação Brasileira de Criadores de Búfalos apresenta Selo de Pureza 100% Búfalo na Fispal Food Service 2008

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/101279.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] Entre 23 e 26 de junho, a Associação Brasileira de Criadores de Búfalos (ABCB) participará da Fispal Food Service 2008, Feira Internacional de Produtos e Serviços para Alimentação Fora do Lar. Quem for ao estande da instituição (localizado à Rua L/M, número 155/156) poderá degustar as deliciosas mozzarellas de búfala de alto padrão de qualidade, produto muito utilizado no food-service e na gastronomia de um modo geral.

Produtores de vinho formam cooperativa em Jundiaí

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/101272.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] A história das famílias Boschini, Maziero, Negrini, Vendramin se mistura a de centenas de imigrantes italianos que se estabeleceram no Brasil a partir da segunda metade do século 19. A novidade que veio unir ainda mais estes descendentes de imigrantes é o fato de serem pequenos produtores de vinho artesanal e formarem a Cooperativa Agrícola dos Produtores de Vinho ? Jundiaí (AVA).

Etanol: a favor da profissionalização e contra o protecionismo

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/101271.htm
[ ECONOMIA # ARTIGOS ] O ano de 2003 marcou o renascimento da indústria brasileira sucroalcooleira. O surgimento dos carros bicombustíveis, naquele ano, se tornou o símbolo da mudança de mentalidade que tomou conta de todo o planeta. Cada vez mais, o mundo percebe a necessidade da substituição gradual do petróleo por fontes alternativas de energia. Três fatores contribuíram para potencializar a busca por combustíveis renováveis: o aumento contínuo do preço do petróleo, a pressão crescente da sociedade por combustíveis renováveis e menos poluentes e a certeza de que o petróleo vai acabar.

Famasul reúne sindicatos rurais em Assembléia

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/101270.htm
[ POLITICA # EVENTOS ] No próximo dia 17, serão votadas a criação da Criação de comissão para debate das cláusulas da pauta de reivindicações da convenção Coletiva de Trabalho, e a autorização para o presidente da Federação da Agricultura e Pecuária de MS (Famasul) firmar a convenção e apresentar defesa em dissídio Coletivo de Trabalho.

Embrapa faz homenagem ao Dia Mundial do Meio Ambiente em Feira Botânica em Brasília

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/101268.htm
[ TECNOLOGIA # EVENTOS ] Parceiros há mais de sete anos na divulgação da ciência e da tecnologia, a Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia, uma das 41 unidades da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), e o Shopping CasaPark em Brasília, DF, comemoram no próximo final de semana (dias 13 a 15 de junho) a 100ª Feira Botânica. O evento é realizado quinzenalmente e além de divulgar os resultados científicos da Embrapa e da Universidade de Brasília (UnB), oferece também exposição de plantas ornamentais, frutíferas, raras e exóticas, além de cursos de botânica e paisagismo. Para o público infantil, são realizadas oficinas de pintura, botânica, argila e plantio de mudas.

Restrição de crédito poderá reduzir área plantada em 80%

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/101266.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] A produção agrícola no Brasil poderá sofrer uma redução de 80% da área plantada de grãos, aumento do custo dos alimentos, queda do superávit da balança comercial e, ainda, deixar milhões de trabalhadores desempregados, caso a restrição de crédito rural oficial a produtores, que em 1º de julho começará a ser aplicada em municípios do Bioma Amazônia, se estenda a outros biomas como Cerrado, Caatinga e Mata Atlântica.

Arborização de ervais é tema de Dia de Campo na TV

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/101261.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] A erva-mate é uma espécie nativa do Brasil produzida em sua maior parte por agricultores familiares dos estados do Sul do Brasil e do estado de Mato Grosso do Sul. Utilizada tradicionalmente para a produção de chimarrão e chás, a erva-mate constitui-se numa atividade com impactos altamente positivos, contribuindo para a geração de emprego e renda para as pequenas propriedades da região, além de ser uma boa alternativa ambiental, já que seu cultivo não exige o uso de agrotóxicos.

