Selecione o dia...

sexta-feira, 30 de maio de 2008

Câmara dos Deputados aprova MP que simplifica contratação temporária de trabalhador rural

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/101065.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] O Plenário da Câmara dos Deputados aprovou duas emendas do Senado à Medida Provisória 410/07, que cria mecanismo simplificado de contratação de trabalhador rural por curtos períodos. Uma das emendas acaba com a obrigatoriedade de anotar na carteira de trabalho essa contratação. As atitvidades deverão durar, no máximo, dois meses em um período de um ano. A matéria irá agora à sanção presidencial.

Brasil pode limitar compra de terras por estrangeiros

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/101066.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] A Advocacia-Geral da União (AGU) está elaborando um parecer para limitar a compra de terras brasileiras por estrangeiros. Para o advogado-geral da União, José Antonio Dias Toffoli (foto), a questão das terras passa a assumir uma posição ?cada vez mais importante? diante do aumento do preço dos alimentos e da demanda mundial para a produção ? o que gera uma procura por áreas que possam ser aproveitadas para a agricultura.

Dnocs lançará edital para venda de lotes agrícolas em perímetros irrigados

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/101061.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] O Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (DNOCS), órgão vinculado ao Ministério da Integração Nacional, lançará no próximo dia 6 de junho, às 20 horas, os editais para venda de lotes agrícolas, totalizando 3.095 hectares, nos perímetros irrigados de Tabuleiros de Russas (1.100ha) e Baixo Acaraú (967ha), no Estado do Ceará, e Tabuleiros de São Bernardo (928ha) no Estado do Maranhão. O lançamento acontecerá durante a realização da Feira Internacional de Fruticultura Tropical Irrigada ? Expofruit 2008, em Mossoró, no Rio Grande do Norte.

Publicação mostra como conciliar suinocultura com proteção ambiental

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/101036.htm
[ TECNOLOGIA # LIVROS ] Manter adequadamente a atividade suinícola é muito mais do que a adoção de simples intervenções técnicas, avaliações de impacto ou monitoramentos locais. Por ser considerada impactante ao meio ambiente, pela grande produção de dejetos e resíduos, exige do produtor, antes de qualquer coisa, a compreensão do meio ambiente de maneira sistêmica, levando-se em consideração inclusive as demais culturas e criações.

Correlações e causalidades

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/101113.htm
[ POLITICA # ARTIGOS ] Você sabe qual é a diferença entre correlações e causalidades? Não? Você não está sozinho. A maioria das pessoas confunde uma com a outra.

Reunião consolida entendimento sobre adição de amido de mandioca no trigo

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/101094.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] O encontro entre membros das Câmaras Setoriais da Mandioca e de Culturas de Inverno (trigo) com o Ministro Reinhold Stephanes, realizado no último dia 28, em Brasília, foi, na análise do Presidente da Associação Brasileira dos Produtores de Amido de Mandioca (ABAM), Ivo Pierin Júnior, mais um importante passo para o entendimento entre os dois setores no que se refere à aprovação do projeto de lei que prevê a adição de derivados da mandioca à farinha de trigo direcionada a compras do Governo Federal.

Agrale moderniza sua linha de tratores 5000 para uso agrícola

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/101088.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] A Agrale acaba de modernizar a sua linha 5000 de tratores médios, com potência entre 75 cv e 85 cv. Os novos modelos, apresentados na Agrishow 2008, em Ribeirão Preto (SP), mantiveram a versatilidade, durabilidade e economia já tradicionais nesta família, mas receberam inovações para melhorar a ergonomia e tornar mais fácil e rápida a operação e a manutenção. A principal novidade é a transmissão Side Shift, com alavanca de câmbio localizada na lateral, que facilita as trocas de marchas e proporciona maior conforto ao operador.

Integração Lavoura-Pecuária ganha força no Enipec

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/101087.htm
[ TECNOLOGIA # EVENTOS ] A Integração Lavoura-Pecuária (ILP) foi o destaque da palestra magna ?Tendências do Agronegócio?, ministrada na manhã de ontem (29/5) pelo pesquisador e professor da Fundação Getúlio Vargas (FGV), Mauro de Rezende Lopes, no Encontro Internacional dos Negócios da Pecuária (Enipec). A ILP foi defendida como futuro do agronegócio brasileiro, sustentada pelo uso da tecnologia como forma de sustentabilidade ambiental e econômica.

Rússia quer aumentar comércio de carne com Mato Grosso

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/101086.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] A pedido do adido comercial da Rússia no Brasil, Ivan Shaytutchov, logo após a abertura do Enipec, na noite de ontem (29/5), foi feita uma reunião de trabalho com representantes de frigoríficos, cooperativas e das associações de produtores de carnes para tratar de um assunto muito bem-vindo para o setor: o interesse da Rússia de aumentar as compras do produto de Mato Grosso.

