Selecione o dia...

quinta-feira, 4 de dezembro de 2008

Floresta energética contra o desmatamento é tema do Dia de Campo na TV

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/103431.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] Esta semana o Dia de Campo na TV falará sobre as pesquisas que a Embrapa desenvolve para chegar à recomendação de um sistema florestal sustentável para fins energéticos. O programa Floresta energética contra o desmatamento vai ao ar amanhã, 5 de dezembro, ao vivo, das 9h às 10h (horário de Brasília) pelo Canal Rural (NET/SKY e internet) e parabólica, com reapresentação no dia 7, às 8h, pelo Canal NBR (TV do Governo Federal, captada por cabo, parabólica ou pela internet).

Mobilizadores do Senar/MS encontram-se esta semana

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/103428.htm
[ POLITICA # EVENTOS ] O Encontro de Mobilizadores do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de MS (Senar/MS) será realizado a partir do próximo dia 8, no auditório da Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso do Sul (Famasul). Os colaboradores serão orientados sobre os procedimentos técnicos e administrativos para a condução do trabalho de mobilização nos Sindicatos Rurais Patronais.

Grandes Fazendas mostra propriedade em Três Rios com 130 anos de história

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/103425.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] O programa Grandes Fazendas, exibido semanalmente pelo Canal Rural e apresentado por Cesar Giobbi, apresenta no próximo dia 6, a fazenda São Lourenço, em Três Rios, na serra fluminense. A propriedade de 1877 foi fundada pelo Barão de Entre Rios, mas há 40 anos pertence a família Figueira de Mello. Ao lado da atual proprietária, Maria Luiza Figueira de Mello, Cesar Giobbi percorre o belo casarão preservado, e mostra outras curiosidades da fazenda, como um cemitério de escravos.

Canal Rural exibe amanhã leilão de Ivete Sangalo direto de Salvador

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/103424.htm
[ ECONOMIA # EVENTOS ] O Canal Rural exibe amanhã, dia 5 de dezembro, o Leilão Nelore Levanta Poeira, segunda edição do leilão que Ivete Sangalo realiza em parceria com Olavo Monteiro de Carvalho e Maurício Odebrecht. A partir das 20h45, o Canal Rural começa a exibir, diretamente do recinto do evento, pelo programa Pecuári@ TV, os bastidores do Leilão. Paula Sant?ana entrevista criadores e técnicos especializados na raça.

Adolescentes carentes visitam à Casa Rural em Campo Grande

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/103422.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] Os adolescentes de 16 a 18 anos que participam do programa Broto Verde Taquari, em Coxim, estarão amanhã (5/12), em Campo Grande. Um dos objetivos do programa é o resgate de adolescentes carentes. O Broto Verde qualifica esses jovens em um processo que dura dois anos para que eles possam ter empregos em atividades voltadas para o agronegócio. O programa, que é parte do projeto Fazendinha, lançado pela Federação da Agricultura e Pecuária de MS (Famasul) e Serviço Nacional de Aprendizagem Rural ? Administração Regional MS (Senar-AR/MS) em 2001, visa qualificar jovens de 16 a 18 anos para o trabalho rural.

Catástrofe em Santa Catarina: Famasul entrega 15 mil reais em leite para Itajaí

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/103420.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] A Federação de Agricultura e Pecuária de Mato Grosso do Sul (Famasul), representada pela diretora-tesoureira da instituição, Maria Lizete Brito, e a presidente eleita da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), senadora Kátia Abreu, entregarão oito caminhões com 200 mil litros de leite tipo longa vida e 13 mil kg de carne de frango à Defesa Civil de Itajaí (SC) em ato público programado para as 10 horas de amanhã (5/12).

Embrapa recebe visita do diretor da Fundação Nacional de Ciência dos Estados Unidos

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/103419.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] A Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia recebeu no dia 3 de dezembro a visita do diretor da Fundação Nacional da Ciência (NSF - National Science Foundation), Arden Bement. A NSF é uma agência independente do governo dos Estados Unidos, que tem como missão promover o progresso da ciência, buscar avanços para a saúde, prosperidade e bem estar social.

Produtores mineiros recebem prêmios do Prêmio Emater-MG de Criatividade Rural

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/103415.htm
[ TECNOLOGIA # EVENTOS ] Como parte das comemorações dos 60 anos da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater-MG), foi realizada ontem, 2 de dezembro, a cerimônia de premiação dos vencedores do 3º Prêmio Emater-MG de Criatividade Rural, na sede da empresa, em Belo Horizonte. O concurso, que acontece desde 2006, tem patrocínio do Banco do Brasil (BB), e é aberto a todos os agricultores e pecuaristas do Estado de Minas Gerais.

