Selecione o dia...

sexta-feira, 28 de novembro de 2008

Linha de Crédito pretende diminuir crise no setor leiteiro

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/103360.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] Produtores de leite aguardam uma resposta do governo para apoiar a comercialização do produto e amenizar o impacto da crise na atividade leiteira, que tem convivido com baixos preços pagos pelo volume produzido e com a elevação do custo de produção. A informação é da assessora de economia da Federação de Agricultura e Pecuária de MS (Famasul), Adriana Mascarenhas, que esteve na Comissão de Pecuária de Leite da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), que aconteceu em Brasília (DF) para discutir as reivindicações do setor.

Floricultores de Minas se preparam para um futuro promissor

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/103359.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] Com o término do 3º Seminário Mineiro de Floricultura promovido pela Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig) em parceria com o Sebrae em Minas, Thyara Ribeiro, coordenadora do seminário, avalia que o evento fortalece a atividade em Minas, pois o mercado de flores melhora a cada ano, principalmente para as flores tropicais.

A segurança em primeiro lugar

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/103357.htm
[ TECNOLOGIA # CURSOS ] No campo, como em vários outros postos de serviços os riscos existem, mas sempre podem ser minimizados, se utilizando corretamente os EPI (Equipamentos de Proteção Individual). E no caso de quem usa aparelhos mecânicos ainda deve existir a preocupação com a operação correta e a manutenção, que é fundamental para o rendimento do trabalho e principalmente para a segurança do trabalhador.

Pesquisas com melhoramento genético vão fortalecer fruticultura no Acre

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/103356.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] A produção de frutas no Acre é insuficiente para atender o consumo interno, fazendo com que grande parte destes produtos seja importada de outros Estados. Pesquisadores da Embrapa Acre (Rio Branco) e Embrapa Mandioca e Fruticultura Tropical (Cruz das Almas/BA), unidades da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), visitaram diversos municípios acreanos, no período de 18 a 22 de novembro, para conhecer os sistemas de produção de citros, acerola e abacaxi e identificar as demandas tecnológicas do Estado.

Médicos veterinários são capacitados para diagnóstico de brucelose e tuberculose animal em Rondônia

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/103353.htm
[ TECNOLOGIA # CURSOS ] Veterinários de diferentes partes de Rondônia e do Brasil concluem hoje, dia 28 de novembro, na Embrapa Rondônia, em Porto Velho, capacitação para o diagnóstico, controle e erradicação de brucelose e tuberculose em bovinos e bubalinos, duas enfermidades consideradas críticas pela possibilidade de transmissão para seres humanos. O curso é uma das ações do Programa Nacional de Controle e Erradicação da Brucelose e da Tuberculose (PNCEBT), do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA). Os profissionais aprovados no curso estarão habilitados para fazer vacinação, diagnóstico e certificação de propriedades livres das doenças.

Cadeia agroindustrial da mandioca tem workshop dia 2 em Porto Velho (RO)

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/103352.htm
[ TECNOLOGIA # EVENTOS ] Matéria-prima da farinha mais produzida e consumida nas regiões Norte e Nordeste do Brasil, a mandioca e sua cadeia produtiva em Rondônia ganham um diagnóstico que será apresentado no próximo dia 2 de dezembro , das 8h às 12h, no auditório do Sebrae-RO, em Porto Velho.

Especialistas estudarão padrões para bem-estar animal em Bruxelas

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/103351.htm
[ POLITICA # EVENTOS ] Ações de bem-estar animal desenvolvidas em países de todo o mundo serão discutidas na Conferência Mundial sobre Comércio Global e Bem-Estar de Animais de Produção, nos dias 20 e 21 de janeiro de 2009, em Bruxelas (Bélgica). Especialistas da América Latina, União Européia, Estados Unidos, Austrália e Brasil, entre outros, pretendem estabelecer padrões para a prática do bem-estar animal, levando em consideração os níveis de desenvolvimento e cultura de cada região.

Faesc estima perdas de safra causadas pelas chuvas em Santa Catarina

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/103350.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] A Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina (Faesc) está fazendo um levantamento para apurar os prejuízos causados pelo excesso de chuvas no Estado nos últimos 90 dias. Com auxílio dos sindicatos rurais, os números preliminares estão sendo atualizados diariamente e a previsão é desanimadora, com perdas assustadoras em diversas culturas.

Campanha vai prevenir mulheres do campo e da floresta contra a violência

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/103348.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] A Campanha Nacional pelo Enfrentamento da Violência contra as Mulheres do Campo e da Floresta foi lançada ontem (27/11), no Rio de Janeiro. Ela terá como alvo imediato as seringueiras, as quebradoras de coco, as mulheres das comunidades quilombolas e as camponesas.

Especialista da FGV defende incentivo ao consumo acompanhado de juros baixos

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/103346.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] A movimentação do governo para incentivar o consumo, como forma de minimizar os efeitos das crise financeira mundial sobre o Brasil, é motivo de preocupação para economistas que temem que as pessoas, incentivadas pelo próprio governo, acabem comprando além do que podem pagar.

Requião defende estatização do financiamento para enfrentar crise de liquidez

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/103345.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] O governador do Paraná, Roberto Requião, defendeu ontem (27/11) a estatização do financiamento para enfrentamento da crise de liquidez do mercado financeiro internacional. "O governo federal, em vez de dar dinheiro para os bancos investirem em Letras do Tesouro, deveria tornar obrigatório o empréstimo ao empresário privado, à indústria brasileira, fundamentalmente", disse Requião, em entrevista à Agência Brasil.