Fazenda Experimental da Epamig em São João del-Rei terá laboratório de micropropagação

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/101258.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] A Fazenda Experimental Risoleta Neves (FERN), da Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig), em São João del-Rei, vai ganhar um laboratório de micropropagação, que será destinado à pesquisa na área de floricultura e à produção de mudas.

Famasul traz consultor de agronegócios, Ênio Marques, para Expotrês

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/101257.htm
[ ECONOMIA # EVENTOS ] As oportunidades de comércio para o agronegócio serão o tema da palestra do consultor em agronegócio, Ênio Marques. A palestra é uma promoção da Federação da Agricultura e Pecuária de MS (Famasul) durante a 31ª Expotrês ? Exposição Agropecuária e Industrial de Três Lagoas, no próximo dia 14, às 9 horas.

Endividamento Rural é debatido em Dourados

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/101253.htm
[ ECONOMIA # EVENTOS ] Discutir e esclarecer aspectos do endividamento rural e as possíveis saídas para os produtores penalizados são alguns dos objetivos do seminário sobre Direito Rural que acontece em Dourados, dia 21 de junho, na Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).

CFM inicia seleção individual de touros

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/101251.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] A Agro-Pecuária CFM, maior líder no fornecimento de touros Nelore e Montana com Certificado Especial de Identificação e Produção (CEIP) do Brasil, inicia, neste mês de junho, uma das etapas mais importantes dentro de seu programa de melhoramento genético: a seleção individual de touros, fase que finaliza o processo de avaliação genética da safra, que será comercializada a partir do Megaleilão, maior leilão de touros Nelore com CEIP do Brasil, a ser realizado entre os dias 13 e 15 de agosto, em São José do Rio Preto (SP).

Um século, múltiplas perspectivas

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/101247.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] Há um século os primeiros imigrantes japoneses chegavam ao Brasil. Para resgatar essa longa interação cultural sob o ponto de vista da história, da psicologia e da literatura, um grupo de pesquisadores organizou o livro Cem anos da imigração japonesa: História, memória e arte, lançado no último dia 9.

Horta Caseira - Implantação e Cultivo

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/28206.htm
[ TECNOLOGIA # CURSOS ] Este curso se destina àqueles que querem implantar uma horta para consumo próprio e, ainda, comercializar o excesso da produção. São abordados os seguintes assuntos: as hortaliças; implantação da horta: Escolha do local, hortaliças a serem cultivadas, ferramentas necessárias, preparação dos canteiros, propagação das hortaliças e produção de hortaliças em recipientes; tratos culturais: Capina, irrigação, cobertura morta, raleação ou desbaste, condução, desbrota e amontoa; as pragas e as doenças: o controle de pragas e doenças, rotação de culturas, solarização e adubação; combate de pragas e doenças: armadilhas, caldas, extratos vegetais, uso de sabão e controle biológico; e, colheita: ponto de colheita e comercialização.

Higienização na Indústria de Alimentos

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/28205.htm
[ TECNOLOGIA # CURSOS ] A higienização na indústria de alimentos é fundamental para se conseguir qualidade microbiológica dos alimentos e obtenção de um produto que não ofereça riscos à saúde do consumidor. Um programa de higienização bem executado traz lucros para a empresa, pois aumenta a vida de prateleira dos produtos. Neste curso constituído de filmes, em DVD, e manuais interativos, são abordados os seguintes assuntos: etapas do procedimento de higienização; tipos de higienização; agentes de limpeza; exemplos de formulações de detergentes; testes para avaliação da higienização; exigências legais quanto a instalações, evacuação de efluentes, cuidados com a matéria-prima, higiene de manipuladores, embalagens, armazenamento e transporte dos produtos acabados; e, controle dos alimentos.