Sebrae-MG faz lançamento nacional da cachaça certificada durante a Superagro

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/101085.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] O Sebrae-MG vai promover durante a Superagro Minas um conjunto de ações focadas na prospecção e realização de negócios pelas empresas e pelos produtores, aliado a uma agenda de palestras e de programas voltados para o gerenciamento dos negócios. Uma das ações programadas pela entidade será o lançamento nacional, em 6 de junho, da Campanha da Cachaça Certificada, que vai divulgar as vantagens da certificação tanto para o consumidor quanto para o produtor.

2º Congresso sobre Diversidade Microbiana da Amazônia

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/101082.htm
[ TECNOLOGIA # EVENTOS ] O 2º Congresso sobre Diversidade Microbiana da Amazônia será realizado de 24 a 27 de junho, no Auditório da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), em Manaus. Realizado a cada dois anos na capital do Amazonas, trata-se de um evento idealizado por um grupo de pesquisadores do Centro de Pesquisa Leônidas e Maria Deane, da Fundação Oswaldo Cruz, da UEA, do Instituto Nacional de Pesquisa da Amazônia (Inpa) e da Universidade Federal do Amazonas (UFAM).

1º Simpósio Internacional sobre Alimentos Funcionais

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/101081.htm
[ TECNOLOGIA # EVENTOS ] A Sociedade Brasileira de Alimentos Funcionais (SBAF) realizará, nos dias 4 e 5 de junho, em São Paulo, o 1º Simpósio Internacional sobre Alimentos Funcionais. O encontro, promovido em parceria com a Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq) da Universidade de São Paulo (USP), visa a discutir os estudos científicos mais recentes sobre componentes bioativos, atualização em fibras alimentares, compostos da soja e alimentos como o colágeno e o chá verde.

Finep apóia projetos inovadores com R$ 450 milhões

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/101080.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] Empresas de pequeno, médio e grande porte têm até o dia 30 de junho para se candidatar a um financiamento do Programa de Subvenção Econômica da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep). Deverão ser destinados um total de R$ 450 milhões para apoiar projetos inovadores.

3º Congresso Internacional de Bioenergia

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/101079.htm
[ TECNOLOGIA # EVENTOS ] Resíduos vegetais, biodiesel, legislação e energia renovável são alguns dos temas em destaque na programação do 3º Congresso Internacional de Bioenergia, a ser realizado de 24 a 26 de junho em Pinhais, região metropolitana de Curitiba (PR).

Genes a serviço da lavoura

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/101078.htm
[ TECNOLOGIA # EVENTOS ] Com grande experiência tanto no ambiente acadêmico como no mundo dos negócios, o biólogo molecular e bioquímico Fernando Reinach, diretor executivo da Votorantim Novos Negócios, faz palestra às 11h no próximo dia 1º dentro da programação cultural paralela à exposição Revolução Genômica - confira os próximos eventos. Reinach falará sobre o tema ?Impactos da genômica na agricultura brasileira?.

STF libera pesquisas com células-tronco embrionárias

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/101077.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] O Supremo Tribunal Federal (STF) autorizou ontem (29/5) o prosseguimento das pesquisas com células-tronco embrionárias no Brasil. No julgamento histórico, os ministros da Corte rejeitaram a Ação Direta de Inconstitucionalidade (Adin) proposta pelo ex-procurador-geral da República, Cláudio Fonteles, contra a Lei de Biossegurança (nº 11.105). Seis dos 11 ministros votaram pela improcedência da Adin, enquanto os outros 5, embora não tenham considerado inconstitucional a lei, fizeram ressalvas que, em maior ou menor grau, poderiam impor limites à atividade científica.

Representantes da Famasul discutem redução de perdas em rebanhos do Pantanal

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/101076.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] A busca por mecanismos ou estratégias que possam contribuir para a redução da predação dos rebanhos e animais domésticos de propriedades localizadas na região do Pantanal sul-mato-grossense, e ao mesmo tempo garantam a preservação de felinos como as onças pintada e parda, foi o que motivou o encontro realizado no último dia 26, na Fazenda San Francisco (Miranda/MS).

Missão da África busca aprendizado sobre agroenergia

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/101068.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] O desafio de diversificar a matriz energética tem levado diversos países africanos a buscar conhecimento fora de suas fronteiras. Representantes de ministérios de ciência e tecnologia, da agricultura, de universidades e da iniciativa privada da África do Sul, Moçambique, Zaire, Tanzânia, Camarões e Zâmbia visitaram a Embrapa Cerrados (Planaltina/DF) no último dia 27 para conhecer as pesquisas com fontes alternativas para produção de agroenergia desenvolvidas pela Unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA).