Justiça determina a suspensão de apreensões de máquinas e proíbe inclusões de nomes no SPC, Serasa e Cadin

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/103344.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] O Tribunal de Justiça concedeu liminar à ação civil pública movida pela Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato) contra os bancos, atendendo dois pedidos cruciais para o setor: manter a posse das máquinas e equipamentos com os produtores e proibir a inclusão dos nomes dos inadimplentes nos serviços de proteção ao crédito até o dia 30 de junho de 2009. A liminar foi dada na tarde de ontem (27/11), pelo juiz José Zuquim Nogueira.

Perdas mundiais nas bolsas chegam a US$ 29 trilhões desde o início da crise

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/103343.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] O valor de mercado das bolsas mundiais caiu R$ 29 trilhões de dólares desde o início da crise financeira internacional. A afirmação foi feita pelo presidente do Banco Central, Henrique Meirelles, ao Congresso de Jovens Lideranças Empresariais, com quem esteve reunido no último dia 26, em Goiânia.

Seminário aponta que "pesquisador precisa se aproximar do campo"

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/103333.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] A necessidade de ampliação do diálogo entre agricultores familiares, pesquisadores e universidades foi a principal conclusão do 2º Seminário da Rede Baiana de Biocombustíveis. As informações foram reunidas no documento "Carta de Ilhéus", apresentado no encerramento do evento, no último dia 26, no Centro de Pesquisas do Cacau (Cepec).

Criação em cativeiro garante preservação do pirarucu

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/103330.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] O Projeto Estruturante Pirarucu da Amazônia, desenvolvido pelo Sebrae e parceiros na Região Norte, vem superando as expectativas de preservação da espécie por meio da criação do peixe em cativeiro para exploração comercial, reduzindo substancialmente a pressão sobre os estoques naturais. Além disso, apresenta resultados sociais concretos, através da geração de emprego e renda para populações tradicionais.

Exportação de carne de MT para União Européia foi oficializada

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/103326.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) informou no último dia 26 que Mato Grosso volta a ser área habilitada à exportação de carne bovina in natura para os 27 países da União Européia. Todo o território do Mato Grosso do Sul e Minas Gerais estão nessa mesma condição.

Governo poderá pagar à vista por terra para reforma agrária de propriedade produtiva

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/103323.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] O governo federal poderá pagar em dinheiro pela compra de terras para fins de reforma agrária. O pagamento à vista só poderá ser feito quando a área não atender às hipóteses de desapropriação por interesse social, ou seja, quando se tratar de propriedade produtiva. A medida consta de projeto acolhido no último dia 26 pela Comissão de Agricultura e Reforma Agrária (CRA) do Senado Federal, que será submetido a turno suplementar de votação, para decisão terminativa.

Comissão do Senado aprova projeto que define a política nacional de pesca

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/103321.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] Os senadores que integram a Comissão de Agricultura e Reforma Agrária (CRA) do Senado Federal aprovaram no último dia 26 projeto que institui a política pesqueira nacional e regulamenta a aqüicultura. A matéria foi acolhida na forma de substitutivo apresentado pelo relator, senador Flexa Ribeiro (PSDB-PA). O parlamentar anunciou que acolheu as emendas apresentadas pelos senadores Rosalba Ciarlini (DEM-RN) e Cícero Lucena (PSDB-PB).

FSP da USP oferece curso de Especialização em Vigilância Sanitária de Alimentos

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/103312.htm
[ TECNOLOGIA # CURSOS ] O XII Curso de Especialização em Vigilância Sanitária de Alimentos, promovido pela Faculdade de Saúde Pública (FSP) da Universidade de São Paulo (USP), está com as inscrições abertas até 17 de dezembro. O curso tem duração de um ano (março de 2009 a março de 2010) e pretende proporcionar aos alunos uma visão global dos problemas de Saúde Pública que envolvem a produção, industrialização, distribuição e comercialização de alimentos, assim como os procedimentos utilizados na sua proteção.

IZ realiza curso sobre controle de verminose e exame de OPG

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/103303.htm
[ TECNOLOGIA # CURSOS ] O Instituto de Zootecnia (IZ-APTA), da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo (SAA), realizará dia 11 de dezembro, às 9 horas, o III Curso sobre Controle de verminose em pequenos ruminantes e no dia 12 de dezembro, às 8 horas, ocorrerá o Treinamento para realização de exames de fezes em pequenos ruminantes, em Nova Odessa (SP).

Biotecnologia Simplificada

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/28539.htm
[ TECNOLOGIA # LIVROS ] Este livro fala sobre: a história da biologia à biotecnologia; construindo genes; transferência gênica; produtos biotecnológicos; biossegurança; clonagem; terapia gênica; genes e medicamentos; marcadores moleculares; DNA na prática forense; biorremediação; biotecnologia e biodiversidade; bioinformática; patentes; e, bioética.

Bananas - do Plantio ao Amadurecimento

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/28538.htm
[ TECNOLOGIA # LIVROS ] Este livro aborda os seguintes assuntos: importância econômica; classificação da bananeira; clima e solo; principais cultivares; propagação; escolha de cultivares; preparo do terreno; plantio; adubação e irrigação; tratos culturais; principais doenças e pragas; e, colheita, embalagem, armazenamento e amadurecimento.

Pesquisar este blog