Ministro defende busca por novos mercados externos e a revisão da legislação ambiental

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/103413.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] O ministro da Agricultura, Reinhold Stephanes, defendeu o acesso dos produtos agrícolas brasileiros a novos países, em 2009, para evitar que haja excedente de oferta diante da crise financeira mundial. Ao participar de encontro promovido por entidades representativas do setor avícola na sede da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), em Brasília, no último dia 2, Stephanes afirmou que a turbulência ocorrida, nos últimos dois meses, no mercado financeiro provocou a redução de contratos de importação de produtos nacionais por tradicionais parceiros comerciais do Brasil. "A solução encontrada, hoje, é a busca por novos mercados externos, porque haverá restrição de mercados em 2009", enfatizou o ministro.

Decreto que trata da concessão de portos será discutido em audiência pública no Senado

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/103412.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] A Comissão de Agricultura e Reforma Agrária (CRA) do Senado Federal realiza hoje (4/12), a partir das 10h, audiência pública para discutir o Decreto 6620, publicado no dia 30 de outubro a pretexto de disciplinar a concessão de portos, o arrendamento e a autorização de instalações portuárias no País. A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) será representada pelo consultor de Assuntos de Logística e Infra-Estrutura da entidade, Luiz Antônio Fayet.

Brasil restabelece exportação de carne de frango in natura e de suínos para China

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/103411.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] O Brasil vai começar a exportar carne de frango para a China, o maior comprador dos produtos do agronegócio brasileiro. A informação foi dada pelo secretário de Defesa Agropecuária do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) Inácio Kroetz, que estava até ontem (3/12) negociando, em Pequim, com o vice-ministro de Administração, Quarentena, Supervisão e Inspeção da República Popular da China, Wei Chuanzhong.

Conferência discute desenvolvimento rural e agricultura familiar

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/103410.htm
[ ECONOMIA # EVENTOS ] Desenvolvimento rural e a agricultura familiar. Esses foram os temas discutidos ontem (3/12) pelo professor Jan Douwe Van der Ploeg, da Wageningen University, da Holanda, e pelos acadêmicos brasileiros Sérgio Schneider, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), e Arilson Favareto, da Universidade Federal do ABC (UFABC), durante a Conferência Agricultura Familiar e Desenvolvimento Rural, promovida pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA).

Cafés derivados de Híbrido de Timor surpreendem pela qualidade de bebida

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/103404.htm
[ TECNOLOGIA # LIVROS ] O híbrido natural entre as espécies Coffea arabica e Coffea canephora encontrado na Ilha de Timor - localizada na Insulíndia, entre o sudeste da Ásia e a Austrália - foi decisivo e valioso para os programas de melhoramento visando à resistência a Hemileia vastatrix, agente causador da ferrugem alaranjada do cafeeiro. Desde que introduzido no Brasil, no final da década de 60, numerosas progênies derivadas dos mais diversos cruzamentos resultaram no desenvolvimento de cultivares resistentes à ferrugem, selecionadas nas principais instituições de pesquisa. Agora, com o aprimoramento de análises de avaliação da qualidade da bebida e a intensificação de concursos, cultivares derivados de Híbrido de Timor têm surpreendido provadores e obtido bons resultados.

Embrapa Pantanal conhece experiência de manejo e conservação ambiental comunitária

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/103403.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] Pesquisas aplicadas feitas pelo Instituto Mamirauá, no Amazonas, foram apresentadas a três pesquisadores da Embrapa Pantanal que visitaram a maior reserva extrativista do país na primeira semana de novembro. A sustentabilidade do local chamou a atenção dos cientistas do Mato Grosso do Sul, que pretendem aproveitar modelos de manejo, de organização social e de acordos de pesca para o Pantanal.

Empreendedorismo sem planejamento é coisa do passado

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/103390.htm
[ ECONOMIA # ARTIGOS ] Iniciar seu próprio negócio não é uma tarefa fácil. E quando o acesso a informações é limitado, o desafio torna-se ainda maior. Situação comum em áreas rurais devido a falta de recursos e a distância dos grandes centros urbanos.

Conhecimentos Práticos sobre Clima e Irrigação

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/28551.htm
[ TECNOLOGIA # LIVROS ] Este livro ensina passo-a-passo, como medir a chuva, a temperatura do ar e outros fenômenos meteorológicos, bem como processar, representar e analisar essas informações. Ensina como usar essas informações no cálculo da necessidade de água, no manejo da irrigação, na previsão de safra e no planejamento das datas de plantio e de colheita das culturas agrícolas.

Colheita, Secagem e Armazenagem de Café

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/28550.htm
[ TECNOLOGIA # LIVROS ] Este livro foi escrito no sentido de cobrir uma lacuna existente, pois são poucos os compêndios, em língua portuguesa, referentes ao principal produto brasileiro. Apesar de conter aspectos de engenharia, foi escrito de maneira simples para que possa ser compreendido pela maioria dos nossos cafeicultores. Esta obra é de valiosa importância para estudantes e profissionais que desejam iniciar ou aprimorar os seus conhecimentos sobre o tema.

Pesquisar este blog