Inseto estéril - novo método p/controle da mosca-das-frutas

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/27756.htm
[ TECNOLOGIA # DVDS ] O Dia de Campo na TV é um programa semanal produzido pela Embrapa Informação Tecnológica com a participação de pesquisadores e representantes da extensão rural. A técnica do inseto estéril para controle da mosca-das-frutas é inovadora e vai ser empregada em larga escala na principal zona produtora de manga para exportação do país, o Vale do São Francisco.

Coleção Plantar: Manga - 2ª Edição

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/27755.htm
[ TECNOLOGIA # LIVROS ] O objetivo desta publicação é levar informações básicas sobre a cultura da manga, cujos conhecimentos serão referência para o produtor familiar produzir frutos com qualidade, segurança e eficiência, permitindo, assim, que a agricultura familiar incorpore-se ao agronegócio. São abordados os seguintes temas: Clima, solo, cultivares, preparo da muda, plantio, adubação de manutenção, podas, indução floral, controle de doenças e pragas, colheita e comercialização, rendimento, coeficientes de produção. Elaborada em linguagem simples e de fácil entendimento.

Fiscais federais agropecuários paralisam atividades por 48 horas

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/101262.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] Os fiscais federais agropecuários anunciaram indicativo de paralisação das suas atividades, por 48 horas, hoje (12/6) e amanhã (13/6), por discordarem dos termos da Medida Provisória (MP) nº. 431/08, que estabelece a reestruturação da massa salarial dos servidores públicos.

Governo quer diversificar meios de transporte de cargas

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/101263.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] O investimento centrado nas últimas décadas principalmente em rodovias foi um erro. A afirmação é do ministro dos Transportes, Alfredo Nascimento, que participou ontem (11/6) da abertura do 3º seminário Brasil nos Trilhos, organizado pela Associação Nacional dos Transportadores Ferroviários (ANTF).

No centenário da Imigração Japonesa, raça Wagyu é destaque na Feicorte 2008

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/101260.htm
[ ECONOMIA # EVENTOS ] O sabor é o grande diferencial da carne proveniente da raça japonesa Wagyu. Nobre, com excelente marmoreio ? finas camadas de gordura em meio ao músculo, que definem a maciez e a suculência ?, o produto é também grande fonte de ácido oléico, o mesmo dos azeites de oliva, mantendo os índices de colesterol 'ruim' inferiores ao de outras carnes.

Abertas as inscrições para o 35º Concurso Nacional de Produtos Lácteos

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/101256.htm
[ TECNOLOGIA # EVENTOS ] O Instituto de Laticínios Cândido Tostes (ILCT), da Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig), abre inscrições para o 35º Concurso Nacional de Produtos Lácteos e para a 35ª Exposição de Produtos Lácteos (Expolac), dois dos quatro eventos do 25º Congresso Nacional de Laticínios que será realizado nos dias 14 a 17 de julho, no Expominas Juiz de Fora. O Concurso de Produtos Lácteos e a Expolac são tradicionais entre as indústrias do setor laticinista do país. Este ano, a expectativa é de que cerca de 80 indústrias de todo país participem desses dois eventos.

Associação Brasileira de Criadores de Búfalos apresenta Selo de Pureza 100% Búfalo na Fispal Food Service 2008

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/101279.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] Entre 23 e 26 de junho, a Associação Brasileira de Criadores de Búfalos (ABCB) participará da Fispal Food Service 2008, Feira Internacional de Produtos e Serviços para Alimentação Fora do Lar. Quem for ao estande da instituição (localizado à Rua L/M, número 155/156) poderá degustar as deliciosas mozzarellas de búfala de alto padrão de qualidade, produto muito utilizado no food-service e na gastronomia de um modo geral.

Produtores de vinho formam cooperativa em Jundiaí

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/101272.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] A história das famílias Boschini, Maziero, Negrini, Vendramin se mistura a de centenas de imigrantes italianos que se estabeleceram no Brasil a partir da segunda metade do século 19. A novidade que veio unir ainda mais estes descendentes de imigrantes é o fato de serem pequenos produtores de vinho artesanal e formarem a Cooperativa Agrícola dos Produtores de Vinho ? Jundiaí (AVA).

