Selecione o dia...

sábado, 21 de novembro de 2009

Crise alimentar e climática

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/212485.htm
[ POLITICA # ARTIGOS ] Dois dos mais graves problemas do planeta - a crise alimentar e a crise climática - não serão enfrentados pela comunidade política internacional com a urgência que exigem. A semana começou com notícias desalentadoras. Simultaneamente ao anúncio do fracasso da Cúpula Mundial contra a Fome, anunciou-se o fracasso da Conferência do Clima de Copenhague.

Ministério da Agricultura define normas de qualidade para o vinho e derivados

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/212491.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] A pouco mais de um mês para as festas de Natal e Ano Novo, o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) baixou medida que estabelece padrões de identidade e qualidade de vinho e derivados da uva.

UFV ajudará FAO em programas de desenvolvimento agrícola na América Latina e África

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/212487.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] Professores e cientistas da Universidade Federal de Viçosa (UFV) vão colocar seus conhecimentos à disposição da Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO) para programas de desenvolvimento agrícola nos países da América Latina e África, como detalhado em um acordo anunciado no último dia 16.

Observatório Softex lança em Brasília o estudo "Software e Serviços de TI: A Indústria Brasileira em Perspectiva"

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/212482.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] O Observatório Softex, unidade de estudos e pesquisas da Associação para Promoção da Excelência do Software Brasileiro (Softex), apresenta no próximo dia 26, às 9h30, no Auditório do Ministério da Ciência e Tecnologia (Esplanada dos Ministérios, Bloco E), em Brasília, as conclusões de um trabalho inédito sobre o setor de software e serviços de TI no Brasil.

Lançada pedra fundamental da Embrapa Mato Grosso

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/212490.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] Mais do que um ato político, o lançamento da pedra fundamental da Embrapa Mato Grosso, no último dia 19 em Sinop (MT), serviu para comprovar a expectativa dos pequenos e grandes produtores da região em estreitar os laços com a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa). Pedro Arraes, presidente da Embrapa, e o governador do Mato Grosso Blairo Maggi descerraram a placa alusiva à solenidade.

CRA aprova projeto que cria extensão rural para agricultura familiar

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/212489.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] A Comissão de Agricultura e Reforma Agrária (CRA) do Senado Federal aprovou, no último dia 18, projeto de lei da Câmara - PLC 219/09 -, de autoria do Poder Executivo, que cria a Política Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural para a Agricultura Familiar e Reforma Agrária (Pnater).

Senado discute controle de resíduos e uso de defensivos na agricultura no dia 24

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/212488.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] O controle do uso de agrotóxicos na agricultura brasileira é tema de debate no Senado Federal. As Comissões de Agricultura e Reforma Agrária (CRA), de Ciência, Tecnologia, Inovação, Comunicação e Informática (CCT) e de Meio Ambiente, Defesa do Consumidor e de Fiscalização e Controle (CMA) realizarão, no próximo dia 24, audiência pública conjunta para discutir o controle de resíduos e contaminantes em produtos de origem vegetal e o emprego de defensivos agrícolas.

Inscrições abertas para o VIII Congresso Latino-Americano de Sociologia Rural

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/212486.htm
[ TECNOLOGIA # EVENTOS ] No cenário atual, em que se destaca a atuação de organizações de camponeses e indígenas na luta pelo acesso a terra, ganha importância cada vez maior o debate de questões relacionadas a agricultura familiar, ao agronegócio e ao meio ambiente. Para fortalecer essas reflexões, a Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) vai sediar a oitava edição do VIII Congresso Latino-Americano de Sociologia Rural. As inscrições para resumos de trabalhos serão recebidas até 20 de dezembro, junto com formulário disponível na página: www.alasru.org/index_arquivos/Page403.htm.

BID aprova empréstimo de US$ 3 bilhões para pequenas empresas brasileiras

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/212484.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] A diretoria do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) aprovou no último dia 19 a criação de uma linha de crédito de US$ 3 bilhões para financiar as micro, pequenas e médias empresas brasileiras. A operação será feita em parceria com o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), que entrará com uma contrapartida no mesmo valor.

Crise mundial levará 9 milhões de pessoas à pobreza na América Latina

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/212483.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] A Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe (Cepal) calcula que a mais recente crise financeira mundial, originada nos Estados Unidos, deverá levar pelo menos 9 milhões de pessoas à situação de pobreza e mais 5 milhões à de indigência na América Latina somente este ano.

Pesquisar este blog