Selecione o dia...

quarta-feira, 30 de novembro de 2011

Manobra regimental do PSOL adia votação do Código Florestal para dezembro

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/220024.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] A votação do novo Código Florestal Brasileiro poderá ficar para o início do mês de dezembro, contrariando as expectativas de governistas e ruralistas no Senado Federal. O PSOL conseguiu obstruir a votação de um requerimento de urgência ontem (29/11/11) que iria possibilitar que a votação do projeto ocorresse hoje (30/11/11). Com base em trechos do Regimento Interno do Senado Federal, o líder do partido, senador Randolfe Rodrigues (PSOL-AP), alegou que o substitutivo do senador Jorge Viana (PT-AC), que será votado no plenário, não foi publicado ainda no Diário do Senado. Além disso, o regimento também prevê que o requerimento de urgência tem que ser lido com um dia de antecedência para ser votado.

Derretimento do gelo ártico marítimo é o maior em 1450 anos

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/220029.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] Não é novidade que o gelo marítimo do Ártico está derretendo a um índice cada vez mais acelerado. No entanto, o que cientistas norte-americanos descobriram em um novo estudo é que esse nível de degelo é o maior em mais de um milênio. De acordo com os autores do relatório, publicado pela revista Nature no dia 24 de novembro de 2011, "tanto a duração quanto a magnitude da redução atual no gelo marítimo parecem ser sem precedentes nos últimos 1450 anos".

Boa oportunidade para a cafeicultura familiar brasileira

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/220027.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] O Departamento de Café da Sociedade Rural Brasileira (SRB) acredita, assim como especialistas do mercado, que nos próximos 10 anos os consumidores mundiais do grão demandarão um adicional de 30 milhões de sacas/ano. A informação, considerando o mercado doméstico, é ratificada pela Associação Brasileira da Indústria de Café (Abic) em sua pesquisa anual sobre as tendências de consumo de café, que revela um crescimento constante nos últimos anos. De 2009 para 2010, o incremento foi na ordem de 4%. A previsão para 2011 é que haja aumento de aproximadamente 5%, podendo chegar ao volume de 20,27 milhões de sacas.

Desmatamento na Amazônia atingiu 385 quilômetros quadrados em outubro

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/220022.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] A Amazônia perdeu 385,5 quilômetros quadrados (km²) de florestas em outubro de 2011 - área equivalente ao município de São Bernardo do Campo, em São Paulo -, de acordo com dados divulgados ontem (29/11/11) pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). Os números são do Sistema de Detecção de Desmatamento em Tempo Real (Deter). A área é 52% maior que a registrada em setembro, quando os satélites identificaram 253,8 km² de novos desmatamentos. Na comparação com outubro de 2010, quando o Inpe apontou 388 km² de derrubadas, não há diferenças significativas.

Pasto agroecológico é novidade no sertão sergipano e fonte de produtividade

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/220031.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] Pequenos produtores do sertão sergipano estão aprendendo a inovar com sustentabilidade. A tecnologia pasto agroecológico tem aumentado a produção e preservado o meio ambiente na região. A tecnologia é disseminada pelos consultores dos Frutos da Floreta, projeto desenvolvido pelo Instituto de Cooperação para o Desenvolvimento Sustentável (Icoderus), que conta com total apoio do Programa Petrobras Ambiental e tem como parceiro o Sebrae.

Produtores gaúchos recebem Certificado de Procedência para o doce de Pelotas

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/220030.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] Micro e pequenas empresas da região sul do país estão prestes a receber uma importante certificação. O Certificado de Indicação de Procedência do Doce de Pelotas será entregue à Associação dos Produtores de Doces de Pelotas hoje (30/11/11), pela coordenadora geral de indicações geográficas e registros do Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI), Susana Serrão.

Pesquisadores aprimoram conhecimento sobre controle genético da resistência a percevejos da soja

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/220028.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] A soja constitui-se na fonte de proteína mais consumida no mundo, sendo o Brasil o segundo maior produtor mundial dessa leguminosa. De acordo com dados publicados pelo Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), na safra 2010/2011, a produção brasileira foi de 72 milhões de toneladas, em uma área cultivada de 24 milhões de hectares. Além disso, a soja é responsável por, aproximadamente, 25% das exportações brasileiras, representando importante fonte de divisas para o país.

Plataforma integra países na busca por conhecimento agrícola para a inovação

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/220026.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] A gestão do conhecimento como ferramenta para inovação agrícola é objeto de debate entre especialistas de 15 países da América Latina, Caribe e Europa. O encontro começou ontem (29/11/11) e segue até dia 1o de dezembro, em Brasília (DF). "Nossa expectativa é que não seja somente um produto de um seminário, mas a possibilidade de se criar algo que continue, por meio da formação de uma plataforma que seja possível compartilhar e unir esforços em desenvolvimento de capacidades em gestão do conhecimento, pois em todas as empresas envolvidas o conhecimento é produto básico", afirmou Viviana Palmieri, especialista em Gestão da Inovação Tecnológica do Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA).

Decreto define que CNA será responsável pelos protocolos de rastreabilidade

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/220025.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] O Governo federal regulamentou a Lei 12.097, de 2009, que dispõe sobre a aplicação da rastreabilidade na cadeia produtiva de carnes de bovinos e de búfalos e definiu que caberá à Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) a gestão dos protocolos de rastreabilidade de adesão voluntária. A regulamentação foi feita por meio do Decreto 7.623, publicado na edição do Diário Oficial da União do dia 22 de novembro de 2011.

Movimentos sociais fazem vigília contra alterações no Código Florestal

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/220023.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] Manifestantes de diversos movimentos sociais fizeram ontem (29/11/11), em frente do Congresso Nacional, uma vigília em defesa das florestas, com a participação de movimentos sociais, ambientalistas e estudantes. As finalidades são chamar a atenção da população sobre as alteração no Código Florestal em tramitação no Senado Federal e entregar 1,5 milhão de assinaturas contra essas mudanças à presidente Dilma Rousseff e ao presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP).

Pesquisar este blog