Etanol: a favor da profissionalização e contra o protecionismo

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/101271.htm
[ ECONOMIA # ARTIGOS ] O ano de 2003 marcou o renascimento da indústria brasileira sucroalcooleira. O surgimento dos carros bicombustíveis, naquele ano, se tornou o símbolo da mudança de mentalidade que tomou conta de todo o planeta. Cada vez mais, o mundo percebe a necessidade da substituição gradual do petróleo por fontes alternativas de energia. Três fatores contribuíram para potencializar a busca por combustíveis renováveis: o aumento contínuo do preço do petróleo, a pressão crescente da sociedade por combustíveis renováveis e menos poluentes e a certeza de que o petróleo vai acabar.

Famasul reúne sindicatos rurais em Assembléia

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/101270.htm
[ POLITICA # EVENTOS ] No próximo dia 17, serão votadas a criação da Criação de comissão para debate das cláusulas da pauta de reivindicações da convenção Coletiva de Trabalho, e a autorização para o presidente da Federação da Agricultura e Pecuária de MS (Famasul) firmar a convenção e apresentar defesa em dissídio Coletivo de Trabalho.

Embrapa faz homenagem ao Dia Mundial do Meio Ambiente em Feira Botânica em Brasília

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/101268.htm
[ TECNOLOGIA # EVENTOS ] Parceiros há mais de sete anos na divulgação da ciência e da tecnologia, a Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia, uma das 41 unidades da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), e o Shopping CasaPark em Brasília, DF, comemoram no próximo final de semana (dias 13 a 15 de junho) a 100ª Feira Botânica. O evento é realizado quinzenalmente e além de divulgar os resultados científicos da Embrapa e da Universidade de Brasília (UnB), oferece também exposição de plantas ornamentais, frutíferas, raras e exóticas, além de cursos de botânica e paisagismo. Para o público infantil, são realizadas oficinas de pintura, botânica, argila e plantio de mudas.

Restrição de crédito poderá reduzir área plantada em 80%

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/101266.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] A produção agrícola no Brasil poderá sofrer uma redução de 80% da área plantada de grãos, aumento do custo dos alimentos, queda do superávit da balança comercial e, ainda, deixar milhões de trabalhadores desempregados, caso a restrição de crédito rural oficial a produtores, que em 1º de julho começará a ser aplicada em municípios do Bioma Amazônia, se estenda a outros biomas como Cerrado, Caatinga e Mata Atlântica.

Arborização de ervais é tema de Dia de Campo na TV

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/101261.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] A erva-mate é uma espécie nativa do Brasil produzida em sua maior parte por agricultores familiares dos estados do Sul do Brasil e do estado de Mato Grosso do Sul. Utilizada tradicionalmente para a produção de chimarrão e chás, a erva-mate constitui-se numa atividade com impactos altamente positivos, contribuindo para a geração de emprego e renda para as pequenas propriedades da região, além de ser uma boa alternativa ambiental, já que seu cultivo não exige o uso de agrotóxicos.

Fazenda Experimental da Epamig em São João del-Rei terá laboratório de micropropagação

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/101258.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] A Fazenda Experimental Risoleta Neves (FERN), da Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig), em São João del-Rei, vai ganhar um laboratório de micropropagação, que será destinado à pesquisa na área de floricultura e à produção de mudas.

Famasul traz consultor de agronegócios, Ênio Marques, para Expotrês

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/101257.htm
[ ECONOMIA # EVENTOS ] As oportunidades de comércio para o agronegócio serão o tema da palestra do consultor em agronegócio, Ênio Marques. A palestra é uma promoção da Federação da Agricultura e Pecuária de MS (Famasul) durante a 31ª Expotrês ? Exposição Agropecuária e Industrial de Três Lagoas, no próximo dia 14, às 9 horas.