Pequenos produtores do Mercosul receberão incentivos para ampliar negócios

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/101067.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] Pequenos produtores e empreendedores das regiões de fronteira entre Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai terão incentivos para abrir ou ampliar seus negócios. Projeto desenvolvido em parceria pelos países-membros do Mercosul vai permitir a implantação de centros de produção e comercialização que darão apoio a empreendimentos nos setores de Turismo, Agricultura Familiar e Artesanato.

Nova estação meteorológica monitora microclima agrícola

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/101056.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] Preocupada em oferecer uma solução inovadora e acessível ao produtor rural para driblar as adversidades climáticas e o ataque de pragas, a empresa de monitoramento ambiental Ag Solve acaba de lançar dois equipamentos que monitoram o microclima agrícola de modo instantâneo e automático: o Weather Tracker e o TDR-300.

Mini-usina Via Láctea marca presença na Superagro 2008

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/101048.htm
[ TECNOLOGIA # EVENTOS ] O Instituto de Laticínios Cândido Tostes, da Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig), vai participar pela quarta vez consecutiva da Superagro Minas, que acontece de 2 a 8 de junho, no Complexo Parque da Gameleira/Expominas, em Belo Horizonte. A tecnologia de fabricação de queijos, bebidas lácteas e iogurtes será apresentada ao público com a instalação da mini-usina Via Láctea, que reproduz o funcionamento de uma indústria de lácteos, desde o momento da análise da matéria-prima até a distribuição do produto.

Brasil Competitivo lança o Manual de Inovação para micro e pequenas empresas

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/101040.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] Com o objetivo de apoiar empresários e futuros empreendedores nos seus esforços em busca da inovação, o Movimento Brasil Competitivo (MBC) lançou o Manual de Inovação. Destinado à micro e pequenas empresas, o Manual apresentará os principais instrumentos de fomento a inovação disponíveis hoje no País, além de informações específicas para 12 unidades da federação: Bahia, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Paraná, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo, Sergipe e Distrito Federal.

Fundamentos Técnicos do Futebol

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/28180.htm
[ TECNOLOGIA # CURSOS ] O domínio da técnica é um requisito importante para um bom raciocínio e desempenho tático, um jogador tecnicamente eficiente pode melhor visualizar o posicionamento dos seus companheiros e adversários e tomar a decisão mais adequada nas diversas situações. Neste videocurso, abordaremos o treinamento técnico, bem como seus fundamentos: passe, domínio de bola, condução de bola, chute, cabeceio, drible, finta e fundamentos básicos de defesa; Itens primordiais para a boa preparação de uma equipe, principalmente nos aspectos táticos defensivos e ofensivos.

Fotografia Digital

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/28179.htm
[ TECNOLOGIA # CURSOS ] A fotografia digital já é uma realidade e apresenta enorme potencial de crescimento, por suas inúmeras vantagens. No entanto, existe grande carência de informações a respeito desta tecnologia. Apesar da técnica fotográfica ser a mesma da convencional, muitos são os recursos e possibilidades para se obter uma boa fotografia, seja você um fotógrafo amador ou profissional. Neste curso constituído de filmes, em DVD, e manuais interativos, são abordados os seguintes assuntos: fotografia digital versus convencional; teoria da cor; o sensor fotográfico; resolução de captura e ampliação da fotografia; câmeras digitais; acessórios; fotografando com a câmera digital; balanço de branco, sensibilidade de captura, modos de captura, efeitos, fotos panorâmicas e obtenção de pequenos - vídeos; transferência e tratamento da foto; revelação digital; e, estratégias de sucesso.

ABC da Agricultura Familiar: Como plantar abacaxi

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/27730.htm
[ TECNOLOGIA # LIVROS ] Esta coleção é destinada ao pequeno produtor e contém valiosas instruções sobre o trabalho no campo, abordando os temas mais comuns para o deu dia-a-dia, que são: a criação de animais, técnicas de plantio, práticas de controle de pragas e doenças, adubação alternativa e fabricação de conservas de frutas, as instruções mostram como otimizar a atividade rural.

ABC da Agricultura Familiar: Como organizar uma associação

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/27729.htm
[ TECNOLOGIA # LIVROS ] Esta coleção é destinada ao pequeno produtor e contém valiosas instruções sobre o trabalho no campo, abordando os temas mais comuns para o deu dia-a-dia, que são: a criação de animais, técnicas de plantio, práticas de controle de pragas e doenças, adubação alternativa e fabricação de conservas de frutas, as instruções mostram como otimizar a atividade rural.

Pesquisar este blog