Endividamento Rural é debatido em Dourados

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/101253.htm
[ ECONOMIA # EVENTOS ] Discutir e esclarecer aspectos do endividamento rural e as possíveis saídas para os produtores penalizados são alguns dos objetivos do seminário sobre Direito Rural que acontece em Dourados, dia 21 de junho, na Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).

CFM inicia seleção individual de touros

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/101251.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] A Agro-Pecuária CFM, maior líder no fornecimento de touros Nelore e Montana com Certificado Especial de Identificação e Produção (CEIP) do Brasil, inicia, neste mês de junho, uma das etapas mais importantes dentro de seu programa de melhoramento genético: a seleção individual de touros, fase que finaliza o processo de avaliação genética da safra, que será comercializada a partir do Megaleilão, maior leilão de touros Nelore com CEIP do Brasil, a ser realizado entre os dias 13 e 15 de agosto, em São José do Rio Preto (SP).

Um século, múltiplas perspectivas

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/101247.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] Há um século os primeiros imigrantes japoneses chegavam ao Brasil. Para resgatar essa longa interação cultural sob o ponto de vista da história, da psicologia e da literatura, um grupo de pesquisadores organizou o livro Cem anos da imigração japonesa: História, memória e arte, lançado no último dia 9.

Horta Caseira - Implantação e Cultivo

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/28206.htm
[ TECNOLOGIA # CURSOS ] Este curso se destina àqueles que querem implantar uma horta para consumo próprio e, ainda, comercializar o excesso da produção. São abordados os seguintes assuntos: as hortaliças; implantação da horta: Escolha do local, hortaliças a serem cultivadas, ferramentas necessárias, preparação dos canteiros, propagação das hortaliças e produção de hortaliças em recipientes; tratos culturais: Capina, irrigação, cobertura morta, raleação ou desbaste, condução, desbrota e amontoa; as pragas e as doenças: o controle de pragas e doenças, rotação de culturas, solarização e adubação; combate de pragas e doenças: armadilhas, caldas, extratos vegetais, uso de sabão e controle biológico; e, colheita: ponto de colheita e comercialização.

Higienização na Indústria de Alimentos

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/28205.htm
[ TECNOLOGIA # CURSOS ] A higienização na indústria de alimentos é fundamental para se conseguir qualidade microbiológica dos alimentos e obtenção de um produto que não ofereça riscos à saúde do consumidor. Um programa de higienização bem executado traz lucros para a empresa, pois aumenta a vida de prateleira dos produtos. Neste curso constituído de filmes, em DVD, e manuais interativos, são abordados os seguintes assuntos: etapas do procedimento de higienização; tipos de higienização; agentes de limpeza; exemplos de formulações de detergentes; testes para avaliação da higienização; exigências legais quanto a instalações, evacuação de efluentes, cuidados com a matéria-prima, higiene de manipuladores, embalagens, armazenamento e transporte dos produtos acabados; e, controle dos alimentos.

Inseto estéril - novo método p/controle da mosca-das-frutas

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/27756.htm
[ TECNOLOGIA # DVDS ] O Dia de Campo na TV é um programa semanal produzido pela Embrapa Informação Tecnológica com a participação de pesquisadores e representantes da extensão rural. A técnica do inseto estéril para controle da mosca-das-frutas é inovadora e vai ser empregada em larga escala na principal zona produtora de manga para exportação do país, o Vale do São Francisco.

Coleção Plantar: Manga - 2ª Edição

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/27755.htm
[ TECNOLOGIA # LIVROS ] O objetivo desta publicação é levar informações básicas sobre a cultura da manga, cujos conhecimentos serão referência para o produtor familiar produzir frutos com qualidade, segurança e eficiência, permitindo, assim, que a agricultura familiar incorpore-se ao agronegócio. São abordados os seguintes temas: Clima, solo, cultivares, preparo da muda, plantio, adubação de manutenção, podas, indução floral, controle de doenças e pragas, colheita e comercialização, rendimento, coeficientes de produção. Elaborada em linguagem simples e de fácil entendimento.

Pesquisar este blog